CUIABÁ

Secretário de Inclusão assegura sinalização aguardada há seis meses por escola

Publicado em

O secretário de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, Andrico Xavier, celebrou as melhorias na sinalização que garantiram a acessibilidade dos estudantes do Centro Estadual de Educação Inclusiva (CEEI), localizado no bairro Consil, em Cuiabá. A solicitação do serviço foi feita na semana passada e concluída nesta quinta-feira (30) pela Prefeitura de Cuiabá.

Andrico Xavier foi procurado pela comunidade escolar, que reivindicava a instalação de faixas de pedestres e a sinalização do espaço há seis meses. A direção da unidade escolar manifestou preocupação, especialmente com o retorno das aulas.

“A sinalização representa um respeito à escola bilíngue. As vans não conseguiam parar, e os alunos com deficiência auditiva não conseguem ouvir o barulho da buzina ou dos carros passando. Com a sinalização, a segurança dos alunos fica mais garantida”, afirmou o secretário.

O serviço de implantação de faixas de pedestres, sinalização indicando estacionamento regulamentado para vans escolares e colocação de placas para idosos e pessoas com deficiência foi realizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

Leia Também:  Cuiabá é escolhida como uma das cidades-sede para reunião do G20

“O prefeito Abilio Brunini nos deu liberdade para essa articulação. Ele abriu as portas de outras secretarias e, em conjunto com a Semob, conseguimos realizar o serviço tão aguardado pela direção da escola. Recebemos o ofício do diretor na semana passada e, prontamente, mobilizamos a equipe e trouxemos a solução”, destacou Andrico.

O diretor Vitor Tavares Machado afirmou que os 57 alunos matriculados na unidade escolar, que atende principalmente estudantes surdos e surdos com múltiplas deficiências, iniciarão o ano letivo na próxima semana com mais segurança.

“Inclusive, temos uma aluna surda e cadeirante que precisa ter um acesso adequado, por isso solicitamos a instalação das placas de sinalização. Foram seis meses difíceis pedindo à gestão anterior, mas não fomos atendidos. Agora, essa conquista é muito significativa para a escola. As pessoas da região, especialmente aquelas que passam por essa rua, precisam entender que aqui temos uma escola diferenciada e que requer uma visão especial sobre acessibilidade”, concluiu o diretor.

#PraCegoVer

A imagem mostra o secretário de Inclusão e Acessibilidade de Cuiabá, Andrico Xavier apontando a sinalização da vaga exclusiva para pessoas com deficiência em frente ao Centro Estadual de Educação Inclusiva. Abaixo, há uma galeria que mostra as fotos do local sinalizado.

Leia Também:  Secretaria da Mulher reúne 13 instituições em caráter emergencial para debater medidas contra feminicídios

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

CUIABÁ

Equipe de vôlei de Cuiabá vence etapa estadual dos jogos escolares

Published

on

A equipe feminina de vôlei de Cuiabá conquistou, com garra e gostinho de revanche, o título da etapa estadual no Campeonato Estadual de Desporto Escolar. A competição aconteceu na quarta-feira (16), em Lucas do Rio Verde, e a vitória foi ainda mais simbólica por ter sido conquistada sobre o mesmo time (Sinop) que venceu no ano anterior. A revanche, em grande estilo, foi pelo placar incontestável por 3 sets a 0.

O time de vôlei feminino foi selecionado a partir do desempenho nos Jogos Estudantis Cuiabanos (JECs) 2025, uma das maiores competições escolares do município, organizados pela Prefeitura de Cuiabá.

Joana Piaia Pael, 17 anos, que encerra sua participação nos Jogos Escolares este ano, foi eleita atleta destaque da competição como a melhor levantadora. Emocionada, reconheceu o esforço de toda a equipe.

“Ano passado, perdemos para esse mesmo time, por uma diferença grande. Mas este ano foi diferente. Botamos 3 a 0 em cima delas. Estou saindo muito feliz, muito leve, aliviada. Ser levantadora e ainda ser destaque é algo muito difícil, eu me emocionei muito na hora em que anunciaram. Esse título significa superação, garra e o fim de um ciclo muito bonito. É como tirar um peso de toda uma pressão das minhas costas, é um alívio mesmo”, declarou a campeã.

Leia Também:  Prefeito Emanuel Pinheiro mantém tarifa social de R$ 1 para participantes do Enem neste domingo (10)

A chegada em Cuiabá, na noite de quarta-feira (16), foi marcada novamente por forte emoção e orgulho dos familiares e dos treinadores. Juliana Piaia Pael, mãe de uma das protagonistas da campanha (Joana), não segurou a emoção ao comentar sobre o desempenho da filha e da equipe.

“A gente, que fica na torcida, sofre até mais do que elas lá na quadra. Mas elas merecem. Treinaram muito, se dedicaram todos os dias. Este ano vieram diferentes, com mais maturidade. A Juliana joga desde os 13 anos, começou no vôlei de quadra e também joga vôlei de areia. Agora, já na próxima semana, ela volta para as areias em Lucas do Rio Verde, junto com a Maria Helena”, contou com orgulho a mãe da atleta.

As gêmeas Letícia Alves Dias Petry e Mariana Alves Dias Petry, 16 anos, que atuam na posição central do time em quadra, também estavam só alegria. “Em 2024 ficamos em 2º lugar e, em 2025, em primeiro, sobre o mesmo time. Então, é revanche em cima do Sinop, graças a muito esforço de toda a equipe”, comemoraram.

O professor Dinho, da Secretaria Municipal de Esportes de Cuiabá, é um dos responsáveis pela preparação das atletas e destacou a importância do projeto não apenas pelo resultado, mas pelo impacto social e motivacional na vida das alunas.

Leia Também:  Sine tem vaga de motorista, recepcionista e outras 256; veja salários

“Tem aluna que nunca tinha saído de Cuiabá, que nunca participou de um campeonato. Ver a alegria delas ao receber o uniforme, participar de tudo isso, é recompensador. Saímos renovados e com vontade de continuar, de conquistar ainda mais no próximo ano”, afirmou.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Jefferson Neves, também reforçou o compromisso da gestão com o esporte escolar.

“Essa conquista é fruto do trabalho de muitos: atletas, pais, treinadores, dirigentes. Cabe ao poder público dar as condições para que isso aconteça. Queremos continuar investindo no desenvolvimento esportivo, para que novas gerações de atletas possam surgir e conquistar cada vez mais”, afirmou o secretário.

Com o título estadual nas mãos, a equipe feminina de vôlei de Cuiabá encerra sua participação com um misto de orgulho, emoção e a certeza de que o esforço, mais uma vez, valeu a pena.

Outras modalidades do campeonato estadual seguem em andamento, entre elas a de vôlei de areia, na qual Juliana retornará a Lucas do Rio Verde para disputar.

#PraCego Ver

A foto mostra as meninas campeãs segurando o troféu em momento de comemoração celebrado em frente ao Ginásio Aecim Tocantins, em Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA