A Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc) sorteou, nesta sexta-feira (20.10), oito crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), portadores da Carteira de Identificação do Autista (CIA), para assistirem ao jogo do Cuiabá Esporte Clube contra o Goiás neste sábado (21), às 17h30, pela 28ª rodada do Brasileirão, na Arena Pantanal, em Cuiabá.
Ao todo foram 33 inscrições para o sorteio, oriundas de três municípios de Mato Grosso: Cuiabá, Várzea Grande e Cáceres. Dos oito sorteados, sete são de Cuiabá e um de Várzea Grande.
A criação de um camarote específico para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) foi idealizada pela primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, por meio do Programa SER Família Inclusivo, junto com a senadora Margareth Buzetti, com o apoio do Cuiabá Esporte Clube.
O sorteio é realizado a partir dos nomes que são inscritos, por meio de um formulário específico para a ação. Um dos campos do formulário a ser preenchido requer o número da Carteira do Autista.
Após a realização do sorteio, a equipe da Setasc verifica se o sorteado está inscrito na Carteira do Autista. Caso não esteja, um novo sorteio é realizado para ocupar a vaga aberta. Com a confirmação da inscrição Carteira de Identificação do Autista, a equipe técnica entra em contato com os contemplados para confirmar a ida ao jogo.
Toda semana que houver jogo do Dourado na Arena Pantanal, até o fim do Campeonato Brasileiro de Futebol, será aberto o formulário no site da Setasc para que os autistas ou responsáveis declarem ter interesse em participar do sorteio para prestigiar o clube.
Confira abaixo o nome dos sorteados: – Thaís Ramos de Queiroz – Murilo Oliveira do Carmo – Mariana Brant Mesquita – Carlos Daniel da Silva matos – Roberto Augusto Lara Magalhães – Gustavo Rodrigues Costa – Levi Cerqueira Lima – Cleo Neves Salvador dos Santos Sousa
O Hospital Regional de Cáceres, vinculado à Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) e sob a administração da Associação de Gestão, Inovação e Resultados em Saúde (Agir), realizou 15.963 exames de imagem entre março e maio de 2026.
“O resultado demonstra o fortalecimento da capacidade diagnóstica do Hospital Regional de Cáceres, impulsionado pela ampliação da oferta de exames, pela retomada da ressonância magnética, além de investimentos em tecnologia e qualificação profissional”, afirmou o secretário de Estado de Saúde de Mato Grosso, Juliano Melo.
Entre os exames realizados nesse período, estão ressonâncias magnéticas, tomografias computadorizadas, endoscopia, ultrassonografias e radiografias, atendendo pacientes internados e ambulatoriais de Cáceres e dos municípios da região Oeste de Mato Grosso.
Para o diretor-geral do Hospital Regional de Cáceres, Antônio Jorge de Almeida Maciel, os resultados refletem o compromisso da instituição com a qualidade da assistência e a eficiência operacional.
“A marca da Agir é a eficiência operacional aliada ao cuidado humanizado. Trabalhamos continuamente para garantir um atendimento de qualidade, acolhedor e cada vez mais resolutivo para os usuários do sistema de saúde”, destacou.
Buscando o constante aprimoramento dos serviços, a equipe técnica do hospital participou recentemente do Application, um treinamento especializado focado na operação de equipamentos modernos e em técnicas avançadas de obtenção de imagens.
De acordo com o gerente multiprofissional do Hospital Regional de Cáceres, Giordanny Marciano Moreno, a capacitação representa mais um passo no fortalecimento da assistência.
“Nossa equipe técnica recebeu capacitação em angiorressonâncias cranianas, arterial e venosa, angiorressonância cervical, ressonância de abdome superior e abdome total, além de ressonância de órbitas. Estamos preparados para ampliar a qualidade da assistência e oferecer exames com alto nível de precisão à população”, reforçou.
O aumento na produção de exames foi registrado em todo o complexo hospitalar de março a maio de 2026. Somente na Unidade I – Dr. Antônio Fontes, foram realizados 11.939 exames nesse período. As endoscopias passaram de 33, em março, para 44, em maio, crescimento de 33,3%. As radiografias evoluíram de 1.328 para 1.988 procedimentos, aumento de 49,7%.
Na Unidade II, a expansão foi ainda maior. A produção total de exames passou de 994 procedimentos em março para 1.065 em abril e alcançou 1.965 exames em maio, crescimento de 97,7% em relação ao início do período. As tomografias aumentaram de 253 para 583 exames, alta de 130,4%. As radiografias tiveram crescimento de 213,1% e passaram de 160 para 501 procedimentos. Já a ressonância magnética, inexistente até março, registrou em abril e maio, quase 90 exames, um marco na ampliação da capacidade de diagnóstico.
Somando a produção das duas unidades, o hospital realizou 4.322 exames de imagem em março, 5.251 em abril e 6.390 procedimentos em maio, o que representa um crescimento de 47,9% no período.
No acumulado dos três meses, foram realizados 6.357 tomografias, 6.333 radiografias, 2.431 ultrassonografias, 196 endoscopias, 88 ressonâncias magnéticas e 558 exames diagnósticos de especialidades.
“Os resultados sob gestão da Agir contribuem para maior resolutividade dos atendimentos, redução do tempo de espera e ampliação do acesso da população de Cáceres e dos municípios da região Oeste aos serviços especializados ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu o diretor.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.