MATO GROSSO
Aberturas oficiais celebram o início dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2023
Publicado em
22 de abril de 2023por
Da Redação“É uma noite muito especial para todos nós da Secel e para o esporte mato-grossense. Para os Jogos acontecerem há um esforço conjunto das equipes da Secretaria e dos municípios. Então, atletas, deem o máximo e aproveitem essa oportunidade que vai ficar guardada na memória de vocês”, destacou o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.
Para Éder Marquis, prefeito de Arenápolis, que sedia a etapa da região Médio Norte, receber os Jogos Mato-grossenses no município concretiza os sonhos de todos os envolvidos na educação e no esporte.
“Depois de 20 anos, Arenápolis volta a ser sede dos Jogos, é uma emoção muito grande. Agradeço imensamente ao governador Mauro Mendes e ao secretário Jefferson da Secel, ao secretário David, por nos dar essa oportunidade. E quero agradecer também o empenho dos servidores da Prefeitura para a realização do evento, aos estudantes participantes e a seus pais pela confiança e por acreditarem na força do esporte”, celebrou o prefeito municipal.
Em Arenápolis, a solenidade de abertura oficial aconteceu no estádio municipal Moça Bonita e contou com a presença da população, secretários municipais e vereadores do município, autoridades da região, além das delegações esportivas formadas por estudantes e comissões técnicas. As competições prosseguem até a próxima quarta-feira (26.04) nas quadras das Escolas Filinto Muller, Alfredo Granja e Duílio Braga, e do ginásio José Marcos dos Santos.
Em Alta Floresta, a população, autoridades locais e da região prestigiaram o início dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis no ginásio municipal Geraldo Ramos ‘Pezão’. A etapa regional Norte, que ocorre no município, também vai até a próxima quarta-feira (26.04), com partidas realizadas nas escolas Benjamim de Pádua, Cecília Meireles, Marines de Fátima e Jaime Veríssimo de Campos, no ginásio Chico da Brahma e na quadra da Casa Pinardi.![]()
“Somos muito gratos aos municípios de Alta Floresta e Arenápolis por sediarem as competições, aos municípios que realizaram suas etapas municipais e trazem suas equipes às fases mato-grossenses, e aos mais de 30 mil atletas que vamos envolver até o final das etapas estaduais. Agradecemos a todos os envolvidos, prefeitos, secretários municipais, treinadores e famílias, pela parceria que fortalece o esporte por todo o Estado”, ressaltou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.
As etapas regionais
Nas fases regionais, as equipes e seleções disputam os títulos de campeãs da região para garantir vaga em suas respectivas etapas estaduais, que serão realizadas no mês de julho. Estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções. Ambas competições contam com equipes masculinas e femininas.![]()
Mais de 1.200 estudantes competem na fase regional Norte, sediada em Alta Floresta. O evento reúne 51 equipes nos Jogos Escolares e, outras 62 seleções municipais, nos Jogos Estudantis, que representam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.
Cerca de 800 estudantes da região Médio Norte participam da etapa regional em Arenápolis. São 31 equipes nos Jogos Escolares e mais 47 seleções municipais nos Jogos Estudantis, representando os municípios de Acorizal, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Diamantino, Jangada, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.
As fases regionais das dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis envolvem as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei. Para as modalidades individuais, as competições promovidas pela Secel começam na fase estadual, que será realizada no início de julho, abrangendo atletismo, badminton, ginásticas, lutas marciais, natação, dentre outras.![]()
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
Published
6 minutos agoon
27 de junho de 2026By
Da Redação
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.
O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.
Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.
A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.
“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.
A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.
“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.
De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.
“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.
Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.
“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.
Fonte: Governo MT – MT
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
Bombeiro militar salva recém-nascido de quatro dias que engasgou com leite materno
Governo de MT lamenta falecimento do ex-comandante-geral PM
Empresas culturais e indústrias criativas injetam R$ 1,3 bilhão na economia mato-grossense
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
GRANDE CUIABÁ
Craques da Natureza realiza 2ª edição com plantio de mudas na região do Pedra 90
A Prefeitura de Cuiabá promove nesse domingo (28) a segunda edição da campanha Craques da Natureza: Plantou, Colou!, que reunirá...
Copinha reúne alunos da zona rural em dia de esporte, integração e aprendizado
Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica Bianka Lorena da Rocha Capilé, localizada no Assentamento Sadia III, na zona...
Conferência Municipal de Saúde começa nesta segunda-feira (29)
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Conselho Municipal de Saúde, dá início...
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência
O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher...
Bombeiro militar salva recém-nascido de quatro dias que engasgou com leite materno
Um recém-nascido de apenas quatro dias foi salvo por um bombeiro militar após se engasgar com leite materno, na manhã...
Governo de MT lamenta falecimento do ex-comandante-geral PM
O Governo de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral da Polícia Militar, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de...
POLÍCIA
Homem é preso pela PM após agredir namorada e ameaçá-la de morte em Rondonópolis
Um homem, de 27 anos, foi preso na madrugada deste sábado (27.6), por policiais militares do 5º Batalhão, suspeito por...
Polícia Militar lamenta falecimento do ex-comandante-geral Antônio Benedito Campos Filho
A Polícia Militar de Mato Grosso lamenta o falecimento do ex-comandante-geral, coronel RR Antônio Benedito Campos Filho, de 66 anos,...
Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT
A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização...
ENTRETENIMENTO
Caio Blat encontra Marcelinho Carioca em aeroporto e celebra encontro: ‘Maior ídolo’
O ator Caio Blat, de 46 anos, viveu um momento especial ao encontrar por acaso o ex-jogador Marcelinho Carioca, de...
Poliana Rocha recorda época que conheceu Leonardo: ‘Sem peito, menina de tudoooo!’
A jornalista Poliana Rocha, de 49 anos, divertiu os seguidores ao resgatar uma foto antiga ao lado do marido, Leonardo,...
Ludmilla surpreende mãe com carro de luxo em aniversário de 50 anos: ‘Quase 1 milhão’
A cantora Ludmilla, de 31 anos, emocionou os seguidores ao revelar o presente especial para a mãe, Silvana Oliveira, que...
ESPORTES
Brasil avança como líder e define confronto contra o Japão no mata-mata da Copa
A Seleção Brasileira confirmou o favoritismo e carimbou a vaga para a segunda fase da Copa do Mundo na liderança...
Dembélé brilha com hat-trick histórico e França vence a Noruega
O atacante Ousmane Dembélé foi o grande protagonista da vitória da França sobre a Noruega nesta sexta-feira, em partida válida...
Copa do Mundo 2026: 18 seleções garantem vaga e primeiros duelos do mata-mata são definidos
A Copa do Mundo de 2026 atinge seu momento de maior tensão com o encerramento da fase de grupos e...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
POLÍCIA5 dias agoHomem é preso pela Polícia Militar suspeito de manter mulher em cárcere privado
-
CUIABÁ4 dias agoVotação para escolha de novas ruas com telões para o jogo do Brasil encerra hoje em Cuiabá
-
POLÍCIA5 dias agoPolícia Civil prende investigado por descumprimento de medidas protetivas, ameaça e violência psicológica
-
VÁRZEA GRANDE5 dias agoMostra cultural sobre a Semana do Migrante amplia conhecimento e valoriza a diversidade entre estudantes
