CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá desenvolve aplicativo para facilitar acesso a emprego e qualificação

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá iniciou o desenvolvimento de uma plataforma digital voltada à empregabilidade no município. Mais do que intermediar vagas, a ferramenta pretende oferecer suporte completo aos trabalhadores, com recursos para divulgação de currículos, acesso a cursos de capacitação e orientações práticas para crescer profissionalmente.

Do outro lado, as empresas também contarão com um ambiente ágil e moderno para encontrar, selecionar e contratar candidatos.

A iniciativa nasceu de diálogos entre o prefeito Abilio Brunini, a direção do Sine Municipal e a Secretaria de Agricultura e Trabalho (Smat). A primeira reunião técnica para levantar ideias e sugestões sobre o aplicativo ocorreu com a participação de representantes de diversas secretarias.

O encontro foi proposto pela Diretoria de Emprego do Sine, vinculada à Smat, que está à frente do projeto. “Nesta primeira reunião, coletamos sugestões valiosas para o desenvolvimento da plataforma de empregos que vai atender à população de Cuiabá”, afirmou o diretor especial de Geração de Emprego, Renda e Qualificação do Sine, Leandro Figueiredo.

A data de lançamento deve ser anunciada em breve. “A construção de todo sistema digital está sob responsabilidade da Secretaria Adjunta Especial de Tecnologia e Inovação (Saeti). A ideia é trabalhar em conjunto com a Saeti e demais secretarias para manter a plataforma sempre atualizada, incorporando soluções diante de eventuais dificuldades e acompanhando as inovações tecnológicas, com o objetivo de ampliar o seu alcance”, explicou Leandro.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá intensifica campanha permanente contra queimadas

O prefeito destacou a importância da iniciativa para fortalecer a empregabilidade na capital. “Queremos que as pessoas não apenas encontrem uma colocação no mercado de trabalho, mas também possam evoluir, se aprimorar por meio de cursos e capacitações. Além disso, a plataforma facilitará para que as empresas preencham seus quadros e colaborem com a qualificação da mão de obra em Cuiabá”, disse.

Alessandro Nicolau Santin, da Secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMAT/Sine), avalia que a novidade trará impacto direto na geração de empregos. Segundo ele, o Sine atua atualmente com vagas formais via CLT, mas a meta é expandir para incluir também oportunidades temporária, como as de fim de ano, além de postos para autônomos e microempreendedores individuais (MEIs). “Nosso objetivo é movimentar a cidade com trabalho e diferentes formas de ocupação, e a plataforma vai integrar essas possibilidades futuras”, pontuou.

Projeto promissor

Presente à reunião, o secretário-adjunto de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Gustavo Vandoni, também vê na iniciativa um potencial transformador. Para ele, apesar de Mato Grosso viver um cenário de pleno emprego, ainda há dificuldade por parte das empresas em encontrar profissionais qualificados para preencher as vagas. “Colocar essa discussão na mesa com todas as secretarias é essencial. Isso garante que a plataforma seja um canal integrado da Prefeitura, voltado ao atendimento real das demandas da cidade. A contribuição de cada secretaria vai tornar a ferramenta mais robusta, capaz de servir a todos”, avaliou.

Leia Também:  Dez pontos de Cuiabá serão atendidos por meio do mutirão de limpeza da Limpurb nesta terça-feira (28)

Olhar para o futuro

Vandoni acredita ainda que a plataforma poderá antecipar demandas do mercado de trabalho. “Muitas vezes, os empreendimentos levam um ou dois anos para se instalarem após anunciarem investimentos. Com essa ferramenta, poderemos mapear com antecedência quais vagas surgirão. Isso dá tempo para que trabalhadores e estudantes se preparem, escolhendo cursos técnicos ou superiores já alinhados às áreas com maior oferta futura de emprego e renda”, concluiu.

#PraCegoVer

Imagem mostra ambiente da reunião que discutiu nova plataforma de empregos.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Nova sede da FEMAB é entregue com apoio da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá participou, nesse sábado (27), da cerimônia de entrega da nova sede da Federação Matogrossense de Associações de Moradores de Bairros (FEMAB). O espaço, localizado na Avenida Principal, nº 703, no Bairro Barra do Pari, passou a abrigar as atividades da entidade.

A solenidade reuniu o prefeito Abilio Brunini, o senador Wellington Fagundes, o secretário municipal de Obras Públicas, Reginaldo Teixeira, e o presidente da FEMAB, Walter Arruda, entre outras autoridades.

A nova sede foi concluída pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras Públicas. A construção recebeu recursos de emenda parlamentar do senador Wellington Fagundes, complementados com recursos municipais.

Durante a cerimônia, o prefeito Abilio Brunini afirmou que a entrega representou o cumprimento de um compromisso assumido com o movimento comunitário e destacou que o espaço contribuirá para fortalecer o diálogo entre a administração municipal e as lideranças dos bairros.

“Assumi o compromisso de garantir esse espaço para a FEMAB e estamos cumprindo essa palavra. A nova sede será um local para reuniões, capacitação de lideranças comunitárias e fortalecimento da relação entre a Prefeitura e o movimento comunitário”, disse.

Leia Também:  Abrigo Amigo: Projeto inovador de tecnologia garante segurança de mulheres sozinhas em ponto de ônibus

O secretário municipal de Obras, Reginaldo Teixeira, ressaltou que a conclusão da obra amplia a estrutura destinada ao fortalecimento da participação popular e do trabalho desenvolvido pelas associações de moradores em Mato Grosso.

“Concluímos uma obra importante para uma entidade que representa as associações de moradores de todo o estado. É um espaço voltado ao diálogo, às reuniões e à construção de ações em benefício das comunidades”, explicou.

Já o presidente da entidade, Walter Arruda, afirmou que a nova sede permitirá ampliar o trabalho desenvolvido junto às comunidades e fortalecer a elaboração de propostas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população.

“Este será o espaço onde construiremos projetos e discutiremos políticas públicas para atender as necessidades das comunidades, em áreas como habitação, regularização fundiária, saúde e educação”, pontuou.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA