CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá faz Curso Introdutório com 45 novos agentes de combate a endemias

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá deu início, na manhã desta segunda-feira (14), ao curso introdutório voltado aos novos agentes de combate a endemias aprovados no último processo seletivo. A atividade aconteceu no auditório da Vigilância Sanitária e marca o início oficial da atuação dos 45 novos profissionais, que já iniciaram o trabalho de campo, após uma etapa prévia de acolhimento e capacitação.

Coordenado pela equipe da Vigilância em Zoonoses, o curso introdutório visa alinhar conceitos, rotinas e estratégias de atuação dos agentes, além de fornecer orientações detalhadas sobre o trabalho preventivo e educativo realizado nas residências.

“Essa fase introdutória é fundamental para garantir que os agentes estejam preparados para atuar em campo com segurança e conhecimento. O curso oferece todas as informações necessárias sobre as formas de controle e prevenção das arboviroses e zoonoses em geral. Embora eles já tenham passado por um treinamento inicial e estejam atuando, esse momento é importante para certificá-los oficialmente, garantindo a qualificação necessária para a execução das ações”, explicou Alessandra Carvalho, coordenadora da Vigilância em Zoonoses de Cuiabá.

Segundo Alessandra, os novos agentes permitirão ampliar a cobertura de atuação da equipe de endemias no município, que enfrenta desafios constantes devido à expansão urbana acelerada. “Com essa nova leva, devemos alcançar uma cobertura de até 85% das áreas urbanas. No entanto, como Cuiabá segue crescendo, precisamos continuar realizando recontagens de imóveis e reestruturações nas áreas de atuação para garantir que nenhum território fique descoberto”, completou.

Leia Também:  Servidoras da Limpurb recebem kits de maquiagem e vouchers como homenagem do Dia das Mães

Durante a abertura do curso, a secretária municipal de Saúde, Dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, deu as boas-vindas aos novos profissionais e ressaltou a importância da atuação preventiva na saúde pública.

“Prevenção é sempre mais barata e mais eficaz do que o tratamento. Se tivéssemos tido uma atuação mais ampla no ano passado, talvez não tivéssemos enfrentado o surto que passamos. O trabalho de vocês, agentes, é essencial. Vocês estabelecem um vínculo direto com a população, são a porta de entrada da informação dentro das casas, e isso é poderoso. Estamos enfrentando ameaças como o sarampo e precisamos que vocês incentivem a vacinação, inclusive entre os adultos. Confiamos muito no trabalho de vocês e desejamos que essa semana seja de muito aprendizado. Bem-vindos ao time!”, declarou a secretária.

Entre os novos agentes está Ana Paula Canavarros, que celebrou com emoção a conquista da vaga e falou sobre a responsabilidade que assume a partir de agora. “O processo foi longo e desafiador, mas estou muito feliz de estar aqui. É uma sensação de satisfação enorme. Eu sei que tenho uma missão importante pela frente. Trabalhar com pessoas nunca é fácil, e muitas vezes enfrentamos resistência nas casas por falta de informação sobre o nosso trabalho. Por isso, é fundamental que a população seja conscientizada sobre o papel do agente de endemias. Só assim vamos conseguir diminuir as recusas e casas fechadas, que ainda são uma realidade”, disse.

Leia Também:  Horto Florestal Tote Garcia intensifica programação de aniversário de 84 anos celebrado no Dia da Árvore

A programação do curso introdutório segue ao longo da semana, com aulas teóricas e discussões sobre as práticas do dia a dia dos agentes em campo. A iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Cuiabá com a qualificação dos profissionais da saúde e o fortalecimento das ações de combate às doenças endêmicas no município.

#PraCegoVer

A imagem mostra um grupo de pessoas envolvidas em uma ação de capacitação de novos agentes comunitários de endemias (ACE). O local é amplo, bem iluminado, com paredes e piso brancos. A imagem apresenta diversas cores, tornando o ambiente visualmente agradável.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Torcida nas ruas cria novas memórias da Copa com telões da Prefeitura de Cuiabá

Published

on

Aos 27 anos, Brumell Rodrigues guarda na memória o gol do jogador Richarlison, marcado contra a Sérvia, no último Mundial, em 2022, ao estilo “bicicleta”, considerado um dos lances mais desafiadores do futebol. Mas o telão instalado no meio da Rua 44, no bairro São João Del Rey, em Cuiabá, já é o marco da Copa de 2026 que permanecerá em sua memória. Assim como ele, outros moradores enalteceram a iniciativa da Prefeitura de Cuiabá em promover o Minha Rua é Show, que vem presenteando os moradores com a estrutura de telão, água, cadeiras, banheiros químicos e, no caso desta quarta-feira (24), no duelo do Brasil contra a Escócia, também com tendas.

No jogo da semana passada, a chuva afugentou o público. Por isso, o prefeito Abilio Brunini atendeu aos pedidos para manter o telão novamente nos mesmos locais, permitindo que a população aproveitasse a experiência. Além disso, também levou a estrutura para outras duas ruas, totalizando seis.

“Não imaginava, nem em sonho, viver o que estamos vivendo hoje, com um telão à nossa frente para ver cada passo, gol e vibração da torcida, não só daqui da Rua 44, mas do mundo inteiro. Em 2022, acompanhei a Copa do Mundo em casa, assistindo com a família, e o gol do Richarlison foi marcante para mim. Mas esta Copa está bem mais animada. A rua se mobilizou e transformamos isso em um espetáculo movido pela esperança da conquista do hexa”, relatou Brumell.

Leia Também:  Secretaria de Saúde alerta para a mudança de local de atendimento do Serviço de Assistência Especializada (SAE), que ficava no bairro Grande Terceiro

“Este ano o hexa vem”, confia Gisele Santos, esposa de Brumell. Ambos gostam de futebol, acompanham os campeonatos brasileiros e torcem por seus respectivos times: ele, corintiano; ela, flamenguista. Quando é a Seleção Brasileira, porém, se unem na torcida.

Juarez Gemelhu Corrêa, de 60 anos, caminhoneiro, disse que há 30 anos não perde uma Copa do Mundo, sendo esta a primeira que acompanha junto da família, já que está com problemas no joelho. “Nunca assisti em casa, sempre na estrada ou no trabalho. Torço pela conquista do hexa, mas acho meio difícil porque esse técnico (o italiano Carlo Ancelotti) está deixando de escalar os bons jogadores. Acho que vai dar 4 a 1 para o Brasil contra a Escócia”, opinou.

Apesar de não acertar o palpite, a vitória foi brasileira e acompanhada de revolta pelo gol anulado no início da partida. “Eu ganhei pressão alta, problema na coluna e no joelho com os anos de estrada. Apesar disso, estou mais tranquilo para assistir a esta Copa com a família e os amigos. E espero que o Brasil seja campeão. É o nosso hexa”, frisou.

Leia Também:  Horto Florestal Tote Garcia intensifica programação de aniversário de 84 anos celebrado no Dia da Árvore

Isabelly Silva, de 27 anos, acredita que as redes sociais, em especial o Instagram, pela agilidade das informações, vêm mobilizando muito mais pessoas. “E deixando tudo mais emocionante, mais esperançoso. Desta vez estou mais por dentro dos jogos da Copa. A internet é tudo. Até a escolha da rua foi uma vitória por meio das redes sociais”, afirmou.

Já a geração mais nova, ainda criança, não entende muito de futebol, mas lembrará dos bons momentos proporcionados pela imagem “grande” do telão, do espírito de união que mobilizou todos na preparação da rua para a Copa do Mundo de 2026 e da coleção de álbuns de figurinhas.

Além da Rua 44, no bairro São João Del Rey, foram beneficiadas com o telão a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada; a Rua Lages, no CPA I; e a Rua Vila Mirante, no Ribeirão do Lipa.

Equipes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Segurança Pública deram apoio à realização das programações.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA