VÁRZEA GRANDE

Orientadoras trabalham tema e a importância da inclusão social

Publicado em

Dois de abril é comemorado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, data em que milhões de pessoas lutam por uma sociedade mais humana e sem discriminação. E para chamar a atenção das crianças para esse assunto tão importante e necessário, as orientadoras que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), realizaram ontem, durante as atividades de cada polo, rodas de conversas e orientações sobre o tema, destacando a importância de se ter empatia e respeito às pessoas que possuem essa síndrome.

Como explica a coordenadora da Proteção Especial Básica, Bernadete Miranda, o comportamento humano é pautado em exemplos, que quando bem estruturados na infância, formam cidadãos mais conscientes. “E é exatamente essas atitudes que nós queremos que as nossas crianças tenham, e para que isso aconteça é necessário abordar todos os temas. Com relação ao autismo, é necessário que as crianças aprendam a lidar com o que não é igual a nós e que aceitem essa diferença”.

A coordenadora disse ainda que ensinar as crianças a terem respeito e aprender a conviver com as diferenças é um desafio, dos pais, da escola e nossa que atuamos com o Serviço de Convivência que tem por objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiência entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva.

Leia Também:  Construmat e Passagem da Conceição recebem força-tarefa do VG em Ação nesta terça-feira (9)

No polo Figueirinha a orientadora Dayane Freitas trabalhou com as crianças o significado da cor azul, que no autismo, estimula o sentimento de calma e de maior equilíbrio para as pessoas. Além disso, os participantes do Serviço de Convivência realizam trabalhos de pinturas e colagens.  

No polo Vila Artur, a orientadora Renita Borges Barros, estimulou as crianças a elaborarem painéis usando diversas cores, e também orientou os participantes sobre a importância das palavras respeito e inclusão social.

Já no polo Jardim Alá, a orientadora Carina Soares, utilizou em metodologia de ensino, jogos e brincadeiras para trabalhar a união e o respeito às diferenças.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Gestão Flávia Moretti eleva Várzea Grande ao nível máximo de excelência em transparência e gestão contábil

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande alcançou a classificação A, nível máximo de excelência em gestão e transparência contábil, atingindo índice de 95,08% em 2026. O resultado representa um marco histórico para o município e evidencia os avanços promovidos pela gestão da prefeita Flávia Moretti na organização fiscal, contábil e administrativa da cidade.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segefaz), em 2024, durante a gestão anterior, Várzea Grande possuía classificação E, considerada crítica, com índice de 57,4%, a menor pontuação já registrada pelo município. Segundo relatório técnico da pasta, o desempenho era resultado de falhas e inconsistências estruturais no processo de envio das informações contábeis e fiscais.

A partir de 2025, a administração municipal iniciou uma série de medidas para reverter esse cenário, incluindo o uso intensivo de tecnologia para identificar e corrigir inconsistências, melhor aproveitamento dos prazos legais para ajustes técnicos e alinhamento entre as equipes responsáveis pela produção e envio das informações fiscais, priorizando a transparência e a confiabilidade dos dados.

As ações implementadas resultaram em uma evolução expressiva dos indicadores. Em 2025, o município elevou sua classificação para o nível B, alcançando índice de 87,3%. Já em 2026, Várzea Grande avançou para a classificação A, consolidando-se entre os municípios com melhor desempenho em gestão contábil e transparência fiscal.

Leia Também:  Moretti articula emendas com deputado Coronel Assis  

Para o secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a conquista representa uma transformação histórica na administração pública municipal.

“Essa é uma marca histórica para Várzea Grande, algo inédito. Esse resultado é fruto do compromisso da prefeita Flávia Moretti com a responsabilidade fiscal e da dedicação de cada servidor municipal, especialmente das equipes da Contabilidade. O município passa a ocupar posição de destaque nacional em gestão contábil, demonstrando rigor técnico, eficiência administrativa e compromisso com a transparência. A evolução da nota E para a nota A representa um verdadeiro marco de governança pública”, destacou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA