MATO GROSSO

Circuito Turístico Pantaneiro encerra temporada e movimenta mais de 7 mil pessoas em Santo Antônio do Leverger

Publicado em

Mais de sete mil pessoas participaram do Circuito Turístico Pantaneiro, que movimentou a economia de Santo Antônio do Leverger durante cinco finais de semanas, divididos nos meses de julho e agosto. O evento tem o apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec).

Sua última edição ocorreu neste sábado (17.08), no espaço Seu Que Brilha, para promover o artesanato e a gastronomia local. Foram mais cinco shows regionais, seguindo a tradição do circuito, com entrada gratuita e nomes como a banda Scort Som e o cantor Matheusinho Sucessinho.

Entre o público, estavam moradores dos municípios de Cuiabá, Nortelândia, Cáceres, Juscimeira, Rondonópolis e Várzea Grande, que foram até Leverger prestigiar a cultura pantaneira.

As pousadas, os hotéis e as hospedarias ficaram lotadas na cidade e em todas as comunidades que receberam a festa cultural.

O secretário César Miranda, comentou que a Sedec atua em várias frentes, seja na promoção de grandes investimentos, feiras, até o turismo regional.

“Eventos como esse não apenas promovem a cultura e o turismo local, mas também impulsionam a economia, gerando oportunidades para os negócios locais e fortalecendo a identidade dos mato-grossenses. A Sedec trabalha desde atração de investimentos para feiras internacionais até a promoção do turismo cultural/regional, pois entende a importância de cada peça no desenvolvimento econômico”, explicou o secretário.

Leia Também:  Governo e CDL assinam termo de adesão para instalação de câmeras do Vigia Mais MT em Cuiabá

A secretária de Cultura e Turismo do município de Leverger, Quitéria da Costa, pontuou a relevância do evento para a valorização da cultura pantaneira.

“O Circuito Turístico Pantaneiro é uma vitrine para as nossas tradições, reunindo música, gastronomia e artesanato em um ambiente festivo e acolhedor. Nós agradecemos ao Estado que sempre apoia os municípios estimulando a tradição e a nossa economia”, disse.

O organizador do Circuito Turístico Pantaneiro, Wagner Belmiro Teixeira Silva, comemorou o sucesso e o resgate feito por meio dos eventos.

“É uma alegria ver a adesão do público e o envolvimento das comunidades locais. Há cinco anos não fazia-se festa cultural lá na Agrovila/Moquém, e nós levamos esse ano. O Circuito superou expectativas e promoveu um espaço para que as pessoas da região pudessem trabalhar, vendendo sua comida, sua bebida, ajudando na estrutura”, ressaltou.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  Circuito Empreenda Mais capacita micros e pequenos empresários e interessados em montar o próprio negócio

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  SES e Hospital Geral ofertam 100 consultas em mutirão de otorrinolaringologia

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA