VÁRZEA GRANDE

Várzea Grande se prepara ser sede de mais uma edição dos Jogos Escolares

Publicado em

Estão sendo aguardados mais de 1.700 atletas representantes de 28 cidades de Mato Grosso para disputa de modalidades individuais. Gestão municipal está ofertando todo suporte ao evento: de hospedagem à alimentação, passando por cuidados médicos e estadia aos árbitros

Como sede oficial, por mais um ano, dos Jogos Escolares e Estudantis Mato-grossenses, a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (SMECEL) promoveu uma reunião de alinhamento da organização e da logística com todas as equipes que atuarão no evento. A reunião foi realizada ontem (16), no ginásio poliesportivo do Fiotão, que será palco da abertura oficial dos jogos, amanhã, dia 18, a partir das 19h.

Estão sendo aguardados mais de 1.700 atletas representantes de 28 cidades de Mato Grosso. Serão disputadas modalidades individuais como: Atletismo, Atletismo adaptado, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Natação, Taekwondo, Wrestling (Luta Livre), Karatê e Tiro Com Arco.

Além do Fiotão, os ginásios, Antônio Sotero de Almeida localizado no Parque do Lago e o Centro de Iniciação ao Esporte, Danilo Nascimento de Souza Campos -CIE no bairro Asa Bela serão palco das disputas. As provas de natação serão na piscina da Escola Militar Miguel Baracat no bairro Parque Sábia.

Todas as provas de atletismo serão realizadas no COT da UFMT, e a ginástica no CTGA do bairro Morada do Ouro 2, em Cuiabá.

A prefeita Flávia Moretti (PL), é esportista e valoriza ações que democratizem e incentivem a prática desportiva. “Precisamos valorizar o esporte no meio estudantil. Além de qualidade de vida, responsabilidade e disciplina, podemos revelar talentos e contabilizar um futuro promissor para esses atletas. Os estudantes que vão representar a cidade já são nosso orgulho, independentemente de resultados”.

Leia Também:  Sine de Várzea Grande oferece 303 vagas de empregos nesta semana

LOGÍSTICA – A Prefeitura, por meio da SMECEL, realizará uma força-tarefa para garantir a cada delegação, qualidade no transporte, alimentação, alojamento dos atletas e dos árbitros.

AMBULÂNCIAS – Em cada polo dos Jogos Estudantis Escolares haverá uma unidade móvel de saúde disponível, com dois profissionais: enfermeiro e técnico de enfermagem, para atendimento caso necessário, de atletas, equipes de apoio técnico ou até mesmo público em geral, para os primeiros socorros e o encaminhamento, se necessário, para pronto atendimento mais próximo.

SEGURANÇA – Garantindo a integridade dos alunos, professores e arbitragem, serão destinados em cada polo, duas viaturas, sendo uma da Policia Militar (PM) e uma da Guarda Municipal (GMVG), garantindo a segurança e mobilidade no evento.

TRANSPORTE – Os atletas e dirigentes, alojados nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB), poderão se deslocar por meio de vans ou micro-ônibus, disponibilizados pela Prefeitura de Várzea Grande, para os locais de competição.

REFERÊNCIA EM ACOMODAÇÃO – Oito escolas da rede municipal, sendo elas: EMEB Eunice Cesar de Mello, EMEB Gonçalo Domingos de Campos (CAIC), EMEB Napoleão José da Costa, EMEB Tenente Abílio da Silva Moraes, EMEB Maria das Graças, EMEB Abdala José de Almeida, EMEB Emanuel Benedito de Arruda e EMEB Ângela Jardim Botelho, estarão à disposição das delegações das cidades participantes dos jogos. As escolas irão receber cerca de 1.300 atletas.

Os profissionais das EMEBs, merendeiras, serviços gerais e vigilância estão à disposição para atender as delegações durante o período dos jogos. Os alunos e comissão técnica visitantes poderão contar até três refeições diárias disponibilizadas pela gestão municipal.

Leia Também:  Interrupção temporária no abastecimento dos bairros atendidos pelo sistema 2

ARBITRAGEM – O Anexo 2, local onde a SMECEL realiza formações, apresentações culturais e capacitações, no bairro Marajoara, será o local destinado às refeições dos árbitros de todas as modalidades individuais. Vale ressaltar que a Prefeitura está oferecendo a estadia para os árbitros em hotéis da cidade, bem como disponibilizando o transporte para o deslocamento até os locais das competições.

O secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Cleiton Marino Santana, ressaltou que os jogos são um marco para a gestão no quesito organização e logística. “Quero aqui agradecer o apoio da prefeita Flavia Moretti, no empenho e apoio logístico para que esses jogos possam ser os melhores de todos os tempos. Nós contamos com o trabalho e compromisso dos nossos profissionais e do superintendente de Esportes, professor Héliton Gomes, e com toda sua equipe, que desempenha um trabalho de excelência no desporto várzea-grandense. Então é de grande valia a união de esforços para que possamos ter o sucesso nesses três dias de jogos em Várzea Grande”, destacou secretário.

“Eu já fui atleta, já disputei os jogos mato-grossenses, hoje estou auxiliando na organização. É uma sensação de gratidão, porque hoje podemos lembrar do tempo de aluna competidora e agora podemos contribuir com os atletas da atualidade através do apoio que a prefeitura está disponibilizando. Esperamos que esses jogos em Várzea Grande sejam um sucesso total, pelo empenho nesses três dias de competição”, pontuou Elaine Cristina de Arruda e Silva, coordenadora de Eventos e Projetos da Superintendência Municipal de Esportes e Lazer.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

VÁRZEA GRANDE

Capacitação do TCE fortalece controle social e planejamento da saúde em Várzea Grande

Published

on

Representantes do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande e servidores da equipe de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) participaram da “Capacitação para o Fortalecimento do Controle na Saúde: Governança e Monitoramento dos Planos”, promovida pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). O evento teve início na terça-feira (23) e foi encerrado nesta quinta-feira (25).

Realizado pela Comissão Permanente de Saúde, Previdência e Assistência Social (Copspas), o encontro reuniu representantes dos 142 municípios mato-grossenses com o objetivo de qualificar a atuação dos Conselhos Municipais de Saúde e fortalecer o controle social no Sistema Único de Saúde (SUS).

A capacitação ocorre em um momento estratégico, considerando que os municípios estão em fase de elaboração e discussão das Conferências Municipais de Saúde, evento fundamental para o planejamento e a definição das ações e prioridades da saúde pública.

A secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Valéria Nogueira, esteve presente na abertura do evento, prestigiando a iniciativa e reforçando o compromisso da gestão municipal com o fortalecimento da governança e da participação social no SUS.

Para a secretária, investir na qualificação técnica dos profissionais e conselheiros é essencial para aprimorar a gestão pública em saúde e representa uma ação estratégica da atual administração municipal.

“Fortalecer o controle social é fortalecer o próprio SUS. A participação ativa dos conselhos, aliada a um planejamento bem estruturado, garante maior transparência, eficiência na aplicação dos recursos e, principalmente, políticas públicas mais alinhadas às necessidades reais da população. Parabenizo o Tribunal de Contas pela iniciativa e nossos servidores e conselheiros pelo compromisso com a melhoria contínua da saúde em Várzea Grande”, destacou Valéria Nogueira.

Leia Também:  Mais uma captação ganha monitoramento em tempo real em Várzea Grande

A coordenadora técnica de Planejamento Estratégico da SMS/VG, Daniella Macieski, destacou a importância da participação conjunta entre gestão e controle social.

“Essa capacitação fortalece o processo de planejamento em saúde, principalmente ao aproximar ainda mais a gestão e o Conselho Municipal de Saúde. O planejamento precisa ser construído de forma participativa, considerando as necessidades reais da população e garantindo o acompanhamento contínuo das metas e dos resultados. Várzea Grande avança quando trabalha de maneira integrada”, ressaltou.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Várzea Grande, Joilson Ruas, a qualificação representa um importante instrumento para ampliar o protagonismo dos conselheiros municipais.

“Os conselhos exercem um papel essencial na fiscalização e no acompanhamento das políticas públicas de saúde. Participar de uma capacitação como esta amplia nosso conhecimento e fortalece nossa atuação junto à sociedade, garantindo maior transparência e eficiência na aplicação dos recursos públicos”, afirmou.

Durante a abertura do evento, o presidente da Copspas e corregedor-geral do TCE-MT, conselheiro Guilherme Antonio Maluf, enfatizou que o Plano Municipal de Saúde deve ser encarado como um instrumento efetivo de gestão.

Leia Também:  Capacitação sobre autismo fortalece inclusão e prepara educadores da rede municipal de Várzea Grande

“O Plano Municipal de Saúde não pode ser apenas um documento formal. Ele precisa refletir a realidade local, orientar prioridades, estabelecer metas e permitir o monitoramento contínuo dos resultados”, pontuou.

PROGRAMAÇÃO – Ao longo dos três dias de capacitação, os participantes tiveram acesso a palestras e nove módulos temáticos ministrados por especialistas em transparência, controle social, governança e planejamento em saúde.

A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande com a qualificação permanente de seus profissionais e com o fortalecimento dos mecanismos de participação social, fundamentais para a construção de uma saúde pública cada vez mais eficiente, transparente e alinhada às necessidades da população.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA