VÁRZEA GRANDE

Guarda Municipal realiza pedal “Maio Amarelo” em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul

Publicado em

Cada participante deverá doar 5 kg de alimentos não perecíveis

A Guarda Municipal de Várzea Grande está promovendo um pedal solidário, o “Maio Amarelo”, que ocorrerá no dia 30 de maio (quinta-feira, feriado de Corpus Christi), em prol das vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul.

O evento está programado para iniciar às 19h30, com ponto de partida na Praça Municipal Sarita Baracat. A ação visa coletar alimentos não perecíveis, que serão enviados para o governo do Rio Grande do Sul, responsável pelo atendimento e distribuição de donativos às vítimas. Além disso, busca despertar a conscientização para a Paz no Trânsito, através da Campanha “Maio Amarelo”.

Todos os ciclistas de Várzea Grande e região são convidados a participar, especialmente os cerca de mil ciclistas que já fazem parte do grupo Pedal da Guarda Municipal. A ideia é que cada participante doe 5 kg de alimentos não perecíveis, como arroz, feijão, lentilha, grão-de-bico, macarrão, óleo, entre outros.

“O nosso propósito inicial é colaborar de alguma forma com os desabrigados do Rio Grande do Sul na arrecadação de alimentos. Neste momento crítico, em que vivem milhares de famílias, o alimento é fundamental. Já a Campanha ‘Maio Amarelo’, cujo lema deste ano é ‘Paz no trânsito começa por você’, tem como proposta lembrar que todos — motoristas, passageiros, ciclistas ou pedestres — têm a responsabilidade de garantir a segurança uns dos outros. Além disso, queremos incentivar cada vez mais a prática esportiva com um passeio ciclístico seguro, promovendo a qualidade de vida e a conscientização com o meio ambiente, respeito ao trânsito acima de tudo. Por isso, solicitamos que cada participante leve 5 kg de alimentos não perecíveis. Cada segmento fazendo sua parte, a comida não vai faltar nas mesas dos desabrigados. Será um evento de alerta e solidariedade, tanto para a ‘Paz no Trânsito’ quanto para a doação”, disse o coordenador do Pedal da Guarda, GM Juliano Bezerra Lemos.

Leia Também:  Gestão Fazendária se reúne com Planejamento do Estado para incluir serviços de Várzea Grande no aplicativo MT Cidadão

O secretário Municipal de Defesa Social, Cel Alessandro Ferreira da Silva, afirmou que o evento “Maio Amarelo” é um alerta sobre as Leis de Trânsito para evitar mortes e acidentes. “Mais que um gesto de solidariedade, é um gesto de humanidade, pois é impossível não nos solidarizarmos com a dor e sofrimento daqueles irmãos brasileiros que estão no Rio Grande do Sul. Sabemos que, neste momento, toda ajuda é bem-vinda. Vamos arrecadar alimentos não perecíveis e encaminhá-los o mais rápido possível ao governo do Rio Grande do Sul”, disse ele.

Segundo Juliano, será um pedal normal, por isso cada participante deve levar, como de costume, seus pertences, como água e câmara reserva. É obrigatório o uso de todos os equipamentos de segurança, como capacete, óculos e luvas, para a segurança individual de cada um.

As inscrições poderão ser feitas nos seguintes pontos: loja Ciclo Rabelo localizada na Avenida Júlio Campos em Várzea Grande, na Auto Escola Dorado localizada na Avenida Filinto Müller, bairro Centro Sul em Várzea Grande, na loja Armazen.com localizada na Avenida 8 de Abril, nº 60 no bairro Porto em Cuiabá e também no Pedal da Guarda às quintas-feiras.

Leia Também:  Atendimento normalizado na Unidade de Saúde do Jardim Eldorado

Sobre o “Maio Amarelo”, Juliano explica que tem relação com as placas de sinalização de trânsito, que indicam atenção e precaução. Durante todo o mês de maio, diversas atividades são realizadas em todo o mundo com o propósito de orientar motoristas, ciclistas, pedestres e passageiros sobre a importância de respeitar as leis de trânsito e adotar medidas que possam contribuir para a redução de acidentes e mortes.

Dados da Guarda Municipal apontam que os acidentes envolvendo motoboys são uma preocupação frequente devido ao crescente número de motociclistas que circulam pelas ruas e avenidas durante o dia todo realizando entregas.

“Alguns dos principais riscos a que esses trabalhadores estão expostos englobam colisões com outros veículos, quedas da moto, atropelamentos, além de exposição a fatores como poluição sonora, do ar e vibrações, que podem ter efeitos prejudiciais à saúde a longo prazo. Além disso, muitas pessoas sofrem lesões graves ou permanentes em acidentes de trânsito, o que impacta não apenas a vida delas, mas também de suas famílias e da sociedade como um todo. É necessário adotar comportamentos seguros no trânsito, como respeitar os limites de velocidade, não dirigir sob efeito de álcool ou drogas, usar o cinto de segurança, cumprir as leis de trânsito e estar atento às condições das vias”, concluiu ele.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura lança programa “Acelera VG água” para ouvir população

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande lançou nesta segunda-feira (22) o programa “Acelera VG água”, que disponibiliza à população a consulta pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) atualizado e incentiva a participação na audiência pública prevista para agosto. O acesso ao documento pode ser feito pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br.

“Estamos há um ano e dois meses nesse processo. Contratamos a FIPE, que realizou o diagnóstico, ouviu a população por região e agora apresentou o prognóstico, que é a versão atualizada do Plano Municipal de Saneamento Básico. Agora queremos que todos acessem o plano e enviem contribuições”, disse a prefeita Flavia Moretti.

A gestora também afirma que o documento apresenta a situação atual dos serviços de água e esgoto e propõe soluções para os próximos 35 anos. “Esta consulta pública é uma oportunidade para que a população conheça as propostas, tire dúvidas e envie suas contribuições antes da consolidação do plano”, explica.

A população pode participar da consulta por meio da audiência pública prevista para agosto ou enviando sugestões pelo e-mail [email protected].

Leia Também:  Prefeita articula pessoalmente aprovação de fusão entre as secretarias de Gestão Fazendária e de Planejamento  

A secretária de Assuntos Estratégicos, Ina de Maria, acrescenta que a população pode acessar o programa pelo site aceleravgagua.varzeagrande.mt.gov.br e enviar contribuições após a leitura do documento na íntegra.

“Somente após a consolidação deste plano pela população e pelos órgãos de controle é que poderemos definir a melhor opção de gestão para os serviços de água e saneamento da cidade, buscando soluções para o problema crônico de abastecimento”, completou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA