VÁRZEA GRANDE

Tião anuncia Planejamento Estratégico da rede municipal: inovação e entrega de novas unidades

Publicado em

Na manhã de hoje (19), durante reunião com gestores de todas as unidades educacionais, foram anunciadas as próximas ações para qualificação pessoal e para elevar o IDEB

O vice-prefeito Tião da Zaeli (PL) e o secretário municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, se reuniram com os gestores de todas as unidades escolares da rede municipal, na manhã desta terça-feira (19), no auditório do Anexo II da SMECEL. Na pauta, a apresentação do Planejamento Estratégico, o alinhamento das demandas e ações efetivas a serem desenvolvidas para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) municipal.

Na abertura do evento, o vice-prefeito, Tião da Zaeli destacou que “a nova realidade em que o Município se encontra hoje exige mudança de mentalidade e foco nos objetivos dentro das nossas possibilidades”, citando o secretário Igor, com uma história de gestão muito bem avaliada à frente da Fecomércio MT.

Zaeli também reforçou a autonomia dos diretores, tanto na parte pedagógica, como também na parte estrutural das escolas, no encaminhamento das demandas junto à Secretaria de Educação. “Quem conhece a realidade das escolas, se a demanda realmente está em conformidade com a necessidade da escola são vocês, e isso nós vamos respeitar” declarou.

Leia Também:  Saúde municipal monitora caso e reforça medidas de combate e prevenção à meningite

O vice-prefeito finalizou sua fala elogiando a atitude do secretário que, para compor sua equipe de trabalho, optou por convidar profissionais que já atuavam na rede municipal, uma atitude que, segundo Zaeli, apoia e valoriza os servidores ‘prata da casa’.

PLANEJAMENTO – O secretário Igor Cunha anunciou que os avanços tecnológicos também serão ferramentas que irão contribuir para a mudança de metodologia com o foco na melhora do desempenho do IDEB na rede municipal, com metas estabelecidas de 6.2 para os anos iniciais e 5.5 para os anos finais até 2027.

“Vamos buscar a qualificação e a valorização dos professores, ouvindo suas demandas e trabalhando muito para viabilizar os avanços, tanto na parte salarial quanto na parte estrutural e nas condições de trabalho. Na gestão Flávia-Tião, a proposta é olhar com carinho e dar mais estrutura e ferramentas para atingir a nossa meta do IDEB” afirmou o secretário.

INOVAÇÃO – O secretário Igor anunciou também que um projeto piloto será lançado no dia 30 de agosto na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Alino Ferreira de Magalhães’, do bairro Alto da Boa Vista, no Parque do Lago. A escola será a primeira no Município a operar um sistema integrado de Segurança Ativa e Gestão Inteligente, que vai utilizar tecnologia de ponta e inteligência artificial.

Leia Também:  Conselheiros Tutelares e suplentes tomam posse nesta sexta-feira

De acordo com o secretário, o Projeto Escola Segura é uma iniciativa completa para proteger, monitorar e responder com agilidade em qualquer situação dentro e no entorno da escola. Serão 16 câmeras com inteligência embarcada com detecção de intrusão, monitorando o interior e o entorno da escola 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Além disso, segundo o secretário, o sistema também conta com controle de presença com reconhecimento facial, controle de refeições com cálculo de quantidade ideal de refeições a serem preparadas, evitando o desperdício de alimentos, dashboards e painéis analíticos que permitem a gestão otimizada baseada em dados reais para auxiliar diretores e Secretaria na gestão eficiente das escolas municipais.

Ao final do encontro, o secretário Igor Cunha anunciou ainda que conseguiu destravar a liberação para as obras de mais 10 novos Centro Municipais de Educação Infantil (CMEI) com previsão de entrega e inauguração em até 18 meses.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Refis 2026 segue em Várzea Grande com descontos de até 80% para quitação de débitos municipais

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Gestão Fazendária, segue realizando os atendimentos do Programa de Regularização Fiscal (Refis 2026), que oferece até 80% de desconto para pagamento em cota única.

Conforme a legislação vigente, o Refis 2026 permite que pessoas físicas e jurídicas regularizem débitos tributários junto ao Fisco Municipal, especialmente referentes ao IPTU, Alvará e ISSQN. O programa contempla tributos cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2025.

Os atendimentos presenciais são realizados no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados e pontos facultativos.

Os contribuintes também podem buscar atendimento no posto avançado da Subprefeitura do Cristo Rei ou na Procuradoria Municipal. Há ainda a opção de atendimento virtual por meio do WhatsApp, pelo número (65) 98404-6296.

Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto pode chegar a 80% sobre juros e multas. Também há opções de parcelamento, conforme as seguintes condições:

  • Em até 12 parcelas: desconto de 60%;
  • Em até 24 parcelas: desconto de 40%;
  • Em até 36 parcelas: desconto de 20%, exclusivamente para débitos cujo valor total seja superior a 16.500 UPF/VG (Unidades Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande).
Leia Também:  Várzea Grande promove debate sobre igualdade salarial entre homens e mulheres nesta segunda-feira (8)

A iniciativa busca facilitar a regularização fiscal dos contribuintes, oferecendo condições especiais para a quitação de débitos municipais e contribuindo para o fortalecimento da arrecadação do Município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA