CUIABÁ

Secretaria de Planejamento segue com os ciclos de monitoramento para análise e acompanhamento das metas previstas para 2022

Publicado em

A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, realizou, no formato virtual, mais uma etapa do Ciclo de Monitoramento e Avaliação do Planejamento Estratégico. A atividade foi realizada nos dias 18 e 19 de outubro. A meta prevista para 2022 é atingir a marca de pelo menos 70% dos objetivos previstos. O município atingiu,  até o momento, 58,9% das metas.

O encontro reuniu secretários municipais, adjuntos, equipes gerenciais e representantes do setor de Planejamento das 21 secretarias municipais e os cinco órgãos vinculados ao Planejamento Estratégico da Prefeitura, tendo como objetivo avaliar as metas, o que já foi alcançado e o que precisa ser feito para a execução das ações programadas pelo Programa de Apoio ao Gerenciamento do Planejamento Estratégicos dos Municípios (GPE), antigo Programa de Desenvolvimento Integrado – PDI para 2022.

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, a Prefeitura de Cuiabá tem aproximadamente duas mil ações de iniciativas estratégicas (programas e projetos) para acompanhar os 90 indicadores municipais inseridos no Sistema GPE/TCE.

Os trabalhos foram conduzidos pelo consultor e professor da UFMT, Paulo Henrique Desidério, que apontou que a estrutura do “Plano Estratégico – Cuiabá 2030” está definida de acordo com os eixos estratégicos do Pacto Global. Ele elencou durante a reunião que o município de Cuiabá já alcançou 58,9%, das 90 metas previstas até o final do ano de 2022. 

Neste ano, os ciclos de monitoramentos acontecem mensalmente e têm como principal finalidade analisar o fluxo de lançamentos parciais das metas de curto prazo e suas respectivas ações. Outra vantagem da adesão ao GPE é o fato de a ferramenta também contemplar ações de sustentabilidade, visto que Cuiabá é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU).

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro lamenta a morte do jornalista esportivo Nelson Antônio Severino

Substituindo o antigo Programa de Desenvolvimento Integrado (PDI), o GPE é um sistema de apoio ao desenvolvimento das políticas públicas municipais, executado em parceria com o Tribunal de Contas do Estado (TCE). A ferramenta é aplicada todas as áreas de atuação do Município, como saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social. Na Prefeitura, os trabalhos são coordenados pela Secretaria de Planejamento.

“Uma das vantagens de Adesão ao GPE é o fato de a ferramenta também contemplar ações de sustentabilidade, visto que Cuiabá é signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU)”, disse o secretário municipal de Planejamento, Éder Galiciani.

A capital de Mato Grosso ocupa no ranking ocupa a 1.135º posição entre as 5.570 cidades que progrediram no cumprimento dos objetivos estabelecidos pela ONU.

O consultor Paulo Henrique Desidério, responsável pelo detalhamento das metas conformes e não conformes, parabenizou a Prefeitura de Cuiabá pelo engajamento e envolvimento das equipes na divulgação das ações e envio das informações.

“Quero reforçar a necessidade da continuidade dos esforços para manter as informações atualizadas no GPE. Outro ponto a ser ratificado é sobre a necessidade das equipes se esforçarem no levantamento de evidências dos resultados alcançados”, esclareceu Paulo Henrique. 

Após a análise das metas, referentes ao período de janeiro a outubro, os principais tópicos tratados nas reuniões de alinhamento foram a questão da finalização dos ajustes nos textos das fórmulas identificadas, ações corretivas para as metas não conformes, atualizações dos resultados parciais das iniciativas e ações, avaliação das expectativas de resultados das metas no último trimestre do ano, impactos dos resultados alcançados das metas até este momento e uma avaliação inicial das projeções para o ano seguinte.

O ciclo foi dividido em duas turmas, sendo no dia 18 (quarta-feira), a apresentação das tendências dos indicadores e dos planos de ação definidos por eixos: Cuiabá Cidadã, Inclusiva e Saudável: Saúde, Educação, Cultura e Esportes, Assistência e Secretaria da Mulher, além do eixo Cuiabá Criativa e de Oportunidades: Trabalho e Turismo.

Leia Também:  Servidores da Prefeitura de Cuiabá recebem qualificação sobre licitações

Já na quinta-feira (19), foram as temáticas, Cuiabá Sustentável para todos: Obras, Meio Ambiente, Mobilidade, Ordem Pública, Habitação, Limpurb, ARSEC, além do eixo Governança Inclusiva e Sustentável: Fazenda, Gestão, Procuradoria, Controladoria, Governo, Planejamento e Comunicação.

“Neste ciclo de monitoramento, no que se referem ao período de janeiro a outubro desse ano, os principais tópicos tratados nas reuniões de alinhamento passaram por uma avaliação analítica, sendo feita pela equipe gestora da pasta, com rigor, sabedora das dificuldades, entraves e as questões transversais que permeiam o planejamento. Além da avaliação das expectativas de resultados das metas no último bimestre do ano; impactos dos resultados alcançados das metas até este momento; e, uma avaliação inicial das projeções para o ano seguinte”, explicou o secretário.

Foram inclusas na pauta, o Realinhamento do Planejamento e Orçamento 2023; bloqueio das Metas do Sistema GPE 2021; alteração nos Níveis de segurança de senhas do Sistema GPE/TCE – redefinição das senhas dos usuários e o Decreto e Portaria do Comitê Gestor do GPE.

“Esse acompanhamento mensal assegura o cumprimento das políticas públicas municipais ligadas à saúde, educação, obras, mobilidade, infraestrutura, economia e assistência social, entre outros. “De forma geral, percebe-se forte envolvimento das pessoas na gestão do planejamento estratégico no Município. Temos que continuar trabalhando pois, essa é uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro, trabalhar com transparência e segurança”, finalizou o secretário. 

 

Fonte: Prefeitura de Cuiabá MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Prefeitura e Energisa alinham medidas para aprimorar manejo arbóreo e organização da rede elétrica

Published

on

A Prefeitura de Cuiabá realizou uma reunião institucional com representantes da Energisa para discutir e aperfeiçoar os procedimentos adotados nas podas de árvores realizadas próximas à rede de distribuição de energia elétrica. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito Abilio Brunini e reuniu gestores municipais das áreas de meio ambiente, serviços urbanos, economia, ordem pública e comunicação, no dia 24 de junho.

Participaram da reunião o prefeito Abilio Brunini, a secretária municipal de Meio Ambiente, Lise Bokorni, a secretária de Ordem Pública, Juliana Palhares, o diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, o secretário de Economia, Marcelo Bussiki, a secretária de Comunicação, Ana Karla Costa, além de representantes técnicos da Energisa.

A agenda foi solicitada pela Prefeitura com o objetivo de compreender os protocolos utilizados pela concessionária nas intervenções que envolvem o manejo de árvores em áreas urbanas. O tema vem sendo acompanhado pela administração municipal em razão de questionamentos apresentados pela população sobre serviços executados na capital.

Durante a reunião, a Energisa informou que realiza mais de mil podas por dia em todo o estado como parte das ações preventivas voltadas à manutenção da rede elétrica e à garantia da continuidade do fornecimento de energia. A empresa destacou que eventuais ocorrências que geram questionamentos não representam o padrão dos serviços executados e informou que tem investido continuamente na capacitação das equipes responsáveis pelas intervenções.

Leia Também:  Para fortalecer setor, Secretaria do Turismo de Cuiabá protocola projetos na Câmara Federal

O prefeito Abilio Brunini reforçou a importância de que as ações sejam executadas de forma planejada, transparente e alinhada aos princípios de preservação ambiental. Segundo ele, a população muitas vezes associa as podas à atuação do Município, o que torna necessária uma atuação integrada entre os órgãos públicos e a concessionária para assegurar que os procedimentos ocorram dentro dos critérios técnicos adequados.

Abilio também defendeu que os serviços de poda sejam acompanhados do imediato reordenamento da fiação nos locais atendidos. Conforme alinhado durante a reunião, a Prefeitura passará a adotar critérios mais rigorosos para autorização e acompanhamento das intervenções, buscando garantir não apenas a segurança da rede elétrica, mas também a organização urbana e a preservação da arborização da cidade.

“O desenvolvimento da cidade precisa caminhar junto com a preservação ambiental. Cuiabá possui um patrimônio arbóreo importante, que contribui diretamente para a qualidade de vida da população. Nosso objetivo é assegurar que toda intervenção necessária seja realizada com responsabilidade, planejamento e respeito ao meio ambiente”, destacou o prefeito.

Ao final do encontro, Prefeitura e Energisa definiram o fortalecimento da cooperação técnica entre as instituições, com análise de novas técnicas de manejo arbóreo em áreas de rede elétrica, ampliação da fiscalização e aperfeiçoamento dos fluxos de autorização dos serviços. A iniciativa busca reduzir impactos ambientais, aumentar a eficiência operacional das intervenções e oferecer mais segurança, organização e transparência à população cuiabana.

Leia Também:  Mutirão Fiscal segue até 30 de novembro com oportunidades de negociações de débitos tributários

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA