CUIABÁ

Emanuel Pinheiro transforma a saúde pública de Cuiabá, ampliando os atendimentos à população e às regiões vizinhas

Publicado em

Ao longo de dois mandatos (2017-2024), o prefeito Emanuel Pinheiro liderou uma revolução no sistema de saúde pública de Cuiabá, superando desafios históricos e implementando mudanças estruturais que transformaram o atendimento à população. Com foco em humanização, acessibilidade e qualidade, a gestão deixou um legado marcante, consolidado por realizações que impactaram diretamente a vida dos cuiabanos.

Em 2019, foi inaugurado o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), considerado o maior feito da gestão Emanuel Pinheiro. Entregue em seis etapas, o HMC alcançou capacidade plena com 315 leitos, incluindo UTIs, enfermarias, centro de tratamento de queimados, heliponto e um novo Pronto-Socorro. Sua estrutura moderna possibilita o atendimento de casos de alta complexidade, consolidando-se como referência na região.

“A entrega do HMC representa um marco histórico para a saúde de Cuiabá. Foi um compromisso que assumimos com a população e que cumprimos, mesmo enfrentando dificuldades financeiras e resistências políticas. Este hospital é mais que uma obra, é uma demonstração de que é possível transformar a saúde pública com trabalho sério e dedicação. Hoje, atendemos não apenas os cuiabanos, mas também pacientes de várias regiões que enxergam aqui a esperança de um atendimento digno e de qualidade”, destacou o prefeito Emanuel Pinheiro.

O HMC também abriga a rede S.O.S AVC, implantado no local em 2021, que oferece atendimento imediato a pacientes com acidente vascular cerebral. Essa iniciativa salvou mais de 3 mil vidas, reduzindo sequelas e ampliando a eficácia no tratamento. Além disso, a primeira câmara de oxigenoterapia hiperbárica da rede pública estadual foi inaugurada nesse hospital, oferecendo um tratamento especializado de última geração.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro entrega na próxima segunda (02) a UBS Sucuri, totalmente reformada e ampliada

Outro pilar da gestão foi o Hospital Municipal São Benedito, que manteve sua excelência no atendimento, com 112 leitos, UTIs e centros cirúrgicos. Inicialmente, o programa S.O.S AVC foi implementado no hospital, transferido posteriormente para o HMC. Durante a pandemia, o São Benedito atuou exclusivamente no tratamento de pacientes com COVID-19, retornando em 2022 à sua função original como referência em cirurgias ortopédicas e neurológicas.

A gestão enfrentou a pandemia de forma enérgica e assertiva, transformando o antigo Pronto-Socorro em Hospital Referência COVID e inaugurando, em 2020, a UPA Verdão, que se tornou um centro de atendimento especializado durante o período crítico. Foram abertos 135 leitos de UTI dedicados ao enfrentamento da COVID-19, zerando a fila de espera e salvando centenas de vidas. Com a imunização em massa, iniciado em 2021, mais de 1,3 milhão de doses foram aplicadas, promovendo o retorno seguro à normalidade.

Com a ampliação da Atenção Básica, a gestão implantou 27 novas Equipes de Saúde da Família, estendendo o funcionamento das unidades até às 19h e algumas até as 21h. Foram entregues novas unidades básicas de saúde, como as UBS Jockey Club, Santa Terezinha/Itapajé e Parque Ohara, além de reformas em mais de 50 unidades, incluindo a USF Ribeirão da Ponte, USF Sucuri e USF Terra Nova/Canjica, entregues recentemente.

O Programa AMOR (Assistência Médica e Odontológica Rural) foi reformulado em 2020, atendendo mais de 10 mil pessoas em comunidades rurais. Para pacientes em hemodiálise, cinco novos micro-ônibus foram adquiridos, assegurando transporte adequado.

Desde 2019, mutirões de consultas, exames e cirurgias eletivas foram promovidos no Centro de Especialidades Médicas (CEM), reduzindo filas de espera em diversas especialidades. Em janeiro de 2023, a Prefeitura realizou o maior concurso público da saúde em nove anos, ofertando 2.162 vagas. Essa medida visou suprir a carência de profissionais, especialmente médicos, com 221 vagas destinadas a essa categoria. Novos cargos também foram criados, incluindo médico de Atenção Primária à Saúde, agente de farmácia e operador de call center.

Leia Também:  Sine Municipal tem 26 vagas para pedreiro em Cuiabá

Em março de 2023, foi lançado o Processo Seletivo para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate a Endemias (ACE), com 267 vagas imediatas para ACS e 80 para ACE. As contratações iniciaram em julho, reforçando as ações de prevenção e promoção da saúde. Vale lembrar também que em 2023 foi aberta a UPA Leblon, obra deixada como esqueleto pela gestão anterior e que a gestão Emanuel Pinheiro retomou e finalizou.

“Mesmo diante de tantas adversidades, como o subfinanciamento crônico, desafios operacionais e ataques políticos, nunca deixamos os serviços de saúde pararem. Sempre priorizamos aqueles que mais precisam, garantindo que nenhuma pessoa fosse desamparada, seja moradora de Cuiabá ou vinda de qualquer região do interior do estado. Nosso compromisso com o SUS e com a dignidade das pessoas guiou cada decisão tomada, e os serviços superlotados são prova de que Cuiabá acolheu muito além de sua capacidade, cumprindo seu papel de capital solidária e humana. Ao encerrar a gestão, Emanuel Pinheiro deixa bases sólidas e estruturas fortalecidas na saúde pública de Cuiabá”, declarou o gestor.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Agentes da Semob doam brinquedos para crianças e adolescentes no HMC e em escola do município

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Comunidade do bairro Lixeira e região receberá van do programa Sine da Gente; serviço oferece oportunidades de empregos e orientações para seguro-desemprego

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA