VÁRZEA GRANDE

Moretti cobra apoio da ALMT para ampliar repasses para Saúde e Assistência Social

Publicado em

Várzea Grande precisa viabilizar o aumento do teto de Média e Alta Complexidade e garantir pagamento de uma emenda especial de mais de R$ 20 milhões já aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite

A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ontem (23), para apresentar demandas nas áreas da Saúde e Assistência Social do Município. A reunião, inicialmente agendada com o presidente da Casa, deputado Max Russi (PSB), foi conduzida pelo deputado estadual Dr. João (MDB), que recebeu a gestora municipal, as secretárias Deisi Bocalon e Cristina Saito e o vereador Alessandro Moreira (MDB), na presidência da Assembleia.

Durante a reunião, Flávia Moretti apresentou dados sobre o subfinanciamento da saúde pública no Município e solicitou apoio da Assembleia Legislativa para interceder junto à bancada federal e ao governo federal. O objetivo é viabilizar o aumento do teto MAC (Média e Alta Complexidade) e garantir o pagamento de uma emenda especial de mais de R$ 20 milhões já aprovada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB-MT).

Leia Também:  Nova paralisação da ETA Pari (Sistema IV)

“Apresentamos os números da Saúde e da Assistência Social de Várzea Grande e mostramos o quanto precisamos de recursos para custeio e investimento. Nosso teto MAC é de apenas R$ 3,7 milhões mensais, sendo que só com soro hospitalar gastamos R$ 800 mil. Isso inviabiliza qualquer planejamento. Várzea Grande é porta aberta, atende toda a Baixada Cuiabana e municípios do interior. Precisamos de reforço urgente. Nosso repasse de ICMS, por exemplo, este mês será inferior a R$ 500 mil, o que compromete ainda mais as finanças municipais”, destacou a prefeita.

Ainda segundo a prefeita Flávia Moretti a expectativa é de que “a Assembleia Legislativa articule uma resposta célere, por meio de recursos emergenciais, apoio político e institucional, e intermediação junto ao governo federal para evitar o colapso nos serviços essenciais e garantir atendimento de qualidade nas áreas de Saúde e Assistência Social à sociedade várzea-grandense”.

O deputado Dr. João classificou o encontro como “muito produtivo” e reforçou a gravidade da situação. “A prefeita e as secretárias demonstraram preocupação legítima. A realidade é difícil e exige articulação política. Vamos buscar o envolvimento dos demais deputados, do governo do estado e também da bancada federal. A Assembleia Legislativa não pode se omitir. Precisamos agir de forma rápida”, afirmou o parlamentar.

Leia Também:  Secretaria esclarece funcionamento do atendimento no Setor Funeral

O vereador Alessandro Moreira ressaltou que o quadro crítico da saúde municipal já havia sido apresentado ao deputado Dr. João, que esteve pessoalmente na Secretaria Municipal de Saúde a convite da gestão. “A reunião de hoje só foi possível porque o deputado já havia visto de perto a realidade. Ele se sensibilizou, abriu as portas da Assembleia e provocou esse diálogo. Agora é o momento de os 24 deputados reconhecerem que todos têm votos em Várzea Grande e contribuírem com soluções concretas”, afirmou o vereador.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Published

on

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Nova paralisação da ETA Pari (Sistema IV)

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA