VÁRZEA GRANDE

Casa de Sarita promove ação para atendimento às mães atípicas

Publicado em

A Casa de Sarita promoveu nesta terça-feira (28) – na Escola Municipal de Educação Básica “Gonçalo Domingos de Campos”, localizado no Jardim Alá – uma manhã de proteção e cuidado para as mães atípicas, ou seja, aquelas que desempenham um papel excepcional ao cuidar de filhos com deficiências ou síndromes raras. Elas que enfrentam desafios diários muitas vezes passam despercebidas pela sociedade, merecem cuidados especiais, e também serem homenageadas.

“E este é o nosso propósito, homenagear essas mães que se desdobram para cuidar de seus filhos. Esta ação é um presente da nossa primeira-dama Kika Dorilêo Baracat que quis retribuir o carinho recebido por essas mulheres, trazendo para essa região ações e serviços, com a presença da Casa de Sarita, dando esse acolhimento. É uma manhã de auto cuidado a essas mulheres que também participam dessa gestão”, informou a secretária de Assistência Social, Ana Cristina Vieira.

Durante toda a manhã, equipes da Casa de Sarita, disponibilizaram os serviços de maquiagem, esmaltação, designer de sobrancelha, tranças de cabelo, atendimento psicológico, florais de bach e auriculoterapia.

A terapeuta Catharine Villas Boas, realizou uma palestra motivacional, destacando a importância dessas mães que enfrentam desafios diários e que muitas vezes passam despercebidas, para que tenham uma vida com mais conexão e entusiasmo.

Leia Também:  Operação apreende mais de 7 mil garrafas de whisky com suspeitas de contaminação

“Toda a mulher é forte quando recebe o dom de gerar um filho, mas as mães atípicas são ainda mais porque a sua vida fica focada em cuidar da sua criança, e que muitas vezes tem várias limitações. Elas desempenham esse amor integralmente e, 24 horas por dia e muitas vezes se esquecem de que ela também precisa de cuidados para continuar vivendo. São jornadas cansativas e desafiadoras, e por isso, a importância se darmos importância também a elas”, destacou.

A terapeuta disse que é muito bom ter esse apoio social dado pela Assistência e Casa de Sarita no acolhimento a essas mães. “É importante incentivarem esse autocuidado, e é nesse momento em que elas conseguem respirar, se desligar e se abastecer para voltar a rotina de trabalho com a família, a casa e com os filhos”, destacou a especialista afirmando que antes de ser mãe uma mãe que ama, há uma mãe que merece ser amada.

A diretora da Escola Municipal de Educação Básica ‘Gonçalo Domingos de Campos’, Selcilene Gonçalves de Oliveira Silva, disse que a unidade escolar atende 862 anos e destes 67 alunos são atípicos e necessitam de atenção e cuidados. “Esse evento nos faz refletir um pouquinho do tão importante o papel dessas mães atípicas e que precisam se desdobrar muito mais no cuidado, na atenção do filho e que muitas vezes são até esquecidas, por terem mais dificuldade de acesso à escola, em função dos filhos com deficiência e pelo tempo que elas se dedicam a eles. E esse é um evento especial, para essas mães tão especiais também”.

Leia Também:  Escola de Várzea Grande conquista premiações na Copa Centro-Oeste de Bandas e Fanfarras de Sorriso

A diretora observou ainda que a unidade escolar ‘Gonçalo Domingos de Campos’ é uma escola piloto, polo da sala de recursos multifuncionais e realiza atendimento a outras seis escolas da região.

A dona de casa Angelita Maria de Morais, mãe atípica, elogiou a condução do evento e disse que é importante receber esse autocuidado, por parte da gestão municipal. “Esse evento nos motiva a cuidarmos de nós mesmas, e de termos tempo para relaxar e conviver com outras mães que vivenciam os mesmos problemas. Nunca tinha participado de uma palestra desse gênero e estou muito feliz em poder dedicar a mim esse tempo. A vida de uma mãe atípica é exaustiva e a gente muitas vezes se esquece de que é mulher e que precisa também de cuidados”.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.

A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.

A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  Conservadoras de vacinas passam por manutenção após meses de abandono

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.

“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA