VÁRZEA GRANDE

Projeto “Adote um Espaço” promove preservação ambiental e conscientização em Várzea Grande

Publicado em

Mais uma etapa do projeto “Adote um Espaço”, lançado em junho deste ano pela Prefeitura de Várzea Grande em parceria com o Ministério Público, foi realizada nesta terça-feira, 26 de novembro. Desta vez, o Colégio Metha, em parceria com a empresa Marajá, adotou uma área na região do Jardim Costa Verde, marcando mais um avanço significativo para a preservação ambiental no município.

No primeiro dia de ação, foram retirados nove caminhões de resíduos do local, transformando um antigo “bolsão de lixo” em um espaço verde. A iniciativa busca não apenas recuperar áreas degradadas, mas também promover a conscientização ambiental entre os alunos e a sociedade.

O prefeito Kalil Baracat ressaltou a importância do projeto e da união de forças entre o poder público, o Judiciário, as escolas e as empresas privadas. “O ‘Adote um Espaço’ é um exemplo de como a parceria entre diferentes setores da sociedade pode transformar nossa cidade. Estamos revitalizando áreas abandonadas, promovendo educação ambiental e criando espaços de convivência que beneficiam toda a população”, afirmou.

Leia Também:  Várzea Grande quita salário de outubro e fomenta a economia da segunda maior cidade de Mato Grosso

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS), Jean Lucas Teixeira de Carvalho, destacou a importância do evento. “Foi lindo, parabéns aos responsáveis. É gratificante para a Secretaria e para a 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Várzea Grande ver a empolgação e o empenho dos envolvidos. Este projeto desperta o senso de pertencimento e responsabilidade ambiental em toda a coletividade”, afirmou.

O “Adote um Espaço” incentiva escolas municipais, estaduais e particulares de Várzea Grande a adotar áreas públicas próximas às suas comunidades, como parques, áreas verdes e Áreas de Preservação Permanente (APPs). Além disso, as escolas recebem suporte da SEMMADRS com mudas, insumos e assistência técnica para garantir o sucesso do plantio e a manutenção das áreas adotadas.
Segundo o secretário Jean Lucas, o projeto foi inspirado no artigo 225 da Constituição Federal de 1988, que estabelece a responsabilidade coletiva na preservação do meio ambiente. “A comunidade estudantil de Várzea Grande tem agora a chance de deixar um legado de sustentabilidade, contribuindo diretamente para a transformação de espaços públicos em áreas verdes e protegidas”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura realiza limpeza de boca de lobo na Avenida Filinto Müller

Com o apoio da comunidade, o projeto também busca reduzir o despejo irregular de resíduos e incentivar denúncias contra práticas que prejudicam o meio ambiente. A médio e longo prazo, a expectativa é consolidar uma cultura de preservação e criar um “mecanismo de constrangimento social”, desestimulando ações que desrespeitam as normas de convivência.

A ação promovida pelo Colégio Metha e pela empresa Marajá é mais um exemplo do impacto positivo que o “Adote um Espaço” está gerando em Várzea Grande, envolvendo a sociedade em uma causa comum e reforçando a importância de um meio ambiente saudável para as futuras gerações.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Prefeitura consegue aprovação do Fundo Municipal para captar recursos para educação de Várzea Grande

Published

on

A criação do FME permitirá captar, gerir e aplicar recursos em programas, projetos e ações voltadas à melhoria da qualidade da educação pública municipal.

A Prefeitura de Várzea Grande conquistou a aprovação, com 17 votos favoráveis dos vereadores, do Projeto de Lei nº 191/2025, que institui o Fundo Municipal de Educação (FME). A proposta foi aprovada após a desistência de uma ação de mandado de segurança movida pelo Poder Executivo, permitindo a criação de uma importante ferramenta para fortalecer os investimentos na rede municipal de ensino.

O Fundo Municipal de Educação terá como finalidade captar, gerir e aplicar recursos destinados à implementação, ampliação, manutenção e execução de políticas públicas, programas, projetos, ações e serviços voltados à área educacional.

Por meio do fundo, poderão ser financiadas iniciativas como a formação continuada de professores; construção, reforma e locação de imóveis para atividades educacionais; aquisição de materiais didáticos; alimentação escolar; pagamento de vencimentos e benefícios dos profissionais da educação; além da implantação de novas tecnologias e outros investimentos necessários para a melhoria da qualidade do ensino.

Leia Também:  Vistorias intensificam ritmo de obras em unidades escolares

Conforme o projeto aprovado, o fundo será gerido pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), que atuará como unidade orçamentária e gestora, sob supervisão direta da prefeita de Várzea Grande.

A gestão financeira e orçamentária seguirá diretrizes como a vinculação às leis orçamentárias, respeito aos princípios constitucionais, cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal, escrituração contábil separada e prestação de contas específica, garantindo transparência e controle na aplicação dos recursos.

Para a prefeita Flávia Moretti, a aprovação representa um avanço histórico para a educação municipal.

“Com a criação do Fundo Municipal de Educação, Várzea Grande passa a contar com um instrumento fundamental para ampliar a capacidade de investimento na nossa rede de ensino. Teremos mais condições de captar recursos, planejar ações de longo prazo e fortalecer políticas públicas voltadas aos nossos estudantes, professores e toda a comunidade escolar. É uma conquista que traz mais autonomia, transparência e eficiência para a gestão da educação”, destacou a prefeita.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA