CUIABÁ

Primeira-dama faz alerta para importância da prevenção à saúde mental feminina

Publicado em

A primeira-dama Márcia Pinheiro, por meio do Núcleo de Apoio à Primeira-dama, em parceria com a Secretaria Municipal da Mulher, faz um alerta sobre os cuidados preventivos com a saúde mental, especialmente para a população feminina.

Durante o mês de janeiro (Janeiro Branco), campanhas nacionais de conscientização são realizadas para prevenir doenças relacionadas ao estresse, como ansiedade, depressão e pânico.

De acordo com Márcia, estudos comprovam que as oscilações hormonais e fatores socioculturais tornam as mulheres mais suscetíveis a questões de saúde mental.

“Como mulheres, lidamos com diversos papéis e expectativas sociais, como família, trabalho, estudos, e tudo isso resulta em impactos na saúde emocional e mental. Portanto, é necessário prestar mais atenção aos sinais do nosso corpo para manter o bem-estar”, destacou.

A desigualdade de gênero e a discriminação também têm afetado a saúde mental das mulheres. Estereótipos de gênero, disparidades salariais, falta de representação política e limitações de acesso a oportunidades podem levar a sentimentos de desvalorização, baixa autoestima e angústia psicológica.

Leia Também:  Prefeitura e Governo de MT irão construir 30 quadras públicas de areia em Cuiabá

A psicóloga do Espaço de Acolhimento da Mulher, Malu Nascimento, que oferece suporte institucional a mulheres vítimas de violência de gênero e doméstica, orienta sobre as precauções necessárias para o bem-estar emocional e mental.

“Os cuidados envolvem esferas físicas, sociais, emocionais e espirituais. Manter uma alimentação balanceada, dormir bem, praticar atividade física e dedicar tempo ao lazer que proporciona prazer. O cuidado com a parte espiritual é extremamente importante. Buscar vivenciar a espiritualidade traz benefícios à saúde como um todo”, enfatizou.

Vítimas de violência doméstica têm acesso ao cuidado com a saúde mental no Espaço de Acolhimento da Mulher, no Hospital Municipal de Cuiabá (HMC), que oferece atendimento psicológico e psiquiátrico para mulheres em busca de apoio e saída do ciclo de violência doméstica.

Projetos como a “Roda de Auto Amor”, realizado mensalmente com vítimas de violência familiar, proporcionam trocas de experiências e histórias, abordando temas como autoestima, fortalecimento emocional e superação de traumas.

“Essas mulheres passam por sofrimentos tão semelhantes, resultando em uma troca de vivências de forma terapêutica”, explicou.

Leia Também:  Vigilância Sanitária passa a atender na nova sede do CIAC a partir de 1º de junho

Janeiro Branco, uma campanha criada em 2014 em Minas Gerais pelo psicólogo Leonardo Abrahão, destaca-se como um movimento nacional que busca conscientizar a população sobre a importância da saúde mental. A campanha envolve colaboradores em diversas cidades do país e promove atividades como palestras e debates sobre o tema.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão estrutura especial para acompanhar a partida da Seleção Brasileira contra a Escócia, nesta quarta-feira (24), às 18h.

As contempladas desta rodada foram a Rua Vila Mirante, no bairro Ribeirão do Lipa, que alcançou 583 curtidas e a Rua Lages, no CPA 1, com 448 nos vídeos enviados pelos moradores e publicados Instagram da Prefeitura.

Nesta edição, além dos telões para a transmissão da partida, a Prefeitura disponibilizará tendas, cadeiras e água para garantir mais conforto aos participantes.

As duas novas vencedoras se juntam a outras quatro ruas que permanecerão contempladas devido ao forte engajamento dos moradores e às chuvas registradas durante a partida anterior. Continuam recebendo a estrutura a Rua 17, no bairro Santa Terezinha; Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro; Rua 44, no bairro São João Del Rey; e Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada. Ao todo, seis pontos da cidade contarão com telões da campanha para acompanhar o jogo da Seleção Brasileira.

Leia Também:  Limpurb inicia manutenção da balsa do Show das Águas

Idealizada pelo prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, a iniciativa foi criada para incentivar a participação comunitária e valorizar a tradição de reunir vizinhos, amigos e familiares durante os jogos da Copa do Mundo. Ao longo da campanha, moradores têm enviado vídeos mostrando ruas decoradas com bandeiras e pinturas nas cores do Brasil.

Desde o início da competição, diversas comunidades já foram beneficiadas. Na primeira fase da campanha, foram contempladas a Rua Ponta Grossa, no CPA 1, vencedora com 324 curtidas, e a Rua Cáceres, no bairro Parque Amperco, que conquistou 265 curtidas, durante a partida do Brasil contra Marrocos.

Na sequência, receberam telões a Rua 17, no bairro Santa Terezinha (936 curtidas), a Rua 15, no bairro João Bosco Pinheiro (910 curtidas), a Rua 44, no bairro São João Del Rey (805 curtidas) e a Rua Belo Horizonte, no bairro Alvorada (711 curtidas). A campanha também contemplou a Praça Cultural do Parque Cuiabá, que recebeu um telão destinado à comunidade haitiana durante o confronto entre Brasil e Haiti.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

Leia Também:  Servidoras e secretárias compartilham desafios, saudade e aprendizados com a maternidade

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA