CUIABÁ

Prefeito de Cuiabá participa da inauguração do BUD no Paraná

Publicado em

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, participará nesta terça-feira (9) da cerimônia que marca o início da operação do Bonde Urbano Digital (BUD) no município de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O convite foi feito pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior, que acompanha de perto a implantação do novo modal, considerado inovador para o transporte coletivo do país. Também integra a comitiva cuiabana o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros.

A inauguração ocorre após uma série de testes iniciados em 28 de novembro, quando o BUD passou a circular experimentalmente no trajeto entre Pinhais e Piraquara. O Paraná é o primeiro estado da América do Sul a testar a tecnologia, que promete operar como um modal complementar aos ônibus tradicionais, ampliando a capacidade de transporte e modernizando a mobilidade metropolitana.

“Essa é a ideia que nós temos para um transporte moderno para Cuiabá. Eles levaram 5 meses para implantar o modal depois que os veículos chegaram. Todo elétrico, sustentável e sem muitas obras estruturantes. Estamos conversando com o governador Mauro Mendes, com Otaviano Pivetta e torcemos que nós sejamos os próximos a ter esse veículo rodando em Cuiabá”, disse o prefeito direto de Curitiba.

Leia Também:  Prefeito prestigia VI Sarau Prosa, Poesia e Justiça e declama versão atualizada de poema

Com capacidade para até 280 passageiros, podendo chegar a 360, o veículo elétrico e autônomo percorre um trajeto de cerca de 10 quilômetros entre os terminais de Pinhais e São Roque, passando por vias estratégicas da região. Durante os testes, motoristas foram capacitados e o desempenho operacional do bonde foi monitorado em diferentes horários.

A ida do prefeito Abilio ao evento reforça sua defesa pública pela substituição do BRT pelo BUD em Cuiabá. Em outubro, ele esteve na China para conhecer a tecnologia diretamente na fábrica, onde avaliou o funcionamento do modal e seu potencial para a capital mato-grossense. Segundo o prefeito, o BUD é mais econômico, transporta mais passageiros, é totalmente elétrico e poderia operar na estrutura já existente do BRT, evitando novos custos de obras.

A participação na inauguração em Piraquara permitirá que a Prefeitura de Cuiabá acompanhe de perto o início efetivo da operação do sistema, fortalecendo o debate sobre alternativas mais eficientes e sustentáveis para o transporte público da capital.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro é convidado para o 59º Congresso da União Nacional dos Estudantes

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Quatro ruas são escolhidas para receber telões da Prefeitura durante jogo da Seleção Brasileira na Copa

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá definiu as quatro ruas vencedoras da quarta etapa da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a transmissão da próxima partida da Seleção Brasileira, marcada para segunda-feira (29), às 13h.

As contempladas foram a Rua F, no bairro Jardim Passaredo, com 241 curtidas; a Rua 05, no bairro São João Del Rey, com 234 curtidas; a Rua 10, no Jardim Aroeira, com 233 curtidas; e a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que somou 196 curtidas durante o período de votação realizado no perfil oficial da Prefeitura de Cuiabá no Instagram.

Além da instalação dos telões para a transmissão do jogo, as comunidades vencedoras receberão uma estrutura de apoio composta por tendas, cadeiras, banheiro químico, freezer com água gelada e toda a estrutura necessária para garantir mais conforto aos moradores durante o evento.

Entre as ruas contempladas está a Rua Cruz de Malta, no bairro Serra Dourada, que ainda possui trecho não pavimentado. Mesmo com as características da via, a Prefeitura levará toda a estrutura da campanha ao local, permitindo que os moradores acompanhem a partida em um espaço organizado e preparado para receber a comunidade.

Leia Também:  Cuiabá ultrapassa 2,7 milhões de atendimentos nas UPAs em oito meses

A seleção das ruas foi definida pelo número de curtidas nos vídeos e fotos enviados pelos moradores, que mostraram a decoração das vias, a mobilização da vizinhança e a organização para acompanhar os jogos da Seleção Brasileira.

A campanha foi criada para incentivar a participação comunitária e fortalecer a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Seleção Brasileira. Desde o início da iniciativa, diferentes bairros da capital vêm sendo contemplados com a instalação de telões e estrutura de apoio.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA