VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande recebe Selo FNAS 2025 por excelência na gestão da Assistência Social

Publicado em

Reconhecimento é concedido a entes federativos que se destacam pela correta aplicação dos recursos públicos, transparência e eficiência na prestação de contas, fortalecendo a rede de proteção social em todo o país

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, recebeu nesta semana o Selo FNAS – Edição 2025, certificação federal que reconhece municípios que cumprem critérios rigorosos de responsabilidade na gestão financeira e contábil dos recursos destinados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

O Selo FNAS é concedido a entes federativos que se destacam pela correta aplicação dos recursos públicos, transparência e eficiência na prestação de contas, fortalecendo a rede de proteção social em todo o país.

O documento é assinado pelo diretor-executivo do Fundo Nacional de Assistência Social, José Arimatéia, e pelo secretário nacional de Assistência Social, André Quintão Silva.

A prefeita Flávia Moretti (PL) celebrou a conquista e destacou que o reconhecimento comprova o compromisso da gestão com a transparência e o cuidado com quem mais precisa.

Leia Também:  Prefeitura de Várzea Grande inicia maior Mutirão Fiscal a partir desta quarta-feira, 1º de outubro

“Receber o Selo FNAS Edição 2025 é um reconhecimento importante do compromisso da nossa gestão com a responsabilidade, a transparência e o cuidado com as pessoas. Esse selo mostra que Várzea Grande está fazendo o dever de casa, aplicando corretamente os recursos da assistência social e garantindo que eles cheguem a quem mais precisa”, afirmou.

Moretti também ressaltou que a certificação fortalece a credibilidade do Município junto ao Governo Federal.

“É uma conquista que fortalece nossa credibilidade institucional e reafirma que estamos trabalhando com seriedade para melhorar a vida da população”, completou.

A secretária municipal de Assistência Social, Cristina Saito, explicou que o selo é resultado de um trabalho técnico e coletivo realizado pela equipe da pasta.

“Esse selo representa o esforço técnico e coletivo de toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem atuado com planejamento, organização e responsabilidade na gestão dos recursos do SUAS. Cumprimos critérios rigorosos como a prestação de contas no AgilizaSUAS, envio do QDD dentro do prazo e execução dos recursos, garantindo que o dinheiro público seja bem aplicado”, destacou.

Leia Também:  Prefeitura intensifica vacinação com ações especiais no fim de semana

Entre os critérios avaliados para a certificação nas edições 2025/2026 estão o preenchimento completo do sistema AgilizaSUAS, o envio do Quadro de Detalhamento de Despesa (QDD) dentro dos prazos estabelecidos e a execução dos recursos recebidos, tanto na Proteção Social Básica quanto na Proteção Social Especial.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Dia D mobiliza famílias e reforça cuidado com a saúde preventiva em Várzea Grande

Published

on

As 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Várzea Grande abriram as portas nesse sábado (27) para receber centenas de famílias durante o Dia D de Atualização do Cartão Bolsa Família e da Caderneta Vacinal. A ação, iniciada às 8h seguiu até às 17h, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde, especialmente para aqueles que encontram dificuldades para procurar atendimento durante a semana.

Além da atualização do cartão de vacinação, a mobilização também contemplou a pesagem e atualização das condicionalidades do Programa Bolsa Família, consultas médicas e atendimentos odontológicos nas unidades que contam com consultório dentário.

Até às 12h, já haviam sido realizados 1.582 procedimentos em todo o município, demonstrando o comprometimento das equipes e a adesão da população à mobilização. O balanço parcial aponta a aplicação de 946 doses de vacinas, 500 pesagens do Bolsa Família, 88 administrações de vitamina A, além de 24 atendimentos médicos e 24 odontológicos.

A secretária municipal de Saúde, Valéria Nogueira, acompanhada pelo coordenador da Atenção Primária, Luis Felipe Fernandes, equipe técnica, assessores e pelo coordenador de Saúde Bucal, Leandro Negrine, percorreram diversas unidades ao longo do dia. A gestora visitou as UBSs dos bairros Marajoara, Cabo Michel, Jardim Imperial, Manaíra e também esteve na comunidade Formigueiro, onde pôde conhecer de perto a realidade local, conversar com moradores, acompanhar a vacinação e dialogar com os profissionais que atuam na região.

Durante as visitas, a secretária destacou a importância de levar os serviços para mais perto da população.

“Nosso compromisso é garantir acesso à saúde de qualidade para todos os várzea-grandenses. Muitas famílias não conseguem comparecer às unidades durante a semana devido ao trabalho e outros compromissos. Por isso, abrir as portas das UBSs aos sábados é uma forma de acolher essas pessoas, facilitar o acesso aos serviços e fortalecer a prevenção, que é a base de uma saúde mais eficiente e humanizada. Também é uma oportunidade de valorizarmos nossas equipes, que se dedicam diariamente ao cuidado da população”, afirmou Valéria.

A ação foi aprovada pelos usuários. A moradora do bairro Petrópolis, próximo da unidade de saúde do bairro Manaíra, Sirlei Dias de Arruda, de 43 anos, aproveitou o sábado para colocar em dia a saúde dos filhos Sara, de 6 anos, e Luiz, de 11 anos.

Leia Também:  Várzea Grande se prepara para ser sede de mais uma edição dos Jogos Escolares

Beneficiária do Programa Bolsa Família, ela também realizou a atualização exigida pelo programa e destacou a importância da iniciativa.

“Durante a semana é muito corrido por causa do trabalho e da escola das crianças. Ter esse atendimento no sábado facilita muito a nossa vida. Consegui trazer os dois para atualizar as vacinas e ainda resolver a questão do Bolsa Família. É uma ação muito importante para as famílias”, relatou.

Mais do que oferecer serviços, o Dia D foi marcado por momentos de acolhimento, escuta e troca de experiências entre profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Ao longo do dia, as equipes seguem reforçando orientações sobre a importância da imunização e da prevenção de doenças, promovendo um ambiente de carinho, respeito e valorização da atenção básica, porta de entrada do cuidado em saúde no município.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA