CUIABÁ

Festival da Pamonha atrai 24 mil visitantes em quatro dias de festa

Publicado em

A 6ª edição do Festival da Pamonha da Comunidade Rio dos Peixes, localizada às margens da rodovia MT-251, comercializou 34 toneladas de milho, utilizadas em uma ampla variedade de pratos à base do produto, durante quatro dias de festividade.

Foram vendidas cerca de 300 porções de chica doida, 150 porções de caldo de kenga e aproximadamente 100 unidades de cuscuz. Também foram comercializados 700 kg de massa de pastel, sendo que cada quilo rende de cinco a sete pastéis.

O secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (SMTur), Fernando Medeiros, destacou o sucesso do evento, o empenho dos parceiros e o apoio da população, que compareceu em peso ao festival, movimentando a economia e promovendo o turismo na comunidade. Nesta edição, cerca de seis mil pessoas por dia visitaram o local.

“A população compareceu, comeu muita pamonha — foram toneladas e toneladas de milho vendidos — gerando um impacto direto na renda das famílias. Foram quatro dias de festividade que deram super certo! Quero agradecer a todas as pessoas que estiveram diretamente envolvidas: os comerciantes, a Comissão Organizadora e todas as secretarias que nos ajudaram a realizar este evento. Obrigado ao prefeito Abilio pela confiança e à população que participou”, destacou o secretário.

Leia Também:  Secretaria Municipal da Mulher repudia abuso de autoridade registrado na segunda-feira por delegado

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, destacou que, mesmo com as dificuldades financeiras, o município garantiu a infraestrutura e o suporte logístico para a realização do evento. Ele ressaltou que o Festival da Pamonha representa a valorização das tradições, por promover cultura e gastronomia. Para o próximo ano, o chefe do Poder Executivo afirmou que irá buscar apoio de deputados para ampliar o evento e viabilizar um espaço permanente.

“Para o ano que vem, planejamos um evento com muito mais estrutura, mais atividades e mais atrações musicais, que também chamam a atenção do público. Vamos trabalhar para buscar emendas parlamentares, a fim de viabilizar um local permanente, onde, além do festival, possamos realizar outras atividades culturais ao longo do ano”, afirmou.

Katia Maraiki Schroeder, membro da Comissão Organizadora do Festival da Pamonha, destacou o impacto positivo do evento na economia local, ressaltando a oferta de produtos a preços acessíveis em 56 pontos de venda. Ela enfatizou que a iniciativa contribuiu significativamente para valorizar a região e impulsionar o turismo gastronômico na comunidade do Rio dos Peixes.“Agradecemos imensamente à população cuiabana por nos ajudar a alcançar nossos objetivos e superar as expectativas. O Festival da Pamonha foi um sucesso absoluto. Parabenizamos a gestão do prefeito Abilio Brunini e todas as secretarias envolvidas”, afirmou Katia.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca 143 candidatos aprovados; confira à relação

#PraCegoVer

A imagem mostra espigas de milho, ingrediente principal de diversos pratos típicos apresentados no Festival da Pamonha, realizado pela Comunidade Rio dos Peixes.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Cultura anuncia prorrogação de prazos voltados à aplicação da Lei Paulo Gustavo em Cuiabá

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA