CUIABÁ

Força-tarefa da prefeitura retira bolsões de lixo e faz recuperação asfáltica no São Mateus

Publicado em

Dando continuidade às ações de prevenção contra alagamentos e enchentes, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), em parceria com a Secretaria Municipal de Obras Públicas, realizou nesta quarta-feira (12) uma ação integrada no bairro São Mateus. A iniciativa incluiu serviços de limpeza de bolsões de lixo e a operação tapa-buraco em toda a região.

As equipes executaram o programa de tapa-buraco em todas as 26 ruas e avenidas do bairro. O trabalho envolveu recapeamento e aplicação de manta asfáltica, técnica que melhora a aderência da via, aumenta sua durabilidade e garante mais segurança aos condutores. Antes da aplicação do asfalto, foram realizadas a preparação do solo e o rastelamento para melhor fixação do material. Caminhões-caçamba e máquinas especializadas auxiliaram na execução do serviço, que também contou com o apoio do caminhão hidrojato e motobomba para remoção do excesso de água acumulada nos buracos.

O secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, ressaltou que a operação tapa-buraco era uma demanda frequente dos moradores e reforçou o compromisso da prefeitura em atender a população. “Sabemos das dificuldades que os motoristas enfrentam devido aos buracos nas vias, e essa era uma reivindicação constante dos moradores do São Mateus. Com essa ação, garantimos mais segurança no trânsito e melhoramos a mobilidade da região”, afirmou o secretário.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá avança em obras de creche para atender 300 crianças

Como parte das ações preventivas para evitar entupimentos e obstruções de bocas de lobo, a Limpurb também removeu aproximadamente seis toneladas de lixo descartado irregularmente nas proximidades do Córrego do Gambá, área que sofreu um grave alagamento há um mês.

Teixeira ainda reforçou a importância da colaboração da população na manutenção da limpeza urbana. “Estamos trabalhando intensamente para minimizar os impactos das chuvas e evitar transtornos para a população. No entanto, é fundamental que cada cidadão faça a sua parte e descarte o lixo corretamente. O descarte irregular prejudica o meio ambiente, entope os bueiros e aumenta o risco de alagamentos. Essa é uma responsabilidade de todos”, alertou o secretário.

Ao longo das últimas semanas, também foram retiradas 480 toneladas de material contaminado do córrego, reduzindo os riscos de enchentes, minimizando a poluição e contribuindo para a sustentabilidade do local. As ações de limpeza e manutenção seguem em diversos pontos da cidade, com o objetivo de garantir mais segurança e qualidade de vida aos cuiabanos.

#PraCegoVer
A imagem mostra os serviços de tapa-buraco em uma rua do bairro São Mateus. Ao fundo, um caminhão compactador trabalha no nivelamento do asfalto recém-colocado.

Leia Também:  Sancionada lei que proíbe dinheiro público em eventos que fazem apologia ao crime

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá crianças, famílias e moradores para o plantio de 600 mudas de árvores no na região do bairro Pedra 90.

A ação contará com a participação de crianças atendidas pelos projetos Siminina e Siminino.

O ponto de encontro será na Avenida Tatsumi Koga, conhecida como Avenida V2. De lá, os participantes seguirão em mutirão até os locais definidos para o plantio das mudas.

Como forma de incentivar a participação das crianças, empresas parceiras doaram pacotes de figurinhas da Copa do Mundo. Ao todo, serão distribuídas mil figurinhas aos participantes da ação, além de pipoca, picolé e vouchers durante a programação.

A campanha integra as ações da Prefeitura de Cuiabá voltadas à ampliação da cobertura vegetal da cidade e faz parte da programação do mês do meio ambiente. A meta da gestão municipal é plantar aproximadamente 4 mil árvores em diferentes regiões da capital.

Leia Também:  Sine Cuiabá tem vaga para polidor de automóveis e outas 22 oportunidades com salários acima de R$ 2 mil

A primeira edição da iniciativa foi realizada no Parque Tia Nair e reuniu cerca de 200 crianças, além de dezenas de famílias, que participaram do plantio de 400 mudas em menos de uma hora. O prefeito Abilio Brunini acompanhou a atividade e participou da entrega dos vouchers aos participantes.

A campanha conta com o apoio de diversas secretarias municipais. O Horto Florestal Tote Garcia disponibiliza as mudas e presta orientações técnicas sobre o plantio. Também participam da mobilização a Secretaria Municipal de Comunicação (Secom), a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), o gabinete da primeira-dama e a Secretaria Municipal de Assistência Social.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA