O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) realizou o resgate de 933 animais em situação de risco, entre os meses de janeiro e março deste ano, em diversos municípios do Estado. As ocorrências envolveram tanto animais silvestres quanto domésticos, frequentemente encontrados em locais perigosos, como telhados, árvores ou nas proximidades de vias movimentadas.
O caso mais recente ocorreu em Campo Verde (a 139,2 km de Cuiabá), na última sexta-feira (04.4), e envolveu o resgate de uma anta de grande porte. O animal estava transitando pelo centro da cidade quando arrombou a cerca de proteção de um posto de combustível.
No local, os bombeiros da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militar (11ª CIBM) realizaram a contenção do animal, que se encontrava bastante assustado e exausto. A anta foi colocada na carroceria da viatura para ser transportada a um local seguro fora do perímetro urbano e, posteriormente, ser devolvida ao seu habitat natural.
No entanto, após ser colocada na carroceria, devido ao seu porte e força, o animal se debateu e acabou quebrando o vidro traseiro central da viatura. A equipe então conseguiu amarrar as quatro patas da anta para garantir a segurança durante o transporte.
Diante desse cenário, o CBMT reforça a importância de que o cidadão não tente atuar em ocorrências desta natureza por conta própria. É fundamental que a população evite qualquer tipo de interação direta com o animal até a chegada da equipe de resgate.
Tentar capturar ou remover um animal sem o apoio de profissionais capacitados pode resultar em ferimentos, tanto para o animal quanto para a pessoa envolvida. Essa orientação é especialmente importante quando se trata de animais silvestres, que podem reagir de maneira imprevisível ao se sentirem ameaçados. Nessas situações, o risco de acidentes ou ataques é significativamente maior, especialmente sob estresse.
A recomendação é de acionar imediatamente o telefone de emergência 193. Assim, os bombeiros militares poderão realizar o resgate de forma segura e eficiente.
Policiais militares da 4ª Companhia Independente prenderam em flagrante, na madrugada deste domingo (28.6), um homem, de 40 anos, suspeito de agredir a esposa, de 38 anos, em Matupá. A mulher apresentava diversas lesões pelo corpo. No local, os policiais encontraram o suspeito contido por populares, que relataram ter ouvido os pedidos de socorro da vítima e presenciado as agressões.
Conforme relato da vítima, o casal estava em um bar quando iniciou uma discussão porque ela não queria deixar o estabelecimento naquele momento. Durante o trajeto pela Rua 1, o suspeito passou a agredi-la com socos, tapas no rosto e chutes, fazendo com que ela caísse ao solo. Em seguida, ele ainda a empurrou diversas vezes contra um muro. A vítima apresentava lesões nos dois braços e queixava-se de dores no tórax.
Durante a abordagem, os militares também constataram que ele apresentava diversas lesões na testa e outra nas costas. Questionado sobre a origem dos ferimentos, afirmou não saber como ocorreram. Ambos envolvidos foram conduzidos à delegacia para registro do boletim de ocorrência.
A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do 190 ou 0800.065.3939.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.