VÁRZEA GRANDE
Força feminina na gestão impulsiona avanços históricos na saúde de Várzea Grande
Publicado em
7 de março de 2026por
Da Redação
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste domingo (8), a Prefeitura de Várzea Grande destaca os avanços conquistados na área da saúde sob a liderança feminina que marca a atual gestão municipal. Com a prefeita Flávia Moretti à frente do Executivo e a secretária municipal de Saúde, Deisi Bocalon, comandando a pasta, o município tem vivido um período de reestruturação, ampliação de serviços e captação histórica de recursos.
A presença feminina na gestão tem refletido em uma condução marcada por sensibilidade social, capacidade de articulação e foco em resultados. Em pouco mais de um ano de trabalho, a Secretaria Municipal de Saúde tem promovido mudanças significativas que já impactam diretamente a vida da população várzea-grandense.
Com experiência consolidada no Sistema Único de Saúde (SUS), Deisi Bocalon assumiu a pasta diante de um cenário desafiador, marcado por limitações financeiras e demandas acumuladas. A resposta veio com reorganização administrativa, ampliação de credenciamentos, fortalecimento da arrecadação própria da saúde e intensa articulação política junto aos governos estadual e federal.
“Nosso compromisso é garantir que a saúde avance com planejamento, responsabilidade e respeito à população. A gestão da prefeita Flávia Moretti tem mostrado que a presença da mulher na política também significa olhar humano, determinação e capacidade de transformar realidades”, destaca a secretária.
Avanços estruturais e melhorias nas unidades
Entre as melhorias realizadas ao longo do último ano estão importantes intervenções estruturais nas unidades de saúde. Na Unidade de Pronto Atendimento do Ipase (UPA Ipase), foram executadas obras de ampliação da sala de medicação e a construção de abrigo para resíduos e instalação de autoclave, ampliando a capacidade de esterilização de materiais.
Já no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), a unidade passou por readequações estruturais, com troca de portas, pintura do prédio e construção da sala NAVES (Núcleo de Apoio à Vítima de Estupro (NAVES). O espaço também receberá nova fachada e será reinaugurado em breve, oferecendo ambiente mais acolhedor e adequado à população.
Outro importante avanço foi a entrega da Unidade de Coleta de Sangue – Davi Almeida Franco, ampliando o acesso da população a doação de sangue, subsidiando o Hemocentro de Mato Grosso.
No Pronto-Socorro e Hospital Municipal (HPSVG), diversas melhorias estruturais também foram realizadas, incluindo reforma e adequação de banheiros da sala amarela, enfermaria amarela e enfermarias 1, 6 e 7 do bloco B, além da reestruturação dos banheiros destinados aos funcionários.
Também foram executadas melhorias no bloco trauma, reparos nas redes internas de esgoto e elétrica, troca de transformador, instalação de grupo gerador, reforma do administrativo e a cobertura total do telhado da unidade, obra que segue em fase final de execução.
Novas obras e expansão da rede
Além das melhorias estruturais, a gestão também avançou na ampliação da rede municipal de saúde. Entre os projetos já licitados e em execução está a construção da nova maternidade de Várzea Grande, que terá estrutura mais moderna e maior capacidade de atendimento e também, a construção do novo Centro Especializado em Reabilitação (CER II), ampliando a assistência a pacientes que necessitam de atendimento especializado em reabilitação.
Para este ano, está em andamento o lançamento do processo licitatório para a construção do novo CAPS III, fortalecendo a rede de atenção psicossocial do município.
Programa Fila Zero amplia acesso e reduz espera
Outro marco da atual gestão é a implantação do Programa Fila Zero, que tem ampliado o acesso da população a consultas, exames e cirurgias especializadas.
Até fevereiro deste ano, já foram realizados mais de 70 mil procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias, garantindo mais agilidade no atendimento e reduzindo filas históricas da rede pública.
O programa também permitiu a ampliação da oferta de serviços no município, com novos exames e procedimentos, como mamografias, cirurgias oftalmológicas, laqueaduras, de vesícula e hérnia, além de cirurgias ortopédicas realizadas em menos de 24 horas no Pronto-Socorro municipal.
Somente com os procedimentos realizados dentro da rede credenciada, o município já faturou mais de R$ 17,4 milhões, recursos que fortalecem o orçamento da saúde e ampliam a capacidade de investimento no atendimento à população.
Saúde como prioridade da gestão
Com gestão técnica e articulação política, a secretária também garantiu recursos expressivos por meio de emendas parlamentares e cofinanciamentos, assegurando investimentos em estrutura, custeio e ampliação de serviços.
Para a prefeita Flávia Moretti, os resultados demonstram a força do trabalho coletivo e o papel transformador da presença feminina na gestão pública.
“Quando mulheres ocupam espaços de decisão, políticas públicas ganham sensibilidade, responsabilidade e compromisso com as pessoas. A saúde de Várzea Grande vive um novo momento graças ao empenho de uma equipe comprometida com a população”, destacou Moretti.
Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, os avanços na saúde municipal refletem mais do que números e obras: representam o impacto da liderança feminina na construção de uma gestão mais humana, eficiente e voltada ao cuidado com as pessoas.
VÁRZEA GRANDE
Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036
Published
12 horas agoon
23 de junho de 2026By
Da Redação
Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.
Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.
A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).
“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.
A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.
A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.
“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.
Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.
“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.
A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.
“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.
A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.
“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.
Galeria de Fotos (30 fotos)
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
Sessão da 2ª Câmara Criminal é adiada e terá nova data para julgamento
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
GRANDE CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão...
Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036
Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril...
PCCS e qualificação profissional são pilares para fortalecer a saúde pública em Várzea Grande
A retomada do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) representa uma importante ferramenta para a valorização dos servidores e...
MATO GROSSO
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas...
Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste
O governador Otaviano Pivetta faz, nesta quarta-feira (24.6), uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá,...
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
POLÍCIA
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
Polícia Civil prende dois investigados por tortura em Pedra Preta
A Polícia Civil prendeu dois investigados por tortura durante a Operação Ruptura, deflagrada em Pedra Preta. O primeiro investigado, de...
Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente...
ENTRETENIMENTO
Léo Santana e Lore Improta impressionam com ensaio newborn do filho Levi com Liz
Bianca Andrade e Fred Bruno se unem para curtir dia com o filho em Miami: ‘Familinha’
A influenciadora e empresária Bianca Andrade, de 31 anos, e o apresentador do Globo Esporte Fred Bruno, de 37, voltaram...
Poliana Rocha homenageia cantor Leandro nos 28 anos de sua morte: ‘Parou o Brasil’
Poliana Rocha, esposa do cantor Leonardo, usou as redes sociais nesta segunda-feira (23), para prestar uma homenagem a Leandro, no...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO7 dias agoRecorde no abate de bovinos testa capacidade do Brasil de manter mercados
-
AGRONEGÓCIO7 dias agoCrédito ao agro pode atingir R$ 652 bilhões, mas esbarra em limites fiscais
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Esportes6 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
