VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande conquista principais prêmios do Fetran 2025

Publicado em

Município ganha etapa exclusiva em reconhecimento à dedicação e à importância que educação tem dado ao tema. Etapa Várzea Grande reúne seis cidades mato-grossenses

O Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran), que este ano comemora 20 anos de realização, teve na Etapa Várzea Grande um grandioso resultado para as escolas do Município, conquistando as principais premiações. Essa etapa reúne escolas dos municípios de Várzea Grande, Araputanga, Diamantino, Santo Antônio de Leverger, Nossa Senhora do Livramento e São José do Rio Claro.

Aberto oficialmente no último dia 11, com a presença do secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Igor Cunha, juntamente com o superintendente regional da PRF, Arthur Nogueira, o Festival Estudantil Temático de Trânsito, que é uma iniciativa da Polícia Rodoviária Federal (PRF), está completando 20 anos de realização, promovendo a conscientização e fomentando escolas para a promoção de espetáculos teatrais, abordando de maneira lúdica e educativa, as questões relacionadas ao trânsito, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e comprometidos com a segurança e redução dos acidentes nas vias urbanas e rodovias.

As apresentações seguiram até o dia 15 de agosto no palco do Anexo II da SMECEL.

Na cerimônia de abertura, o secretário Igor Cunha destacou a importância da realização do Festival para o aprendizado nas escolas. “A Educação transforma vidas e o conhecimento sobre as regras do trânsito é muito importante para levar o respeito e melhorar o dia-a-dia de quem precisa circular pela cidade e pelas rodovias com segurança, evitando acidentes” declarou.

Leia Também:  Feira da Família traz produtos frescos e almoço especial nesta quinta (6)

O superintendente regional da PRF, Arthur Nogueira, disse que há dois anos foi alterado o nome da etapa, antes se chamava ‘Etapa Rio Cuiabá’, mas que agora se chama ‘Etapa Várzea Grande’, devido à importância e ao compromisso que a rede municipal tem com o projeto Fetran. “A cada ano, professores, diretores e técnicos têm uma responsabilidade ainda maior pois, a cada ano as peças estão ficando mais técnicas, mais emocionantes e mais competitivas. São 20 anos de edição e 22 anos de existência” disse Nogueira.

OS ALUNOS – A competição teve início com a apresentação da peça ‘Carnaval das Placas, Desfile pela Vida’ dos alunos da Escola Municipal de Educação Municipal (EMEB) ‘Manoel João de Arruda’. O destaque desta edição do Fetran ficou por conta da primeira apresentação dos alunos do Centro Municipal Especializado de Apoio à Inclusão João Ribeiro Filho, com o espetáculo: ‘No Ritmo do Trânsito’.

Na sexta, houve o encerramento da Etapa Várzea Grande do Fetran com a presença da subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, professora Eva de Paulo, do superintendente regional da PRF, Arthur Nogueira, da superintendente Pedagógica da SMECEL, professora Wilcimara Carnelós e do superintendente de Gestão Escolar, professor Gilmar Mussa de Moraes, quando foram anunciados os vencedores das diversas modalidades e a premiação.

Leia Também:  Educação convoca aprovados no processo seletivo simplificado

Na categoria Infantil, o terceiro lugar ficou com a EMEB Eunice César de Mello, com a peça: Uma Investigação sobre o Trânsito; no segundo lugar ficou os alunos da EMEB Salvelina Ferreira da Silva, com a peça: Andarilhos e o campeão da categoria ficou com o espetáculo: Trovão de Metal, dos alunos da EMEB Emanuel Benedito de Arruda.

Na categoria Infanto-juvenil, a Escola Estadual João Sato, do município de Araputanga garantiu a terceira colocação com a peça: A Vida Enquanto Palco; o segundo lugar ficou para os alunos do CAIC Gonçalo Domingos de Campos, que apresentaram a peça: Guardiões do Trânsito e o primeiro lugar foi conquistado pela EMEB Tenente Abílio de Moraes com o espetáculo: Pare o Mundo que Eu Quero Descer.

Na categoria Juvenil, a terceira colocação ficou com a Escola Estadual João Sato, com a peça: Sonhos Interrompidos, o segundo lugar ficou com os alunos da Escola Domingos Briante, de São José do Rio Claro, com a peça: Neguinho da Favela: De que Vale o Crime e o primeiro lugar da categoria foi conquistado pela Escola Estadual Profª Maria da Cunha Bruno, com o espetáculo: Memórias.

A Etapa estadual do Fetran vai ter início em setembro, com apresentações no Cine Teatro Cuiabá.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Gestão Flávia Moretti eleva Várzea Grande ao nível máximo de excelência em transparência e gestão contábil

Published

on

A Prefeitura de Várzea Grande alcançou a classificação A, nível máximo de excelência em gestão e transparência contábil, atingindo índice de 95,08% em 2026. O resultado representa um marco histórico para o município e evidencia os avanços promovidos pela gestão da prefeita Flávia Moretti na organização fiscal, contábil e administrativa da cidade.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Gestão Fazendária (Segefaz), em 2024, durante a gestão anterior, Várzea Grande possuía classificação E, considerada crítica, com índice de 57,4%, a menor pontuação já registrada pelo município. Segundo relatório técnico da pasta, o desempenho era resultado de falhas e inconsistências estruturais no processo de envio das informações contábeis e fiscais.

A partir de 2025, a administração municipal iniciou uma série de medidas para reverter esse cenário, incluindo o uso intensivo de tecnologia para identificar e corrigir inconsistências, melhor aproveitamento dos prazos legais para ajustes técnicos e alinhamento entre as equipes responsáveis pela produção e envio das informações fiscais, priorizando a transparência e a confiabilidade dos dados.

As ações implementadas resultaram em uma evolução expressiva dos indicadores. Em 2025, o município elevou sua classificação para o nível B, alcançando índice de 87,3%. Já em 2026, Várzea Grande avançou para a classificação A, consolidando-se entre os municípios com melhor desempenho em gestão contábil e transparência fiscal.

Leia Também:  Associação dos Servidores Públicos de Várzea Grande lança cartão e mutirão de serviços nesta quinta-feira

Para o secretário municipal de Gestão Fazendária, Marcos José da Silva, a conquista representa uma transformação histórica na administração pública municipal.

“Essa é uma marca histórica para Várzea Grande, algo inédito. Esse resultado é fruto do compromisso da prefeita Flávia Moretti com a responsabilidade fiscal e da dedicação de cada servidor municipal, especialmente das equipes da Contabilidade. O município passa a ocupar posição de destaque nacional em gestão contábil, demonstrando rigor técnico, eficiência administrativa e compromisso com a transparência. A evolução da nota E para a nota A representa um verdadeiro marco de governança pública”, destacou o secretário.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA