VÁRZEA GRANDE

Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo intensifica ações nesta 1º semana de junho

Publicado em

As equipes atuaram com frentes de tapa-buracos, patrolamento, limpeza, instalação de meio-fio, além de serviços com escavadeira hidráulica e ações pontuais como travessias e reparos em galerias

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo, realizou uma série de intervenções em diferentes regiões do Município durante a primeira semana de junho. Os trabalhos, distribuídos entre manutenção viária, serviços de infraestrutura e melhorias na mobilidade urbana, alcançaram dezenas de ruas e bairros entre os dias 2 e 6 de junho.

As equipes atuaram com frentes de tapa-buracos, patrolamento, limpeza, instalação de meio-fio, além de serviços com escavadeira hidráulica e ações pontuais como travessias e reparos em galerias.

Entre os bairros atendidos com o serviço de tapa-buraco estão Jacarandá, Paiaguás, Jardim Primavera, Jardim Imperial, Costa Verde, Colinas Verdejantes, Figueirinha, Centro e Bonsucesso (Rota do Peixe). As ações têm o objetivo de garantir mais segurança no tráfego e melhorar as condições das vias com maior circulação de veículos.

Leia Também:  Nova Gestão inicia reorganização da educação com diagnóstico e ações emergenciais em Várzea Grande

Já o serviço de patrolamento beneficiou regiões como Engordador, Princesa do Sol, São Matheus, Jardim Petrópolis, Eliane Gomes (Capão do Pequi) e Sadia 3. Esse tipo de manutenção é essencial em ruas não pavimentadas, melhorando a trafegabilidade e o escoamento de águas pluviais.

A Rua Carlos Gomes bairro 23 de Setembro recebeu atenção especial com diferentes frentes de trabalho: escavações, travessias, serviço de pedreiro e manutenção de base, além de continuidade na recuperação da via. Já na Rua Maranhão, foram realizados reparos e instalação de meio-fio após substituição de manilhas.

Segundo o secretário de Viação, Obras e Urbanismo, Celso Pereira, o trabalho segue um planejamento técnico que considera tanto a demanda da população quanto vistorias em campo.

“Estamos atuando de forma contínua, com equipes organizadas para atender várias regiões ao mesmo tempo. O objetivo é melhorar a infraestrutura da cidade e oferecer mais segurança e qualidade de vida para os moradores. Sabemos que a demanda é grande, mas temos avançado com seriedade e compromisso”, afirmou o secretário.

As atividades seguem em ritmo intenso e cobrem todas as regiões da cidade de maneira escalonada, conforme prioridades técnicas e logísticas.

Leia Também:  Prefeitura acompanha conciliações na Justiça do Trabalho para garantir pagamento a ex-funcionários da Locar

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Published

on

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  Nova Gestão inicia reorganização da educação com diagnóstico e ações emergenciais em Várzea Grande

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Várzea Grande se prepara para ser sede de mais uma edição dos Jogos Escolares

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA