VÁRZEA GRANDE

Três escolas municipais são premiadas em Edital do Programa Escolas Criativas

Publicado em

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), Ana Francisca, Antônio Gomes e Elias Domingos tiveram suas práticas premiadas na categoria 2 do Edital Nossa Escola Mais Criativa. As propostas vencedoras da categoria Práticas Inspiradoras foram submetidas pelos participantes que integram o Programa Escolas Criativas neste edital.

De acordo com a superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, o trabalho das unidades da rede municipal de Várzea Grande vem sendo reconhecido e tem ganhado destaque no Programa Escolas Criativas. Especialmente em relação à implementação do “Projeto Paixão” em 2023, que a partir do contexto e interesse das dez escolas participantes do programa, constituiu-se um projeto institucional com a abordagem da aprendizagem criativa desdobrando-se em práticas pedagógicas criativas.

“As práticas submetidas no Edital evidenciam essa aprendizagem ‘mão na massa’ e o protagonismo dos estudantes nas práticas relacionadas ao Projeto Paixão e a atuação do Programa Escolas Criativas nessas unidades”, disse.

Na EMEB Ana Francisca, a partir do Projeto Paixão que contava com aulas de Capoeira e educação para as relações étnico-raciais nesse contexto, conduzido pela professora Gloria Maria A. S. Scolari, transformou as ações da alfabetização e foi vencedora com a prática ‘Pipoquinha’ da leitura.

Glória Maria, que é professora do 3° ano, relatou que diante da dificuldade das crianças na leitura e escrita, surgiu a ideia da latinha da leitura, (que contém variados textos para leitura). As crianças deram a ela o nome de “Pipoquinha da leitura” e passou a ser usada em diversos momentos com entusiasmo, inclusive no intervalo. A professora ficou feliz, pois a prática resultou em avanços significativos na aprendizagem, e diante do resultado do edital, afirmou que se sentia lisonjeada e valorizada com o resultado. “Me senti muito feliz” disse.

Na EMEB Antônio Gomes, o Projeto Paixão pretendeu aproximar a família da unidade, estreitando laços com a unidade, visando otimizar o uso dos espaços da escola por meio de oficinas e experiências de construção criativa. Dessa forma, a professora Dennize A. Silva, propôs à sua turma do 2º ano a prática “Meu espaço, minha escola”, que contou com pesquisas e entrevistas para compreender a escola desde a fundação até a atualidade e por fim, a partir do interesse das crianças, produziram a maquete da escola usando materiais reaproveitados. O reconhecimento por meio da premiação dessa prática foi consequência do excelente trabalho da professora, do engajamento familiar e dos estudantes nas propostas.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande antecipa pagamento dos servidores  

Para os alunos da escola do campo, EMEB Elias Domingos, o interesse pelas tecnologias deu origem a um Projeto Paixão de vivência dessas tecnologias por meio da linguagem da programação, criação de jogos usando o Scratch, e a partir do interesse de um dos estudantes, a confecção de um Braço Hidráulico Mecânico, no qual um grupo de adolescente trabalhou com apoio do coordenador Adão José A. Reis em todo processo de prototipação até a versão final que foi exposto pelos estudantes na Mostra Cultural da Escola. O Projeto Paixão da unidade e as duas práticas descritas acima estão entre as 150 práticas premiadas no edital.

O secretário Silvio Fidelis informou que a rede municipal de Várzea Grande foi contemplada com o Programa Escolas Criativas em 2022, após um criterioso processo seletivo. “Atualmente, dez unidades escolares participam do programa, entre escolas da área urbana e do campo. São elas: EMEB Ana Francisca de Barros, EMEB Antônio Gomes da Cruz, EMEB Ana Rosa da Silva, EMEB Armindo de Arruda Campos, EMEB Elias Domingos, EMEB Luís Reveles Pereira, EMEB Maria de Lourdes Toledo Areias, EMEB Nair de Oliveira Corrêa, EMEB Napoleão José da Costa e EMEB Tenente Waldemiro Delgado Bertúlio”, nominou.

Leia Também:  Gerentes das UBS recebem capacitação sobre acompanhamento de exames laboratoriais

Edital – Em 2023, diante do trabalho desenvolvido pelas Redes de Ensino do Programa Escolas Criativas, para dar maior visibilidade, reconhecer e fomentar as boas práticas, foi lançado o edital Nossa Escola Mais Criativa: Premiação de Práticas Inspiradoras.

O edital em questão entende como Práticas Inspiradoras experiências, iniciativas, ações que indicam algum nível de melhora nos processos educativos, sejam na aprendizagem da criança ou no trabalho do professor. O edital estabelecia Premiações de Reconhecimento e fomento em 3 categorias: categoria 1, Ações de transformação da Escola; categoria 2, Práticas Inspiradoras e categoria 3 Práticas Inspiradoras da Secretaria de mobilização para o edital Nossa Escola Mais Criativa.

“As nossas unidades submeteram algumas propostas nas categorias 1 e 2 e tivemos as práticas descritas acima premiadas na categoria 2. Esta categoria objetivou reconhecer práticas inspiradoras, realizadas e alinhadas às dimensões de uma Escola Criativa, submetidas individualmente por um membro da escola ou secretaria, para compor um banco permanente”, explicou o secretário.

Premiação categoria 2 – Todas as práticas submetidas à avaliação ganharão Certificado de participação e irão constar no Mapa das Escolas Criativas (proponente escolhe a escola principal de cadastro). As práticas que atenderem aos critérios de avaliação participarão do e-book (com ISBN) de boas práticas e outros canais de divulgação ao longo de 2024, receberão certificado de reconhecimento quando da publicação da prática. Dentre os 150 proponentes de Práticas Inspiradoras participantes, unidades selecionadas em grupos irão receber uma formação de 40 horas em aprofundamento das Dimensões de Uma Escola Criativa ao longo de 2024.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Municípios iniciam construção do novo Plano Municipal de Educação para o decênio 2026-2036

Published

on

Com a sanção do novo Plano Nacional de Educação (PNE), por meio da Lei nº 15.338, em 14 de abril deste ano, os municípios têm prazo de 15 meses para elaborar ou adequar seus Planos Municipais de Educação para o decênio 2026-2036.

Nesta terça-feira (23), representantes de Várzea Grande, Poconé, Nossa Senhora do Livramento, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço se reuniram para traçar metas, ações e estratégias para a elaboração do novo plano decenal da educação.

A primeira etapa do projeto ocorreu nesta manhã, com a abertura dos trabalhos e a realização de oficinas voltadas à abordagem técnico-conceitual para definição dos principais desafios da educação municipal. O encontro, realizado no Centro Cultural Orla da Alameda, segue até quinta-feira (25).

“Estamos aqui para receber informações e nos prepararmos ainda mais para aprofundar esse processo que estamos vivenciando. Acabamos de reavaliar o plano anterior, ainda em vigência, para identificar quais metas foram alcançadas e quais ainda precisam ser cumpridas. Esse trabalho é muito importante e, a partir dele, serão definidas as diretrizes em conjunto com todas as frentes envolvidas nessa construção”, destacou a secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Fernanda Figueiredo.

A secretária ressaltou que o Plano Municipal de Educação é construído de forma coletiva, com a participação de diversos segmentos da sociedade. Maria Fernanda também afirmou que, em seus primeiros 90 dias à frente da pasta, esta é uma das pautas com as quais mais se identifica por estar ao lado de profissionais da educação.

A diretora-adjunta da Diretoria Metropolitana de Educação, Alessandra Silva, destacou que discutir o Plano Municipal de Educação é também avaliar o passado para planejar o futuro.

“Não se trata apenas de traçar metas e estabelecer índices. É preciso pensar em quem está na escola, no futuro das nossas crianças e no futuro da sociedade. Este é o momento de definir novas metas, planejar e executar. Tenho certeza de que Várzea Grande, Livramento, Poconé, Chapada dos Guimarães e Barão de Melgaço terão dias produtivos de troca de experiências e reflexão sobre a educação como um todo”, afirmou.

Leia Também:  Gerentes das UBS recebem capacitação sobre acompanhamento de exames laboratoriais

Representando o sindicato dos professores, Cida Cortez destacou que a construção do novo plano é uma oportunidade de reconstruir os caminhos da escola pública.

“Este é o momento de construirmos um plano que contemple todos os estudantes, garanta direitos e promova inclusão. Precisamos realizar um diagnóstico realista para estabelecer metas alcançáveis e construir novos caminhos para a educação”, disse.

A representante do Fórum Municipal de Educação, Maria de Jesus, ressaltou a importância do processo participativo e da condução dos trabalhos.

“Para nós é motivo de satisfação contar com a professora Maria Fernanda nesse momento tão importante para a construção do novo Plano Municipal de Educação. Estes dias serão de escuta, diálogo e troca de experiências. Dentro de nossas funções, vamos contribuir para a elaboração de um plano que represente as necessidades da educação de cada município”, afirmou.

A representante do Conselho Municipal de Educação de Várzea Grande, professora Eva de Paulo Vieira, destacou que o objetivo é construir um documento capaz de orientar e fortalecer as políticas educacionais.

“Quero parabenizar todos os municípios presentes. Juntos, nessas oficinas, vamos construir um plano que seja o alicerce da educação em nossas escolas, com metas e estratégias que atendam às reais necessidades da população”, concluiu.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA