VÁRZEA GRANDE
Tião da Zaeli abre etapa dos Jogos Estudantis Mato-grossenses
Publicado em
19 de julho de 2025por
Da Redação
Das modalidades individuais que estão em disputa sairão atletas que vão representar Mato Grosso no nacional
O ginásio poliesportivo Fiotão, em Várzea Grande, foi palco da abertura dos Jogos Estudantis Mato-grossenses, ontem (18), e contou a presença do vice-prefeito, Tião da Zaeli (PL). Participam do certame 38 municípios, representados por dirigentes e atletas. O evento conta com mais de 1.700 alunos, que disputam as categorias individuais.
São modalidades masculinas e femininas, na categoria A e B, que são elas: Atletismo, Atletismo adaptado, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Natação, Taekwondo, Wrestling (Luta Livre), Karatê e Tiro Com Arco. O encerramento será no dia 20 de julho.
O certame é realizado em parceria entre Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL), por meio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL).
Tião da Zaeli parabenizou a organização dos jogos e o esforço para realização do evento no Município, “ao secretário Cleiton (SMECEL), e também ao secretário Davi Moura (Secel), obrigado por estarem aqui conosco e a todos que vão de estar envolvidos neste evento. Que tenhamos sucesso. Que o nosso município de Várzea Grande seja a casa de todos vocês, atletas e dirigentes de cada cidade mato-grossense”, enfatizou.
O secretário de Cultura, Esporte e Lazer da SECEL, Davi Moura, falou da importância do esporte para agregar qualidade de vida aos alunos que disputam os jogos. “O esporte transforma, e para ganhar espaço e destaque, nesse mundo competitivo, que não é fácil. Daqui vão sair os representantes de Mato Grosso nos campeonatos nacionais. Então a gente torce para que dê tudo certo com o futuro de cada um desses jovens atletas”, destacou Davi Moura.
Em seu discurso, o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Marino Santana, parabenizou o trabalho de todas as 38 delegações presentes na abertura do estudantil mato-grossense. “É importante que possamos trabalhar para que esse evento tenha todo o sucesso. Hoje acolhemos todas essas delegações e desejo a todos boa sorte nesses jogos estudantis”, declarou o secretário.
Além do Fiotão, os ginásios, Antônio Sotero de Almeida localizado no Parque do Lago e o Centro de Iniciação ao Esporte, Danilo Nascimento de Souza Campos -CIE, no bairro Asa Bela, serão palco das disputas. As provas de natação serão na piscina da Escola Militar Miguel Baracat no bairro Parque Sábia.
Todas as provas de atletismo serão realizadas no COT da UFMT, e a ginástica no CTGA do bairro Morada do Ouro 2, em Cuiabá.
Vale destacar ainda, o empenho da Prefeitura, por meio da SMECEL, em garantir a cada delegação, qualidade no transporte, alimentação, alojamento dos atletas e delegações, e dos árbitros, ambos de outros municípios de Mato Grosso.
AMBULÂNCIAS – Em cada polo dos Jogos Estudantis Escolares haverá uma unidade móvel de saúde disponível, com dois profissionais: enfermeiro e técnico de enfermagem, para atendimento caso necessário, de atletas, equipes de apoio técnico ou até mesmo público em geral, para os primeiros socorros e o encaminhamento, se necessário, para pronto atendimento mais próximo.
SEGURANÇA – Garantindo a integridade dos alunos, professores e arbitragem, serão destinados em cada polo, duas viaturas, sendo uma da Policia Militar (PM) e uma da Guarda Municipal (GMVG), garantindo a segurança e mobilidade no evento.
TRANSPORTE – Os atletas e dirigentes, alojados nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), poderão se deslocar por meio de vans ou micro-ônibus, disponibilizados pela Prefeitura de Várzea Grande até os locais de competição.
REFERÊNCIA EM ACOMODAÇÃO – Oito escolas da rede municipal, sendo elas: EMEB Eunice Cesar de Mello, EMEB Gonçalo Domingos de Campos (CAIC), EMEB Napoleão José da Costa, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, EMEB Maria das Graças, EMEB Abdala José de Almeida, EMEB Emanuel Benedito de Arruda e EMEB Ângela Jardim Botelho, estão à disposição das delegações das cidades participantes dos jogos. As escolas irão receber cerca de 1.300 atletas.
Participaram da cerimônia de abertura no Fiotão, os superintendentes do Município, Héliton Gomes de Esporte e Lazer, Rafael Medeiros de Gestão, Leandro Manduca de Cultura, Edu Sá de Turismo, Majô Dias – Pedagógica, e os superintendentes da SECEL, Marcelo Cruz de Eventos Esportivos e Gisela Sampaio de Politicas Esportivas e Lazer, os vereadores Charles da Educação e sargento Galibert, além de outras autoridades.
VÁRZEA GRANDE
Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036
Published
8 horas agoon
23 de junho de 2026By
Da Redação
Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.
Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.
A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).
“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.
A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.
A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.
“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.
Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.
“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.
A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.
“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.
A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.
“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.
Galeria de Fotos (30 fotos)
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
Sessão da 2ª Câmara Criminal é adiada e terá nova data para julgamento
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
GRANDE CUIABÁ
Prefeitura anuncia ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola; confira os locais
A Prefeitura de Cuiabá anunciou as duas novas ruas vencedoras da campanha Minha Rua é Show de Bola, que receberão...
Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036
Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril...
PCCS e qualificação profissional são pilares para fortalecer a saúde pública em Várzea Grande
A retomada do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) representa uma importante ferramenta para a valorização dos servidores e...
MATO GROSSO
Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas
A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas...
Governador Otaviano Pivetta faz visita técnica na Nova Rota do Oeste
O governador Otaviano Pivetta faz, nesta quarta-feira (24.6), uma visita técnica à sede da Nova Rota do Oeste, em Cuiabá,...
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
POLÍCIA
Polícia Civil recupera mais de R$ 12 mil subtraído de vítima de golpe em Nova Xavantina
A Polícia Civil de Mato Grosso auxiliou no bloqueio e conseguiu, nesta segunda-feira (22.6), a recuperação de parte dos valores...
Polícia Civil prende dois investigados por tortura em Pedra Preta
A Polícia Civil prendeu dois investigados por tortura durante a Operação Ruptura, deflagrada em Pedra Preta. O primeiro investigado, de...
Polícia Civil deflagra operação e prende empresário e gestora em flagrante por “gato” em energia elétrica
A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta terça-feira (23.6), a Operação Gateiro, para apurar o desvio de energia elétrica, popularmente...
ENTRETENIMENTO
Léo Santana e Lore Improta impressionam com ensaio newborn do filho Levi com Liz
Bianca Andrade e Fred Bruno se unem para curtir dia com o filho em Miami: ‘Familinha’
A influenciadora e empresária Bianca Andrade, de 31 anos, e o apresentador do Globo Esporte Fred Bruno, de 37, voltaram...
Poliana Rocha homenageia cantor Leandro nos 28 anos de sua morte: ‘Parou o Brasil’
Poliana Rocha, esposa do cantor Leonardo, usou as redes sociais nesta segunda-feira (23), para prestar uma homenagem a Leandro, no...
ESPORTES
Inglaterra pressiona, para em Gana e vaga fica para a última rodada
A Inglaterra até tentou, mas não passou pela muralha defensiva de Gana. Pela segunda rodada do Grupo L da Copa...
Portugal atropela Uzbequistão por 5 a 0 e CR7 faz história
A resposta veio em grande estilo. Depois de um início irregular na Copa do Mundo de 2026, Portugal não tomou...
França supera paralisação de duas horas e vence Iraque pela Copa do Mundo
A França está garantida na próxima fase da Copa do Mundo. Na noite desta segunda-feira, no Lincoln Financial Field, na...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
AGRONEGÓCIO7 dias agoRecorde no abate de bovinos testa capacidade do Brasil de manter mercados
-
AGRONEGÓCIO7 dias agoCrédito ao agro pode atingir R$ 652 bilhões, mas esbarra em limites fiscais
-
Esportes6 dias agoColômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
-
Esportes6 dias agoGana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
