VÁRZEA GRANDE

Escolas municipais promovem atividades lúdicas em celebração ao Dia Nacional do Brincar

Publicado em

Brincar é muito mais do que uma atividade espontânea da infância: é um direito assegurado por lei e um dos pilares para o desenvolvimento integral das crianças. Além de proporcionar diversão, o brincar contribui para a construção de memórias e deve fazer parte da rotina diária infantil, especialmente neste 28 de maio, quando é celebrado o Dia Internacional e Nacional do Brincar.

A data foi oficializada pela Lei nº 15.145/2025 e é reconhecida pelo UNICEF. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre o papel fundamental das atividades lúdicas no desenvolvimento físico, emocional e social das crianças.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, mais do que cumprir a legislação, o município tem garantido às crianças o direito de serem, de fato, crianças, com espaço e liberdade para brincar, principalmente na primeira infância.

“Em todas as nossas unidades, as crianças contam com espaços amplos e parques para gastar energia, sempre acompanhadas pelas equipes pedagógicas. Esse momento é importante para a socialização e também para o desenvolvimento físico e emocional”, destacou a secretária.

Leia Também:  Prefeita conhece Ecoparque e as últimas tecnologias para tratamento de lixo

Maria Fernanda também ressaltou que, em uma era dominada pelas telas digitais, é fundamental incentivar brincadeiras e atividades que estimulem habilidades cognitivas, socioemocionais e motoras, além de fortalecer práticas pedagógicas no ambiente escolar.

Nesta quarta-feira (28), os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Professora Maria das Graças Pinto, localizada no bairro Jardim Paula II, participaram de diversas atividades na quadra esportiva e aproveitaram o espaço destinado às brincadeiras para jogar bola, pular amarelinha e até realizar apresentações de saltos e piruetas.

No Centro Municipal de Educação Infantil São Domingos Sávio, no bairro Cristo Rei, as crianças aproveitaram o parquinho e interagiram entre si. O momento de diversão e socialização faz parte das atividades desenvolvidas diariamente no ambiente escolar.

As ações em comemoração ao Dia do Brincar estão sendo realizadas ao longo de toda a semana e envolvem todas as unidades escolares da rede municipal de ensino.

Leia Também:  Várzea Grande adere movimento de combate a violência contra mulher

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeita sanciona lei que cria Fundo Municipal de Educação em Várzea Grande

Published

on

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, sancionou a lei que institui o Fundo Municipal de Educação de Várzea Grande (FMEVG), mecanismo que passa a concentrar a gestão financeira dos recursos destinados à implementação, manutenção e ampliação das políticas públicas voltadas à educação no município, por meio de emendas.

Vinculado à Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o fundo terá natureza contábil e financeira e será utilizado para captar, administrar e aplicar recursos em programas, projetos, ações e serviços da área educacional.

Entre as finalidades previstas estão investimentos em planejamento e gestão da educação, formação continuada de professores e servidores, construção, reforma e manutenção de escolas e unidades administrativas, aquisição de materiais didáticos, equipamentos, veículos para a frota da Secretaria, além do custeio da alimentação escolar.

O Fundo ainda poderá financiar a aquisição e o desenvolvimento de novas tecnologias e metodologias de ensino, a modernização da gestão da educação e a contratação de serviços especializados para elaboração e execução de projetos na área.

A gestão do FMEVG ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, que atuará como unidade gestora e orçamentária, com supervisão direta da prefeita.

Leia Também:  Papai Noel dos Correios celebra inclusão lançando campanha de solidariedade no Centro Municipal João Ribeiro

A lei também cria o Conselho Gestor do Fundo Municipal de Educação, órgão de caráter deliberativo e com composição paritária entre representantes do Poder Público e da sociedade civil. Caberá ao colegiado aprovar o plano anual de aplicação dos recursos, acompanhar e fiscalizar a execução orçamentária e financeira, emitir parecer sobre as contas da gestão e deliberar sobre as diretrizes de utilização dos recursos.

O Conselho contará com representantes do Conselho Municipal de Educação e do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb. As reuniões e deliberações deverão ser públicas e amplamente divulgadas.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA