VÁRZEA GRANDE

Educação promove evento com foco na captação de recursos ao Terceiro Setor

Publicado em

 “A parceria entre o poder público e o Terceiro Setor é essencial para alcançar objetivos comuns e promover a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou

 

A formatação de projetos e propostas para a captação de recursos para o chamado 3º Setor esportivo e cultural foi o foco do encontro promovido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande. O evento foi realizado no dia 28 de maio, no Anexo II da SMECEL, no bairro Jd. Marajoara.

Representantes de associações, institutos, projetos sociais, federações esportivas e culturais de Várzea Grande e região, além de entidades que atuam em áreas diversas, como entidades de acolhimento a mulheres vítimas de violência e pessoas em vulnerabilidade, participaram do encontro.

O secretário municipal, Cleiton Marino Santana, e parceiros ministraram a formação com palestra sobre a importância do Terceiro Setor se capacitar para a captação de recursos. Cleiton discorreu sobre a relevância da sociedade civil para o desenvolvimento humano e sustentável e a construção de uma ‘cidade inteligente’, destacou a importância do Terceiro Setor em aprender a fazer captação de recursos, “é evidente que o fomento desempenha um papel crucial na promoção da inovação e desenvolvimento local”, afirmou o secretário.

Ele também ressaltou que o fomento contribui para o desenvolvimento humano, garantindo acesso a oportunidades e recursos para melhorar a qualidade de vida. “A parceria entre o poder público e o Terceiro Setor é essencial para alcançar objetivos comuns e promover a melhoria da qualidade de vida da população”, destacou.

Leia Também:  Fortes chuvas mobilizam equipes da Prefeitura e ações emergenciais são realizadas em Várzea Grande

O secretário explicou que existem diferentes tipos de fomento que podem ser utilizados para apoiar o desenvolvimento de entidades da sociedade civil e projetos. “A captação de recursos e o fomento são essenciais para o terceiro setor, assegurando a sustentabilidade e expansão de suas atividades, que frequentemente dependem de doações e parcerias para sobreviver e prosperar. Isso permite que as organizações sociais não apenas sobrevivam, mas também ampliem seu alcance e impacto positivo na sociedade.”, exemplificou.

O superintendente de Cultura, Leandro Manduca, falou sobre a importância da cultura no desenvolvimento humano, enfatizando a necessidade de promover a diversidade cultural e a inclusão social. Para ele, a cultura desempenha um papel crucial no desenvolvimento local, promovendo a coesão social, a identidade, a educação e o empoderamento, especialmente para jovens e comunidades. Ela fomenta o desenvolvimento intelectual e emocional, fortalece laços e oferece oportunidades de expressão criativa, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e justa.

“Como superintendente municipal de Cultura, é um prazer trabalhar para promover a diversidade cultural e a inclusão social em nossa cidade. Acreditamos que a cultura tem o poder de transformar vidas e comunidades. Por isso, estamos trabalhando em parceria com o Terceiro Setor, organizações culturais, artistas e a comunidade para fortalecer as manifestações locais, como a música, a dança e o artesanato, entre outras” disse.

Leia Também:  DAE encerra mutirão no São Mateus e inicia nova etapa no São Benedito

Para o superintendente de Esporte e Lazer, Héliton Gomes, a capacitação oferecida aos dirigentes das ONGs presentes abordou temas como gestão de projetos, liderança e trabalho em equipe, comunicação eficaz, avaliação e monitoramento de projetos e desenvolvimento sustentável. “Reconhecemos a importância do Terceiro Setor em se organizar para a captação de recursos e assim promover o desenvolvimento humano e sustentável, garantindo que todos os indivíduos tenham acesso a oportunidades e recursos para melhorar sua qualidade de vida” reforçou.

O evento contou com a presença do subsecretário, Alexandre Moreno, da superintendente Pedagógica, Majô Dias, do superintendente de Gestão, Rafael Medeiros, dos vereadores Caio Cordeiro, Charles Quadros e representantes das entidades: AMFMT, ASCA, Instituto Semente Brasil, Associação de Cultura de Bonsucesso, Associação Nativo, Associação Esportiva Pés de Ouro, ONG Lírios, Associação Laços de Vida, Faculdade FACEIB, Associação Ajudando Mais 1, Associação Pequeno Galileu, Instituto Marciel, Centro Equestre de VG, Conselho Municipal de Cultura, ACAMIS, APAE/VG, Judô da Paz, Futebol para Todos, A.E. Unidos do Jd. Dos Estados, Projeto Búfalo e diretores da rede municipal de Ensino.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.

A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.

A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos também atua com grupos de idosos

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.

“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA