VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande celebra 159 anos com programação histórica e foco no futuro

Publicado em

Várzea Grande completa 159 anos de fundação no próximo dia 15 de maio e a prefeitura preparou uma programação especial ao longo do mês, reunindo eventos tradicionais, ações sociais, entregas institucionais, atividades culturais e iniciativas voltadas ao desenvolvimento econômico e sustentável da cidade.

A agenda comemorativa inclui desde celebrações religiosas em homenagem à padroeira do município até grandes eventos como a EXPO VG 2026, além de mutirões de serviços públicos e anúncios de projetos estratégicos.

As comemorações começam no dia 3 de maio (domingo) com a tradicional homenagem à Nossa Senhora da Guia, padroeira de Várzea Grande. A programação religiosa contará com alvorada, procissão e missa, entre 6h e 11h30.

Na segunda-feira (4), às 19h, o Paço Municipal será palco de um emocionante Culto de Ação de Graças, em celebração à abertura das festividades da prefeitura.

Para quarta-feira (6), a Secretaria Municipal de Assistência Social inaugura o Serviço de Centro de Convivência para mulheres, um polo inédito para escuta, atendimento e acolhimento das mulheres do município, no bairro Santa Maria.

8 de maio, sexta-feira, haverá o lançamento do Programa Qualifica Várzea Grande, promovendo a capacitação e qualificação por meio de cursos gratuitos em parceira com o SENAI, SEBRAE e o Rede Cidadã.

Na semana seguinte, no dia 11 de maio, no período vespertino a prefeita dará posse aos agentes de endemias e saúde, junto a Secretaria Municipal de Saúde. Ainda na agenda está prevista a entrega de viaturas da Guarda Municipal de Várzea Grande

Em 13 de maio, quarta-feira, está prevista a reinauguração da sede do Previvag, fortalecendo a estrutura de atendimento e serviços prestados aos servidores públicos municipais.

Outro destaque da programação é a realização da EXPOVG 2026, no dia 14 de maio, iniciando um dos principais eventos comemorativos do aniversário da cidade. A abertura do evento que promoverá Várzea Grande como o celeiro da industrialização contará com show nacional de Nattanzinho Lima e apresentações locais como Jero Neto e Boy Munhoz.

Leia Também:  Secretaria realizada pintura em diversos pontos de Várzea Grande

No dia 15 de maio,sexta-feira, data oficial do aniversário do município, acontece o tradicional desfile cívico-militar, a partir das 15h, reunindo escolas, forças de segurança e instituições locais em um momento de valorização da história e identidade várzea-grandense. Já de noite, na ExpoVG se aprentam Lauana Prado, Rico e Léo, Luís Paulo e Lunnan.

Encerrando a programação principal, no dia 18 de maio, segunda-feira, será realizada a campanha “Faça Bonito”, voltada à conscientização e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Além disso, haverá reinauguração Centro Municipal De Atendimento E Apoio À Inclusão (CMAEAPI) João Ribeiro Filho.

19 de maio, será inaugurada a ala administrativa do Pronto-Socorro de Várzea Grande e lançamento de obra para implantação da sala lilás.

Em 22 de maio, sexta-feira, Centro de Convivência Vovô Zeid realiza o tradicional ‘Baile dos Idosos’ anunciando a integração da atividade com outros Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Gervaldo Bueno de Barros, bairro Santa Isabel será inaugurada em 26 de maio.

Por fim, em 30 de maio, às 8h, na EMEB. Ednilson Francisco Kolling, no bairro Jardim Manaíra, acontece o retorno do Acelera VG Edição Oeste, reunindo atendimentos de diversas secretarias municipais. A ação contará com serviços do Sine/VG, Sala do Empreendedor, palestras voltadas ao incentivo ao empreendedorismo e ainda a entrega de títulos de propriedade a moradores da região.

Além dos eventos já confirmados, a prefeitura informa que outras ações serão anunciadas ao longo do mês, incluindo entregas de títulos de propriedade nos bairros Serra Dourada, 15 de Maio e 08 de Março, além do lançamento de sistemas digitais para aprovação de projetos e licenciamento ambiental.

Leia Também:  Efetivação de ACS’s e ACE’s é mais um marco na Saúde de Várzea Grande conquistado pela atual gestão

A programação também prevê iniciativas estratégicas como o lançamento da Lei de Incentivo Fiscal, ações voltadas ao turismo, reforma e ampliação do Parque Tanque do Fancho, publicação da Unidade de Conservação do Parque Bernardo Berneck, chamamento público para o Castramóvel, além da assinatura do TAC do Plano Municipal de Arborização.

Na área da saúde, estão previstas entregas e anúncios como a assinatura da ordem de serviço do CAPS III, além de melhorias em unidades como a do bairro São Mateus e no Centro Especializado em Odontologia (CEO).

Para a prefeita Flávia Moretti, a programação marca não apenas a celebração da história do município, mas também um compromisso com o futuro.

“A celebração dos 159 anos de Várzea Grande é, acima de tudo, um momento de reconhecer nossa história, valorizar nossa gente e reafirmar o compromisso com o futuro da cidade. Preparamos uma programação que une tradição, desenvolvimento e cidadania, com ações concretas que impactam diretamente a vida da população. Estamos trabalhando para construir uma Várzea Grande cada vez mais estruturada, inclusiva e cheia de oportunidades para todos”, destacou.

A Prefeitura reforça que a programação seguirá sendo atualizada conforme a definição de datas e horários de outras atividades previstas ao longo do mês de maio.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Refis 2026 segue em Várzea Grande com descontos de até 80% para quitação de débitos municipais

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Gestão Fazendária, segue realizando os atendimentos do Programa de Regularização Fiscal (Refis 2026), que oferece até 80% de desconto para pagamento em cota única.

Conforme a legislação vigente, o Refis 2026 permite que pessoas físicas e jurídicas regularizem débitos tributários junto ao Fisco Municipal, especialmente referentes ao IPTU, Alvará e ISSQN. O programa contempla tributos cujo fato gerador tenha ocorrido até 31 de dezembro de 2025.

Os atendimentos presenciais são realizados no Centro de Atendimento ao Contribuinte (CAC), localizado no Paço Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto em feriados e pontos facultativos.

Os contribuintes também podem buscar atendimento no posto avançado da Subprefeitura do Cristo Rei ou na Procuradoria Municipal. Há ainda a opção de atendimento virtual por meio do WhatsApp, pelo número (65) 98404-6296.

Para quem optar pelo pagamento à vista, o desconto pode chegar a 80% sobre juros e multas. Também há opções de parcelamento, conforme as seguintes condições:

  • Em até 12 parcelas: desconto de 60%;
  • Em até 24 parcelas: desconto de 40%;
  • Em até 36 parcelas: desconto de 20%, exclusivamente para débitos cujo valor total seja superior a 16.500 UPF/VG (Unidades Padrão Fiscal do Município de Várzea Grande).
Leia Também:  Efetivação de ACS’s e ACE’s é mais um marco na Saúde de Várzea Grande conquistado pela atual gestão

A iniciativa busca facilitar a regularização fiscal dos contribuintes, oferecendo condições especiais para a quitação de débitos municipais e contribuindo para o fortalecimento da arrecadação do Município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA