CUIABÁ

Gestão Emanuel Pinheiro apresenta resultados positivos do Cuiabanco durante implantação da Frente Parlamentar de Microcrédito, em Brasília

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, foi convidada para participar da implantação da Frente Parlamentar Mista de Microcrédito de Apoio ao Pequeno Empreendedor no Senado Federal. A reunião aconteceu nesta quinta-feira (1º), ocasião em que o secretário da pasta, Francisco Vuolo, apresentou os resultados do primeiro mês de funcionamento do Cuiabanco, iniciativa da gestão Emanuel Pinheiro para fomentar àqueles que mais necessitam.

“Apresentamos os resultados extremamente positivos que o Cuiabanco alcançou com apenas um mês de funcionamento para atender o microempreendedor. Foram 70 operações com 350 mil reais liberados, para os segmentos de comércio varejista, comércio de alimentos e prestação de serviços. O grande destaque, que teve reconhecimento pela Frente Parlamentar foi o crédito orientativo, pois, tão importante quanto liberar os recursos para atender as pessoas, é justamente promover um acompanhamento, o que é feito pela nossa equipe por meio de um aplicativo exclusivo do Cuiabanco. O aplicativo monitora, acompanha, orienta e dá todo o suporte necessário ao pequeno empreendedor, para que ele possa ter resultado positivo em seu negócio”, comentou o secretário.

Leia Também:  Servidores da Secretaria de Ordem Pública participam da campanha "Falar sobre saúde é coisa de homem"

Outro ponto que mereceu destaque na apresentação sobre o Cuiabanco foi o “bônus-adimplência”, que é a ausência de pagamento de juros para pessoas que buscam crédito entre 1500 e 5 mil reais e pagam em dia. Nestes casos a Prefeitura paga os juros e o microempreendedor só paga o capital principal. Durante a apresentação, Vuolo mostrou um vídeo com um resultado concreto do Cuiabanco: uma senhora que mora na área rural e que buscou o recurso, teve o crédito aprovado e já está aplicando o dinheiro em sua atividade, que é a produção de pães e bolos.

Também esteve presente ao evento o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto, que na oportunidade foi eleito vice-presidente da Frente Parlamentar. “Infelizmente, o Brasil enfrenta um problema há alguns anos: mais de 60 milhões de brasileiros estão endividados, assim como mais de 6 milhões de empresas brasileiras enfrentam dificuldades para acessar crédito. Isso dificulta ainda mais o início de novos empreendimentos, pois os empreendedores não têm acesso ao microcrédito para abrir seus negócios e impulsionar a economia. Precisamos alcançar níveis de investimento que o Brasil necessita para finalmente nos tornarmos o país que sempre sonhamos. Infelizmente, temos ficado presos ao estigma de ‘Brasil do futuro’, sem conseguir tornar isso uma realidade. É por isso que é tão importante cuidarmos dessa questão e criar essa frente parlamentar, à qual assino com alegria e me comprometo a participar das reuniões. Essa iniciativa chegou em um momento especial para Cuiabá, nossa capital, uma cidade que não depende do agronegócio, embora se beneficie indiretamente desse setor. O que o secretário Vuolo apresentou aqui são propostas concretas e eficazes, nada filosóficas ou especulativas. Elas fornecem acesso ao crédito para os pequenos empreendedores, que farão a diferença no crescimento do Brasil nos próximos anos. Mais uma vez, parabéns pela iniciativa, senador, e parabéns aos investidores brasileiros. Conte com meu apoio, parceria e dedicação nessa Frente Parlamentar”, declarou o deputado.

Leia Também:  Resultados da Avaliação de Desempenho no TCE-MT norteiam diálogo entre líderes e liderados

O presidente da Frente Parlamentar Mista de Microcrédito de Apoio ao Pequeno Empreendedor, senador Esperidião Amin elogiou o trabalho do secretário Vuolo e a iniciativa de Cuiabá em implementar o Cuiabanco e deu as boas-vindas ao deputado Emanuelzinho, destacando que o trabalho que será realizado pela juventude em conjunto com a experiência, com certeza renderá bons frutos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura libera creches integrais e suspende aulas da tarde na rede municipal durante jogo do Brasil

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá definiu como será o funcionamento da rede municipal de ensino na próxima segunda-feira. O prefeito Abilio Brunini explicou que as creches de período integral não terão atendimento durante todo o dia, enquanto as escolas municipais funcionarão apenas no período da manhã, com suspensão das aulas vespertinas para que famílias e servidores possam acompanhar a partida entre Brasil e Japão pelas oitavas de final da Copa do Mundo de 2026, no dia 29.

Segundo o prefeito, os pais de crianças matriculadas nas creches municipais devem se programar com antecedência. “As creches de período integral vão ser liberadas o dia todo. Então, pais, por favor, se organizem, se planejem, porque segunda-feira as creches municipais vão liberar o dia todo”, afirmou.

Nas escolas municipais, o funcionamento será parcial. As aulas do período matutino ocorrerão normalmente, enquanto as atividades da tarde estarão suspensas. A medida acompanha o decreto municipal que estabeleceu ponto facultativo a partir das 12h nas repartições públicas não essenciais.

Leia Também:  Unidades de saúde reforçam ações preventivas durante Novembro Azul

Na área da Saúde, as Unidades de Saúde da Família (USFs), os Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), ambulatórios e setores administrativos atenderão até o meio-dia. Pacientes com consultas e procedimentos eletivos agendados para a tarde terão os atendimentos antecipados para o período da manhã ou remarcados para terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. As equipes entrarão em contato para informar a nova data e horário.

Abilio destacou que a reorganização dos serviços foi planejada para garantir que os atendimentos essenciais não sejam comprometidos. “As unidades básicas de saúde vão funcionar pela manhã. No período vespertino estarão liberadas, mas os agendamentos da tarde devem ser feitos no período da manhã ou no dia seguinte”, explicou.

Os serviços de urgência e emergência permanecerão funcionando normalmente durante todo o dia. Continuam com atendimento 24 horas as UPAs Pascoal Ramos, Morada do Ouro, Leblon e Verdão, além da Policlínica do Pedra 90, Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), Hospital Municipal São Benedito, Hospital e Pronto-Socorro Municipal, Centro Médico Infantil (CMI) e as Residências Terapêuticas.

Leia Também:  Resultados da Avaliação de Desempenho no TCE-MT norteiam diálogo entre líderes e liderados

A administração municipal afirma que o expediente especial busca permitir que servidores e famílias acompanhem a partida da Seleção Brasileira, ao mesmo tempo em que preserva o funcionamento dos serviços essenciais e reduz os impactos na mobilidade urbana durante o horário do jogo.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA