CUIABÁ

Prefeitura de Cuiabá faz mais de 120 procedimentos urológicos no Hospital São Benedito

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensificou as ações de prevenção e cuidado integral à saúde do homem durante todo o mês de novembro. No Hospital Municipal São Benedito, referência em procedimentos cirúrgicos na capital, foram realizados mais de 120 atendimentos e procedimentos urológicos, em alusão à campanha Novembro Azul.

As ações contemplaram consultas especializadas, exames preventivos e a retomada de cirurgias eletivas que estavam suspensas. No total, foram contabilizadas 120 consultas urológicas, 50 cirurgias – entre elas vasectomias, cirurgias de próstata, postectomias (fimose), correções de hidrocele, varicocele e procedimentos de RTU de próstata – além de diversas biópsias de próstata guiadas por ultrassom, fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças urológicas.

A secretária municipal de Saúde, Danielle Carmona, destacou o compromisso da gestão em fortalecer os cuidados voltados à saúde do homem.
“O Novembro Azul reforça o compromisso da gestão em garantir cuidado integral aos homens cuiabanos. Retomamos procedimentos, ampliamos consultas e intensificamos ações de prevenção, porque sabemos que o diagnóstico precoce salva vidas. Nosso objetivo é manter esse ritmo, garantindo assistência contínua ao longo de todo o ano”, afirmou.

Leia Também:  Prefeitura de Cuiabá convoca candidatos aprovados nas funções de TDI, TNE, ASG, Pedagogo, Professor de Educação Física e Intérprete de Libras

O diretor-geral da Empresa Cuiabana de Saúde Pública (ECSP), Israel Paniago, ressaltou a importância da organização e do empenho das equipes para alcançar os resultados registrados no mês.
“O Hospital São Benedito tem se consolidado como referência em cirurgias e procedimentos de média e alta complexidade. Esse volume de atendimentos demonstra o compromisso das equipes e a capacidade da unidade de responder às demandas da população com qualidade e agilidade”, destacou.

O urologista Thiago Rachid explicou que a intensificação dos atendimentos em novembro ajudou a reduzir a fila e ampliar o cuidado especializado.

“Realizamos mutirões de consultas, retomamos cirurgias e ampliamos os procedimentos de prevenção e diagnóstico, possibilitando que mais pacientes tivessem acesso ao cuidado especializado”, disse o médico.

Os atendimentos seguem normalmente após o encerramento da campanha. Pacientes que não conseguiram participar das ações de novembro podem procurar o ambulatório do Hospital São Benedito para agendar consultas, cirurgias e biópsias.

Com as ações ampliadas, a Prefeitura de Cuiabá reafirma seu compromisso com a promoção da saúde masculina, fortalecendo políticas públicas de prevenção, diagnóstico precoce e cuidado contínuo na rede SUS.

Leia Também:  UPAs Morada do Ouro e Jarim Leblon terão reforço de médico triagista e enfermeiros

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início nesta segunda-feira (29) à 16ª Conferência Municipal de Saúde de Cuiabá, um dos principais espaços de participação popular na construção das políticas públicas de saúde do município. O evento será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso e reunirá usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), trabalhadores da saúde, gestores, prestadores de serviços e representantes da sociedade civil.

Neste primeiro dia, a programação começa às 7h, com o credenciamento dos participantes, seguido da abertura oficial às 8h30. Na sequência, será realizada a Conferência Magna, que abordará o tema “Brasil das Brasileiras e dos Brasileiros: SUS e Soberania. Cuidar do Povo é Cuidar do Brasil”, além dos quatro eixos temáticos que irão nortear os debates da conferência.

Em razão do ponto facultativo decretado pelo prefeito Abilio Brunini para a tarde de segunda-feira (29), devido ao jogo da Seleção Brasileira contra o Japão pela Copa do Mundo, às 13h, a programação do primeiro dia será encerrada às 12h. A leitura e aprovação do Regimento Interno, inicialmente prevista para o período da manhã, será realizada na terça-feira (30), quando a programação será retomada normalmente.

Leia Também:  Museu do Morro da Caixa D’Água Velha tem nova exposição até 30 de abril; confira

Durante os dois dias de evento, os participantes irão avaliar a situação da saúde em Cuiabá, discutir os principais desafios enfrentados pela rede pública e elaborar propostas que irão subsidiar as diretrizes da Política Municipal de Saúde para os próximos anos.

Na terça-feira (30), a programação terá início às 8h com a apresentação da análise da situação da saúde de Cuiabá sob a perspectiva da gestão municipal, conduzida pela secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon. Em seguida, será apresentada a visão do controle social, representada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, Julio Cesar de Souza Garcia.

Ao longo do dia serão realizados os trabalhos em grupo, a plenária final, a eleição dos delegados que representarão Cuiabá na 11ª Conferência Estadual de Saúde de Mato Grosso e o encerramento do evento, previsto para as 18h.

A secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, destacou que a conferência representa um momento fundamental para fortalecer o diálogo entre a gestão e a população.
“A Conferência Municipal de Saúde é um espaço democrático e essencial para ouvirmos a população, os profissionais da saúde e todos os segmentos que fazem parte do SUS. É por meio desse diálogo que conseguimos identificar prioridades, aperfeiçoar os serviços e construir soluções que atendam às reais necessidades dos cuiabanos.”

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro e primeira-dama Márcia Pinheiro lamentam falecimento de sargento Odenil Alves Pedroso

Em razão do ponto facultativo, as unidades de saúde da rede municipal não realizarão atendimentos na tarde de segunda-feira (29). Os pacientes que possuíam consultas agendadas nesse período serão remanejados para o turno da manhã ou para a terça-feira (30), conforme a disponibilidade de cada unidade. Os serviços considerados essenciais permanecerão funcionando normalmente.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA