VÁRZEA GRANDE

Prefeitura entrega novas cadeiras odontológicas e amplia atendimento nas USFs

Publicado em

Por meio de conhecimento técnico e articulação, Várzea Grande está cadastrada junto ao Ministério e poderá ofertar e ampliar os serviços, marcando um momento histórico nesse cuidado com a população

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenadoria de Saúde Bucal, entregou na manhã dessa terça-feira, 22, duas novas cadeiras odontológicas para reforçar os atendimentos nas Unidades de Saúde da Família, a ‘Vereador João Avelino Bulhões’, no bairro São Mateus, e ‘Aurília Salles Curvo”, no Jardim União.

A ação faz parte do plano estratégico de ampliação e modernização dos serviços de saúde bucal no Município, com foco na descentralização e no fortalecimento da Atenção Primária à Saúde. Com essa entrega, Várzea Grande passa a contar com 10 cadeiras odontológicas em pleno funcionamento, sendo que outras seis estão previstas para instalação em breve. A oferta do serviço toma dimensão inédita no SUS várzea-grandense.

A prefeita Flávia Moretti (PL) lembrou que, em apenas seis meses de gestão, foi possível cadastrar junto ao Ministério da Saúde as unidades que já tinham consultórios odontológicos, mas que até então não estavam credenciadas. “Elas não computavam recursos para o Município. Hoje, conseguimos entregar duas cadeiras odontológicas devidamente registradas, funcionando 100% legalizadas. É uma conquista da gestão, de toda equipe da saúde e da população”.

Moretti destaca ainda, que devido à falta de credenciamento no Ministério da Saúde, no passado, o Município perdeu o Odontomóvel, mas, que já está buscando, junto ao órgão federal, a recuperação do serviço móvel. A prefeita informa que “até o fim do ano, todas as USFs estarão com consultórios odontológicos em funcionamento”, disse a gestora.

Leia Também:  Guarda Municipal intensifica fiscalização contra cerol e linhas cortantes em Várzea Grande

As duas novas cadeiras foram adquiridas com recurso de emenda parlamentar do deputado estadual Fábio Tardin (PL), no valor de R$ 300 mil, contemplando o chamado “gabinete odontológico”, com cadeira, materiais e autoclave. A secretária destacou ainda que o deputado federal Carlos Avallone (PSDB) já se comprometeu a destinar outras 10 cadeiras para reforçar o serviço odontológico em Várzea Grande.

Deisi frisa que essa é uma importante expansão do serviço bucal no Município. “A descentralização do atendimento odontológico fortalece o SUS e aproxima o cuidado da população. Antes, tudo estava concentrado no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Agora, seguimos o que o SUS preconiza: cada Unidade de Saúde deve contar com um consultório odontológico, habilitado junto ao Ministério da Saúde, o que também garante recursos, conforme o cadastramento dessas unidades”, explicou.

MÉRITO DA ATUAL GESTÃO – De acordo com o superintendente da Atenção Primária à Saúde, Márcio Frederico, a solicitação para ampliar e implantar consultórios odontológicos nas unidades de saúde foi uma das primeiras ações da atual gestão. “É um serviço que regionaliza o atendimento, promove mais agilidade e humanização. O paciente não precisa mais sair do seu bairro para ter acesso ao atendimento básico odontológico. E, quando necessário, será encaminhado, dentro da unidade que o está atendendo, ao CEO para procedimentos especializados”, explicou.

O gerente da unidade ‘Aurília Salles Curvo’, Carlos Costa, que também é morador da região, afirmou que a chegada do consultório odontológico representa uma conquista para o bairro. “Sentíamos a falta desse atendimento aqui. Agora, a população será diretamente beneficiada com um serviço essencial”, afirmou.

Já o vereador Alessandro Moreira (MDB), representante da região do Jardim União, também celebrou a instalação do consultório odontológico na unidade Aurília Salles Curvo. “Há quatro anos venho solicitando essa implantação. Em quatro meses, após uma conversa com a secretária Deisi Bocalon, conseguimos tornar isso realidade. Isso mostra o quanto a parceria entre o Legislativo e o Executivo pode beneficiar a população”, pontuou.

Leia Também:  NOTA DE ESCLARECIMENTO

Morador do bairro São Mateus, o vereador Emerson Enfermeiro (PP), comemorou a conquista. “Foi uma luta de muitos anos para trazer esse consultório odontológico para a unidade. A comunidade do São Mateus é extensa e precisava desse serviço regionalizado. Agora conseguimos levar atendimento de qualidade para perto das pessoas”, destacou.

Para o motorista Gonçalo Santana, paciente da unidade do São Mateus, o serviço representa um avanço. “Antes, ou íamos para consultórios particulares ou precisávamos buscar atendimento em outras unidades mais distantes. Agora não vamos precisar sair do bairro para cuidar da saúde bucal”, disse.

O dentista Adilson Luiz, destacou a importância do atendimento para a prevenção desde a infância. “Sempre realizamos palestras nas escolas sobre escovação e higiene bucal, e já víamos muitas crianças com cáries. Agora, elas terão acesso ao tratamento diretamente aqui na unidade”, disse.

Além das novas unidades contempladas, os atendimentos odontológicos em Várzea Grande já ocorrem em diversas localidades, como Marajoara, Cristo Rei, Cohab Cristo Rei, Limpo Grande, Manaíra, 24 de Dezembro, Parque do Lago e Jardim Glória. As próximas unidades a serem contempladas são: Cabo Michel, Construmat, Maringá, 24 de Dezembro e Manaíra.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal em oferecer um serviço humanizado, com qualidade e que valoriza a promoção da saúde bucal como parte essencial da saúde integral dos cidadãos várzea-grandenses.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Atletas de Várzea Grande avançam para etapa estadual dos Jogos Estudantis e buscam vaga no Brasileiro

Published

on

O esporte de Várzea Grande segue conquistando resultados expressivos. Atletas do projeto VG Mais Esportes, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL), garantiram importantes classificações para a etapa estadual dos Jogos Estudantis de Mato Grosso após excelente desempenho na fase final, disputada na última semana, no Centro Oficial de Treinamento (COT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá.

A competição reuniu atletas de alto rendimento de diversas regiões do Estado e serviu como seletiva para a etapa estadual, que será realizada entre os dias 4 e 7 de julho, com provas divididas entre Cuiabá e Campo Verde. Os campeões estaduais representarão Mato Grosso nos Jogos Estudantis, etapa nacional que será realizada em Brasília.

Entre os principais destaques da delegação várzea-grandense estão os atletas Rodrigo Oliani e Isaque Gomes Garcia, que conquistaram duas medalhas de ouro cada e chegam como fortes candidatos à classificação para a competição nacional.

Rodrigo defenderá Várzea Grande nas provas de arremesso de peso e lançamento de disco, enquanto Isaque disputará os 80 metros rasos e o salto em distância. Ambos já foram campeões estaduais em suas respectivas modalidades e agora buscam repetir o desempenho para garantir vaga na etapa nacional.

Leia Também:  Guarda Municipal intensifica fiscalização contra cerol e linhas cortantes em Várzea Grande

Além do atletismo, Várzea Grande estará representada em diversas modalidades, como ginástica artística, ginástica rítmica, natação, taekwondo, ciclismo, wrestling, vôlei de praia, xadrez, badminton e judô, demonstrando a força do trabalho desenvolvido pelo município na formação de jovens atletas.

De acordo com o coordenador do projeto VG Mais Esportes, professor Gilson Casemiro, os resultados refletem o compromisso dos profissionais envolvidos na preparação dos estudantes.

Gilson destaca ainda que o desempenho alcançado é fruto de planejamento, treinamento constante e investimento da Prefeitura no esporte educacional, permitindo que cada vez mais estudantes tenham acesso à prática esportiva de qualidade.

O superintendente municipal de Esportes, Edimilson Piranha, destacou que os resultados obtidos pelos atletas são consequência de um trabalho contínuo de incentivo ao esporte de base e da dedicação de toda a equipe técnica.

“Essas classificações mostram que Várzea Grande está no caminho certo. Temos professores altamente comprometidos, uma coordenação técnica competente e atletas que treinam com muita disciplina e determinação. Cada medalha conquistada representa o esforço coletivo de todos que acreditam no esporte como ferramenta de transformação. Estamos muito otimistas para a etapa estadual e confiantes de que nossos atletas têm condições de conquistar vagas para representar Mato Grosso na fase nacional.”

Leia Também:  NOTA DE ESCLARECIMENTO

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo, comemorou os resultados e ressaltou a expectativa para a próxima fase da competição.

“Estamos muito confiantes no potencial dos nossos atletas. Os resultados conquistados até aqui demonstram que Várzea Grande está formando talentos e investindo no esporte como ferramenta de transformação social. Temos excelentes professores, uma equipe técnica dedicada e jovens muito talentosos. A expectativa é de que consigamos levar vários atletas à etapa nacional, representando com orgulho nosso município e todo o Estado de Mato Grosso.”

Com uma delegação fortalecida e atletas entre os favoritos em diversas modalidades, Várzea Grande chega à etapa estadual com grandes expectativas de ampliar sua coleção de medalhas e conquistar vagas para representar Mato Grosso nos Jogos da Juventude, em Brasília.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA