O governador Mauro Mendes afirmou que os projetos finalistas do 1° Prêmio de Eficiência e Inovação, criado pelo Governo de Mato Grosso em 2023, já estão trazendo economia aos cofres públicos e a melhoria dos serviços à população.
Nesta segunda-feira (25.03), o governador participou da banca de avaliação dos finalistas da categoria Redução de Custos, realizada na sala de reuniões Garcia Neto, no Palácio Paiaguás. De acordo com o governador, as iniciativas enviadas representam a direção que a administração pública deve tomar no Estado para se tornar inspiração em todo o país.
“Ser eficiente é o caminho necessário para que o Estado brasileiro e, nesse caso, o Estado de Mato Grosso, entregue mais para a população e devolva aquilo que nós cobramos por meio dos impostos. A economia gerada com os projetos finalistas está trazendo grandes resultados para Mato Grosso e importantes ganhos para o cidadão”, destacou.
O prêmio Eficiência e Inovação visa reconhecer e valorizar as melhores práticas públicas implementadas na administração estadual de Mato Grosso a partir de 2021. Foram inscritas 450 práticas, com a participação de cerca de 1.500 servidores de todo o Estado. Desse total, 60 iniciativas foram selecionadas, sendo 20 finalistas em cada uma das três categorias: Transformação Digital, Redução de Custos/Melhoria da Receita e Satisfação do Cidadão ou do Servidor.
Os 10 melhores projetos de cada categoria serão premiados em dinheiro, valores que vão de R$ 40 mil, para o 10° colocado, até R$ 200 mil, para o 1º lugar, além de passagens aéreas nacionais e internacionais com direito a acompanhante.
Mauro ressaltou que este é o maior concurso de reconhecimento e valorização de servidores públicos de todo o Brasil, e frisou que os valores dos prêmios já “se pagam” com a economia gerada por apenas um dos projetos.
“Queremos estimular o servidor público a adquirir, cada vez mais, o espírito de tornar a administração pública mais eficiente, focada em resultados, entregando mais para o cidadão e utilizando melhor os recursos públicos”, enfatizou.
Os projetos vencedores também serão acelerados pelo LabSin, o Laboratório Central de Inovações de Mato Grosso, para serem replicados em outros órgãos e secretarias.
Nos dias 26 e 27 de março ocorrerão as bancas avaliativas dos finalistas das categorias Transformação Digital e Satisfação do Cidadão ou do Servidor. As bancas são formadas por servidores de diferentes instituições, que possuem experiência na temática de cada categoria.
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc-MT), publicou nesta terça-feira (23.6) a Portaria nº 168/2026, que estabelece novas regras para o cofinanciamento estadual do Sistema Único de Assistência Social (Suas). A medida regulamenta os repasses de recursos do Estado aos municípios para a execução dos serviços da assistência social, garantindo mais organização, transparência e eficiência na aplicação dos investimentos.
O novo modelo amplia a autonomia das prefeituras e aumenta em mais de 188% os recursos destinados aos municípios. Com a mudança, as cestas de alimentos que antes eram adquiridas e distribuídas pelo Estado passarão a ser compradas diretamente pelas gestões municipais, de acordo com as necessidades locais. Em Cuiabá, por exemplo, os repasses saltam de aproximadamente R$ 6 milhões para R$ 10 milhões.
O secretário de Estado de Assistência Social e Cidadania, Klebson Gomes, destacou que a nova regulamentação representa um avanço para a política de assistência social em Mato Grosso.
“Estamos fortalecendo a assistência social nos municípios, ampliando os recursos e dando mais autonomia para que cada gestão local possa atender sua população de forma mais eficiente e alinhada à sua realidade. Esse novo modelo garante melhores condições para a manutenção e expansão dos serviços socioassistenciais em todo o estado”, afirmou.
Os recursos serão destinados a quatro áreas principais: Proteção Social Básica, Proteção Social Especial, Benefícios Eventuais e Gestão do SUAS. A regulamentação também assegura apoio para a manutenção de serviços como os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS), equipes volantes, acolhimento institucional, família acolhedora, benefícios eventuais e ações de gestão, planejamento e monitoramento.
A portaria ainda cria incentivos financeiros para municípios que implantarem áreas estratégicas da gestão, como Vigilância Socioassistencial, Gestão do Trabalho e Gestão Financeira e Orçamentária.
Segundo Klebson, a medida segue a determinação do governador Otaviano Pivetta de fortalecer a gestão municipal e garantir mais agilidade no atendimento à população.
“Essa é uma orientação do governador Otaviano Pivetta para descentralizar os recursos, fortalecer os municípios e tornar o atendimento mais rápido e eficiente. Com isso, cada prefeitura poderá aplicar os recursos de acordo com suas prioridades e atender com mais agilidade as famílias que mais precisam”, ressaltou.
Para continuar recebendo os recursos estaduais, os municípios deverão manter a documentação e as prestações de contas atualizadas. A medida busca garantir transparência na aplicação dos recursos públicos e assegurar que os investimentos cheguem de forma efetiva às famílias que dependem dos serviços socioassistenciais.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.