MATO GROSSO

Cargill escolhe Primavera do Leste para abrir fábrica: “MT é um dos pilares do crescimento no país”

Publicado em

A Cargill anunciou nesta sexta-feira (19.05) investimento de R$ 100 milhões para a implantação da Nutron, braço da multinacional para fabricação de nutrição animal, em Primavera do Leste (231 km de Cuiabá).

Presente em 70 países, a multinacional fará adesão ao benefício fiscal por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec) para que o sal proteíco que será produzido pela nova planta receba o incentivo.

“No mundo empregamos mais de 150 mil pessoas e no Brasil estamos presentes em 17 estados, mas Mato Grosso é um dos pilares do nosso crescimento no país. Agradecemos ao governador Mauro Mendes, pois a gente tem recebido um apoio incrível do Estado e também da Prefeitura de Primavera do Leste. Se a gente está aqui há porque há de fato parceria público-privada”, destacou a diretora de Relações Governamentais da Cargill, Lívia Dutra.

A nova unidade vai utilizar o DDG, produto resultante da fabricação de etanol de milho, como matéria-prima para a fabricação suplementação de pasto para gado de corte. A previsão é de que as obras da Nutron devem ser concluídas no final de 2024 e a fábrica deve entrar em operação no início de 2025.

O prefeito de Primavera do Leste, Leonardo Bortolin, agradeceu ao Governo do Estado por dar condições e segurança jurídica para que os investimentos aconteçam, cujo os benefícios são automáticos e rápidos, em meio ao cenário nacional que está na contramão do que ocorre em Mato Grosso, onde a taxa de desemprego é uma das menores do país.

Leia Também:  Alunos de Direito acompanham tribunal do júri em Primavera do Leste

“O Governo tem criado cenário para que o Estado continue crescendo e se industrializando e Primavera do Leste está dando sequência nisso. A Sedec tem oportunizado atrair novos grupos e novas empresas e depois esses empresários buscam conhecer os municípios. Da mesma forma quando há empresas interessadas em investir em Primavera, a gente busca a Sedec para conseguir incentivos fiscais para que a indústria se estabeleça na nossa cidade”, afirmou ele.

O diretor de Nutrição para a América Latina da Cargill, Maurício Ferreira, pontuou que já nas obras da fábrica serão empregados 85 funcionários e quando a primeira etapa da fábrica entrar em operação serão cerca de 60 empregos diretos.

“A unidade foi desenhada já pensando em expansão e com capacidade de dobrar a produção, devido ao perfil da região produtora de Primavera de Leste, que tem crescido de forma estruturada. Esse número de funcionários pode aumentar com implantação de mais turnos de trabalho, conforme a necessidade”, explicou.

Mais investimentos

Ainda no primeiro semestre deste ano, a fábrica da FS Bioenergia que vai fabricar etanol de milho e o DDG, deve entrar em funcionamento no município.

Leia Também:  Polícia Civil conclui inquérito e indicia oito pessoas por homicídio de comerciante

A secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico em exercício, Eulália Oliveira, destacou que a empresa instalou no município em 2009 para processar soja, produzindo farelo e óleo de soja, além do refino e envase do óleo da marca Lisa e seguiu acompanhando o desenvolvimento do Estado.

“Investimentos como esse precisam ser celebrados, pois além do impacto econômico ressoa diretamente no desenvolvimento social. Primavera do Leste é exemplo ser seguido na cadeia do milho, com plantio, transformação e reaproveitamento de subprodutos. O prefeito está de parabéns pela articulação e suporte dados a esses empreendimentos”, falou Eulália.

Ela destacou ainda que o Governo do Estado promove todo um cenário favorável para investimentos, não apenas como incentivos fiscais, mas com programa de qualificação de mão de obra com o Ser Família Capacita e o Ser Família Habitação, que vai construir 40 mil moradias no Estado, além de investimentos em estradas, saúde com a construção de novos hospitais, permitindo que as pessoas se fixem no Estado, pois há qualidade de vida.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Após feminicídio, secretária reforça importância de vítimas de violência manterem medidas protetivas

Published

on

A chefe do Gabinete de Enfrentamento à Violência de Gênero contra a Mulher, Mariell Antonini, reforçou a importância das vítimas de violência doméstica confiarem na rede de proteção e manterem as medidas protetivas.

O alerta foi feito após uma mulher, identificada como Gleici Fátima Machado Ritter, de 37 anos, ser assassinada a tiros, nesta terça-feira (23.6), em Guarantã do Norte. O principal suspeito é o companheiro dela, de 33 anos. O crime está sendo investigado pela Polícia Civil como feminicídio consumado.

Ele já possuía um longo histórico de violência doméstica contra a vítima. Em novembro de 2025, após um pedido feito pela própria vítima, a medida protetiva que existia contra o investigado foi revogada e ele voltou a responder ao processo em liberdade.

“É importante que toda mulher compreenda que o rompimento do ciclo da violência nem sempre é um processo simples. Muitas vezes, existem obstáculos relacionados à dependência afetiva, dependência econômica, medo, preconceito e outros fatores que dificultam a tomada de decisão. Por isso, é fundamental buscar apoio, acreditar na rede de proteção e no sistema de Justiça”, destacou.

Leia Também:  Sistema Prisional de MT forma policiais de quatro estados para operações especializadas com cães

Segundo Mariell Antonini, a violência doméstica costuma seguir um ciclo que tende a se agravar ao longo do tempo.

“A violência é cíclica e, muitas vezes, começa com sinais que podem parecer menos graves, mas pode evoluir para situações cada vez mais letais, culminando na morte da vítima. Ameaças e agressões precisam ser compreendidas como sinais de alerta, e a busca por ajuda deve acontecer o quanto antes”, afirmou.

As primeiras denúncias contra o suspeito foram registradas em 2023, quando Gleici procurou as autoridades para relatar episódios de violência doméstica. Em 2024, novas intervenções policiais ocorreram por crimes como lesão corporal, injúria e posse irregular de arma de fogo, todos envolvendo o mesmo casal.

Já em julho de 2025, o suspeito foi preso em flagrante por lesão corporal no contexto de violência doméstica, após a vítima acionar as forças de segurança. Na ocasião, foram concedidas medidas protetivas de urgência em favor de Gleici. Meses depois, entretanto, a vítima solicitou a revogação da medida, o que resultou na liberdade do suspeito.

Leia Também:  Prefeitura reúne moradores para ouvir demandas do Distrito de Primavera

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA