CUIABÁ

Profissionais da Educação participam de Seminário de formação e discussão sobre os desafios da aprendizagem

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realiza na próxima segunda-feira (17), no Hotel Fazenda, o VII Seminário de Educação Básica da Rede Municipal. Voltado aos profissionais da educação, o evento tem como objetivo fortalecer as ações pedagógicas desenvolvidas nas unidades públicas de Cuiabá, contribuindo para o aprofundamento e reflexões teórico-práticas sobre os desafios do processo de recomposição da aprendizagem dos estudantes, potencializando o processo de ensino-aprendizagem.

O prefeito Emanuel Pinheiro falou sobre o evento que é realizado desde o início da sua gestão. “As unidades e os profissionais da Educação têm um papel fundamental na garantia dos direitos das nossas crianças e na formação dos futuros cidadãos cuiabanos. Desde que assumimos a administração do Município, temos superado grandes desafios e avançado de maneira consistente a fim de oferecermos e uma Educação inclusiva, integral e humanizada potencializando a formação do ser humano como cidadão pleno”, disse o gestor.

Nos últimos anos, a Educação pública da Capital passou por inúmeras transformações que trouxeram novos desafios à comunidade escolar, lembrou a secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado. “Essas transformações nos levaram a novas práticas educativas, mediadas pela tecnologia e ganharam espaço na rotina das unidades. Os desafios têm estimulado os profissionais da Educação a construírem estratégias diversificadas e interessantes para melhorar o trabalho realizado em cada unidade. E, é nesse contexto que realizamos a sétima edição do Seminário de Educação Básica”, salientou Edilene Machado.

O evento formativo é um momento rico, de compartilhamento de saberes e protagonismo dos profissionais da Educação, com a apresentação de relatos de experiências, enquanto estratégia para valorização e divulgação de práticas exitosas realizadas nas unidades educacionais.

Outro aspecto relevante é a urgência em potencializar a atuação de todos os sujeitos envolvidos no processo educacional, estudantes, família, educadores e Secretaria Municipal de Educação subsidiando os profissionais quanto à proposição de práticas inovadoras e inclusivas, fortalecendo o engajamento da comunidade escolar na implementação da Escola Cuiabana.

Leia Também:  Cemitérios públicos de Cuiabá estarão com portões abertos desde às 6h no Dia de Finados

Programação

A programação do VII Seminário de Educação Básica está organizada em palestras, oficinas e relatos de experiências.

A palestra principal do evento, com o tema Protagonismo e Coragem, será ministrada pelo Prof. Clóvis de Barros Filho. Jornalista, filósofo e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Clóvis de Barros Filho é internacionalmente conhecido por sua didática bem humorada e sua capacidade de simplificar conceitos complexos de filosofia. Atualmente, é um dos mais requisitados palestrantes do Brasil.

Serviço:

VII Seminário de Educação Básica da Rede Municipal de Cuiabá

Data: 17/07

Horário: 8h

Local – Hotel Fazenda Mato Grosso

Transmissão: Canal da Escola Cuiabana no YouTube

Público-alvo: Profissionais da Educação (Rede Pública Municipal de Educação)

PROGRAMAÇÃO

PERÍODO MATUTINO

Abertura

  • Apresentação Cultural: Coral Infanto Juvenil Canto da Gurizada – Eliane Castilho

8h30 – Mesa autoridades

Palestra Magna:

  • 10hPalestra 1: Protagonismo e Coragem

Palestrante: Prof. Clóvis de Barros Filho

Mediador: Marco Antônio (CTE/DGE/SME)

Intérpretes: Gustavo dos Santos Paes e Camila Souza Faleiro Marques

Público-alvo: Profissionais da Educação (Equipe Gestora)

12h – Encerramento

Modalidade Híbrida:

Presencial: Equipes Gestoras

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Não Presencial: Profissionais da Educação

Local: Canal da Escola Cuiabana no YouTube

PERÍODO MATUTINO

7h30 – Credenciamento

8h – Oficina: 1ª Devolutiva do Simulado/SAEB 2023 – Intervenções pedagógicas para a consolidação de habilidades estruturantes em Língua Portuguesa e Matemática

Formador(a): Editora Moderna

Público-alvo: Professores do 5º ano

11h – Encerramento

Modalidade Presencial:

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

PERÍODO VESPERTINO

13h30 – Credenciamento

Leia Também:  Guarda Civil Municipal ministra treinamento sobre Educação e Segurança no Trânsito para atiradores do Tiro de Guerra

14h – Oficina: 1ª Devolutiva do Simulado/SAEB 2023 – Intervenções pedagógicas para a consolidação de habilidades estruturantes em Língua Portuguesa e Matemática

Formador(a): Editora Moderna

Público-alvo: Professores do 5º ano

17h – Encerramento

Modalidade Presencial:

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

PERÍODO VESPERTINO: CANAL 1 DA ESCOLA CUIABANA – YouTube

Abertura: Prof. Marco Antônio Alves Braga (DGE/SME) / Prof. Elijane Lopes (CTE/DGE/SME)

13h30 – Cerimonial

Secretária Prof.ª Edilene de Souza Machado e Secretária Adjunta Prof.ª Débora Marques Vilar

Relatos de Experiência:

14h – Educação Infantil: Práticas Educativas que articulam as interações e as brincadeiras

– Berçário: CEIC Santa Inês Poção

– Maternal: CMEI Aliane Fátima

– Jardim: CEIC Renisea Guilhermette Barua

– Pré-Escola: CMEI Eng. Oscar Amelito

14h30 – Ensino Fundamental: Práticas pedagógicas que potencializam a aprendizagem dos estudantes –

– 2º ano – EMEB Presidente Tancredo de Almeida Neves

– 4º ano – EMEB Clóveis Hegueney Neto

– 6º ano – EME Maria Elazir Corrêa de Figueiredo

– Sala de Recurso Multifuncional – EMEB Pof. Ranulpho Paes de Barros

– Sala de Apoio – EMEB Onofre de Oliveira-

– Arte – EMEB Silvino Leite –

– Educação Física- EMEB Hélio de Souza

15h30: Relatos de Práticas Exitosas técnicos

– EMEB Profª. Pedrosa Moraes e Silva/ EMEB Orzina de Amorim Soares –

– CMEI Governador José Garcia Neto

– EMEB Senhorinha Ana Alves de Oliveira

– EMEB Silva Freire

– EMEBC Nova Esperança

Vídeo de chamada sobre inscrições de práticas exitosas para o “Banco de Práticas Exitosas da Rede”

Público-alvo: professores (exceto 5º ano), gestores e técnicos

Modalidade: não presencial

16h – Encerramento

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Preta Gil desabafa nas redes sociais sobre urgência em viver: ‘tanta dor e decepção’

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Desenvolvimento de Lucas do Rio Verde atrai novo investimento na área da educação

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA