MATO GROSSO

Aberturas oficiais celebram o início dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses 2023

Publicado em

Na noite dessa sexta-feira (21.04), o desporto escolar foi celebrado pela população de Alta Floresta e de Arenápolis na abertura oficial das etapas regionais dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis Mato-grossenses. De forma simultânea nos dois municípios, as solenidades marcaram o início da edição 2023 das competições escolares que são realizadas pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“É uma noite muito especial para todos nós da Secel e para o esporte mato-grossense. Para os Jogos acontecerem há um esforço conjunto das equipes da Secretaria e dos municípios. Então, atletas, deem o máximo e aproveitem essa oportunidade que vai ficar guardada na memória de vocês”, destacou o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, David Moura.

Para Éder Marquis, prefeito de Arenápolis, que sedia a etapa da região Médio Norte, receber os Jogos Mato-grossenses no município concretiza os sonhos de todos os envolvidos na educação e no esporte.

“Depois de 20 anos, Arenápolis volta a ser sede dos Jogos, é uma emoção muito grande. Agradeço imensamente ao governador Mauro Mendes e ao secretário Jefferson da Secel, ao secretário David, por nos dar essa oportunidade. E quero agradecer também o empenho dos servidores da Prefeitura para a realização do evento, aos estudantes participantes e a seus pais pela confiança e por acreditarem na força do esporte”, celebrou o prefeito municipal.

Em Arenápolis, a solenidade de abertura oficial aconteceu no estádio municipal Moça Bonita e contou com a presença da população, secretários municipais e vereadores do município, autoridades da região, além das delegações esportivas formadas por estudantes e comissões técnicas. As competições prosseguem até a próxima quarta-feira (26.04) nas quadras das Escolas Filinto Muller, Alfredo Granja e Duílio Braga, e do ginásio José Marcos dos Santos.

Leia Também:  Governo lança sistema para reforçar segurança de motoristas por aplicativo, taxistas, caminhoneiros e mototaxistas

Em Alta Floresta, a população, autoridades locais e da região prestigiaram o início dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis no ginásio municipal Geraldo Ramos ‘Pezão’. A etapa regional Norte, que ocorre no município, também vai até a próxima quarta-feira (26.04), com partidas realizadas nas escolas Benjamim de Pádua, Cecília Meireles, Marines de Fátima e Jaime Veríssimo de Campos, no ginásio Chico da Brahma e na quadra da Casa Pinardi.

“Somos muito gratos aos municípios de Alta Floresta e Arenápolis por sediarem as competições, aos municípios que realizaram suas etapas municipais e trazem suas equipes às fases mato-grossenses, e aos mais de 30 mil atletas que vamos envolver até o final das etapas estaduais. Agradecemos a todos os envolvidos, prefeitos, secretários municipais, treinadores e famílias, pela parceria que fortalece o esporte por todo o Estado”, ressaltou o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

As etapas regionais

Nas fases regionais, as equipes e seleções disputam os títulos de campeãs da região para garantir vaga em suas respectivas etapas estaduais, que serão realizadas no mês de julho. Estudantes de 12 a 14 anos participam dos Jogos Escolares e os da faixa etária de 15 a 17 anos disputam os Jogos Estudantis de Seleções. Ambas competições contam com equipes masculinas e femininas.

Leia Também:  Espaço de autorregulação é disponibilizado aos autistas selecionados para assistir jogos na Arena Pantanal

Mais de 1.200 estudantes competem na fase regional Norte, sediada em Alta Floresta. O evento reúne 51 equipes nos Jogos Escolares e, outras 62 seleções municipais, nos Jogos Estudantis, que representam os municípios de Alta Floresta, Apiacás, Carlinda, Colíder, Guarantã do Norte, Itaúba, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Monte Verde, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo e Terra Nova do Norte.

Cerca de 800 estudantes da região Médio Norte participam da etapa regional em Arenápolis. São 31 equipes nos Jogos Escolares e mais 47 seleções municipais nos Jogos Estudantis, representando os municípios de Acorizal, Arenápolis, Barra do Bugres, Denise, Diamantino, Jangada, Nobres, Nortelândia, Nova Marilândia, Nova Olímpia, Rosário Oeste, São José do Rio Claro e Tangará da Serra.

As fases regionais das dos Jogos Escolares e Jogos Estudantis envolvem as modalidades coletivas de basquete, futsal, handebol e vôlei. Para as modalidades individuais, as competições promovidas pela Secel começam na fase estadual, que será realizada no início de julho, abrangendo atletismo, badminton, ginásticas, lutas marciais, natação, dentre outras.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros coordena curso voltado ao atendimento de mulheres em situação de violência

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) coordenou, ao longo desta semana, o Curso de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), com apoio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em Cuiabá.

O curso foi realizado entre os dias 22 e 26 de junho, na Escola Superior de Contas do Estado (TCE-MT), e reuniu 41 profissionais das forças de segurança pública, entre representantes do CBMMT, Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), Polícia Judiciária Civil (PJC) e Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).

A capacitação foi realizada com foco no aperfeiçoamento do atendimento prestado às mulheres em situação de violência e no fortalecimento da atuação integrada das instituições que compõem a rede de proteção às vítimas.

Durante o curso, os participantes acompanharam palestras e debates sobre direitos das mulheres, Lei Maria da Penha, questões de gênero, atendimento não revitimizador, avaliação de risco e atuação dos órgãos que integram a rede de enfrentamento à violência contra a mulher.

A coordenadora do curso, tenente-coronel BM Karina Matos, destacou que a capacitação integra um conjunto de ações desenvolvidas pelo Estado de Mato Grosso para fortalecer o enfrentamento à violência contra a mulher e qualificar o atendimento prestado pelos órgãos públicos.

Leia Também:  Governo de MT entrega mais de R$ 281 milhões em máquinas, ônibus escolares, equipamentos, veículos e notebooks

“O Estado de Mato Grosso vem desenvolvendo políticas públicas e ações entre as várias secretarias, que são conduzidas, articuladas e monitoradas pelo Gabinete de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher. Essa capacitação é mais uma dessas ações e faz parte das estratégias para que a gente possa diminuir os índices de violência e fortalecer a prevenção”, afirmou.

A oficial destacou ainda que, sob a gestão do comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a corporação tem intensificado as ações voltadas à prevenção e ao enfrentamento da violência contra a mulher, incluindo a capacitação dos militares para o acolhimento e a orientação das vítimas durante os atendimentos de emergência.

“Muitas vezes, o Corpo de Bombeiros é o primeiro a prestar atendimento. Além de salvaguardar a vida da mulher, nosso objetivo é que o militar consiga identificar situações de violência, acolher essa vítima e orientá-la sobre os serviços disponíveis. Dependendo desse primeiro atendimento, essa mulher entra na rede de proteção e passa a receber todo o suporte que o Estado oferece para que ela possa sair do ciclo de violência”, ressaltou.

De acordo com a diretora de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Michele Gonçalves dos Ramos, a capacitação é essencial para melhorar a resposta do Estado diante dos casos de violência doméstica e que o curso proporciona aos participantes habilidades e conhecimentos necessários para lidar com as vítimas de violência doméstica de forma sensível, empática e eficaz.

Leia Também:  Jogos do Trabalhador 24h começam neste sábado (6) com 127 equipes inscritas em 11 modalidades

“Isso inclui a sensibilização dos agentes de segurança e a aplicação adequada das normas vigentes. Assim, nossos profissionais também estarão mais preparados para o encaminhamento aos serviços de apoio e proteção, fortalecendo a atuação em rede dos diferentes órgãos envolvidos na agenda de proteção de mulheres vítimas de violência”, disse.

Participante do curso, a soldado BM Eleni Nunes, que atua no atendimento pré-hospitalar, destacou que a capacitação contribui para qualificar ainda mais o atendimento realizado pelos profissionais que estão na linha de frente das ocorrências.

“Esse curso foi fundamental porque nos mostra detalhes que fazem diferença no atendimento. Muitas vezes, somos os primeiros a ter contato com a vítima e precisamos estar preparados para acolher, identificar sinais de violência e realizar os encaminhamentos necessários. Às vezes, a ferida não está no físico, mas no emocional, e esse acolhimento faz toda a diferença para que a mulher receba o apoio necessário”, destacou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA