MATO GROSSO

Destaque na Expo Favela MT, trancista de Mato Grosso chega à final de desafio nacional

Publicado em

A empreendedora de Mato Grosso, Diela Nhaque, é finalista na “Expo Favela Brasil – O Desafio 2025″ e disputa o voto do público até sexta-feira (19.12) por meio do site gshow.com/edecasa. Para chegar ao Top 2 no principal palco do empreendedorismo de favelas do país, a trancista se destacou na Expo Favela MT, viabilizada com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

“Graças ao apoio do Governo de Mato Grosso conseguimos realizar a edição mato-grossense, que além de formação e diálogos, oportunizou a seleção de representantes do Estado para a edição nacional. E agora, Diela está aí, levando ainda mais longe a força e a criatividade da nossa comunidade”, destacou o presidente da Central Única das Favelas de Mato Grosso (Cufa-MT), Anderson Zanovello.

Promovido pela Cufa-MT, o evento em Mato Grosso reuniu talentos do setor de economia criativa local, em outubro deste ano. Nessa fase regional, empreendedores locais expuseram seus produtos ou serviços, participaram de mentorias e tiveram a chance de se apresentar a investidores e especialistas.

Na lista de empreendedores estiveram 40 negócios inovadores, incluindo projetos sociais, startups, culinária, beleza, arte, cultura, ciência e educação. Destes, 10 foram selecionados para representar Mato Grosso na Expo Favela Brasil, que reuniu mais de 70 empreendedores de territórios favela de 14 estados do país, entre os dia 29 e 30 de novembro, em São Paulo (SP).

Leia Também:  Polícia Civil deflagrou operação contra investigados por homicídio ligado a facção em Tabaporã

Após uma rigorosa curadoria que avaliou o impacto, a escalabilidade e a inovação dos negócios apresentados, o Diela ficou entre os Top 10 Empreendedores do Brasil, garantindo vaga em um reality show com cobertura nacional na TV Globo.

E no último sábado (13.12), a empreendedora foi anunciada como finalista do evento nacional, ao lado da artista plástica May Ramasine, do Rio de Janeiro (RJ). O prêmio para a campeã da “Expo Favela Brasil – O Desafio 2025” é de R$ 100 mil.

“Para nós, da Secel, é um orgulho fazer parte dessa iniciativa. Estamos na torcida por Diela e convocamos toda a população de Mato Grosso a votar. Vamos lá, a votação está aberta, nossa representante está mostrando ao país a potência e o talento da periferia mato-grossense e precisa do voto de todos para ser campeã!”, convoca o secretário adjunto de Cultura da Secel, Jan Moura.

A votação está aberta até sexta-feira (19) pelo link aqui . A vencedora será conhecida ao vivo, no sábado (20), durante o programa É de Casa.

A Trancista

Diela Tamba Nhaque é uma referência no empreendedorismo de impacto social e na valorização da cultura afro-brasileira. Nascida na Guiné-Bissau e radicada em Cuiabá, Diela é formada em Serviço Social pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), atuou na área social, paralelamente começou a trançar cabelos de amigas e conhecidas.

Leia Também:  Polícia Penal apreende visitantes com entorpecentes na penitenciária de Rondonópolis

Em 2018, com o aumento da demanda, fundou o Diela Tranças e Cultura Afro. O negócio nasceu com o propósito de oferecer acolhimento, valorização da identidade negra e fortalecimento da autoestima de mulheres negras e periféricas.

A vivência no salão revelou a necessidade de formar ouras mulheres para que também pudessem gerar renda e independência. A partir daí, Diela deu início ao D’Jombai, método próprio de formação de origem africana, em que as mulheres se reúnem para troca de conhecimentos.

Entusiasmada com a experiência que a Expo Favela MT lhe proporcionou, a trancista migrante e periférica chama a todos para votar, compartilhar e chamar mais gente para a torcida.

“O meu amor por Mato Grosso é maior do que qualquer palavra pode descrever, é ancestral. Eu não tenho palavras para agradecer todos os apoios que recebi até aqui. Cada apoio fortalece essa história que já impacta vidas e continua abrindo portas. E agora preciso ainda mais da força de vocês, precisamos votar muito. Essa vitória não é só minha, ela é coletiva”, reforça.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Delegada-geral destaca fortalecimento da Polícia Civil e avanço no combate às facções criminosas em MT

Published

on

A Polícia Civil de Mato Grosso recebeu investimentos expressivos ao longo dos últimos sete anos, garantindo melhores estruturas, mais valorização dos servidores, reforço no efetivo e o aprimoramento das ações de inteligência, resultando no fortalecimento da instituição e na melhoria de indicadores criminais.

À frente da instituição desde 2023, a delegada-geral, Daniela Silveira Maidel, ressalta as principais ações desenvolvidas pela instituição, os resultados alcançados no combate à criminalidade e os desafios enfrentados na área da segurança pública.

Confira a entrevista abaixo:

Quais foram os desafios encontrados quando a senhora assumiu a gestão da Polícia Civil?

Assumimos a gestão em 2023 com o desafio de fortalecer a estrutura da Polícia Civil, valorizar os servidores e ampliar a capacidade de resposta da instituição em um estado de dimensão continental como Mato Grosso – um trabalho exigiu planejamento, diálogo e decisões firmes desde o início.

Na época, os principais desafios foram recompor e fortalecer o efetivo, e conseguimos o reforço de 46 delegados, 384 investigadores e 290 escrivães, além de continuar a modernização da investigação, ampliar a presença da Polícia Civil no interior e promover um intenso combate às facções, aos crimes violentos e a violência contra grupos vulneráveis.

Agora, o grande desafio é acompanhar a evolução da criminalidade com uma polícia cada vez mais técnica, moderna e eficiente. Para isso, temos investido em inteligência, tecnologia, capacitação, integração entre unidades e fortalecimento das delegacias no interior.

Quais foram os avanços da Polícia Civil ao longo dos últimos anos?

A Polícia Civil conquistou muitos avanços nos últimos sete anos, mas, especialmente nesses três anos e 6 meses de gestão, avançamos muito na valorização profissional, na melhoria das condições de trabalho, na capacitação de servidores e na modernização das ferramentas utilizadas na atividade policial. Também buscamos uma gestão mais próxima, ouvindo as demandas das unidades e dos profissionais. Despertamos o sentimento de pertencimento.

Leia Também:  Polícia Civil deflagrou operação contra investigados por homicídio ligado a facção em Tabaporã

A população também passou a contar com uma Polícia Civil mais estruturada, mais integrada e mais presente. Houve avanço no atendimento digital, na qualificação das investigações, na ampliação de operações e no atendimento mais humanizado, especialmente às vítimas de violência doméstica.

Vejo esses avanços como resultado de planejamento e compromisso institucional. Os investimentos em tecnologia, estrutura, viaturas, equipamentos, especialmente na capacitação e inteligência trouxeram mais eficiência à investigação e melhores respostas à sociedade.

O que a senhora considera que deixará como legado à Polícia Civil desse período em que está na gestão?

Acredito que o principal legado é uma instituição mais estruturada, mais valorizada e mais consciente do seu papel estratégico na segurança pública. Uma Polícia Civil que investiga com técnica, atua com firmeza e mantém o compromisso com a sociedade.

Ao longo dos anos a Polícia Civil vem aumentando gradativamente o número de operações e o volume de prisões, apreensões e outras medidas cautelares. Qual foi a metodologia adotada pela Polícia Civil para garantir mais eficiência em todo o Estado de Mato Grosso?

Adotamos uma metodologia baseada em planejamento, inteligência policial, análise de dados e integração entre as unidades. As operações passaram a ser construídas com foco em alvos prioritários, repressão qualificada e enfraquecimento das estruturas criminosas, promovendo especialmente na asfixia financeira. Tudo isso fortalece a investigação e permite uma resposta mais rápida e precisa.

E como a senhora avalia a atuação da Polícia Civil no enfrentamento às facções criminosas?

Leia Também:  Sejus adere ao Programa Integridade MT e reforça compromisso com a ética e a boa governança

A Polícia Civil tem atuado de forma firme, técnica e estratégica. O enfrentamento à criminalidade não se limita às prisões; também buscamos descapitalizar as facções, bloquear valores, apreender bens e enfraquecer financeiramente essas organizações.

Como quanto ao combate aos crimes informáticos praticados por meio eletrônico?

Temos ampliado a atuação nessa área com capacitação, ferramentas tecnológicas e unidades preparadas para investigar crimes praticados no ambiente virtual. É uma criminalidade dinâmica, que exige atualização constante e resposta técnica.

A Polícia Civil está preparada para dar uma resposta à sociedade no combate à criminalidade?

Sim. A Polícia Civil está cada vez mais preparada, com servidores capacitados, investimento em tecnologia, atuação integrada e foco na investigação qualificada. Evidentemente, os desafios são permanentes, mas a instituição tem demonstrado capacidade de resposta.

Há um anseio geral da sociedade no combate aos crimes de violência praticada em razão do gênero, especialmente dos feminicídios. Como a Polícia Civil tem contribuído nesse combate?

Esse é um tema tratado como prioridade. A Polícia Civil atua na repressão, na investigação qualificada, no atendimento humanizado às vítimas e na integração com a rede de proteção.

Qual o planejamento da Polícia Civil para os próximos meses deste ano?

Nosso planejamento é continuar fortalecendo a presença da Polícia Civil em todo o Estado, com foco na investigação qualificada, no combate às organizações criminosas, na redução dos crimes violentos e na melhoria do atendimento à população. Também seguimos investindo em tecnologia, capacitação e integração entre as unidades.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA