MATO GROSSO
Governo assina cooperação para oito novas unidades do Corpo de Bombeiros em MT
Publicado em
10 de abril de 2025por
Da Redação
O governador Mauro Mendes assinou, nesta quinta-feira (10.4), termos de cooperação com oito prefeituras municipais para a implantação de novas unidades operacionais do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). Com essa ampliação, o Estado passará a contar com 31 unidades operacionais da corporação.
As novas unidades serão implantadas nos municípios de Sapezal, Juara, Querência, Canarana, Mirassol D’Oeste, Aripuanã, Diamantino e Tapurah. Com isso, o CBMMT amplia sua capacidade de atendimento para 2,8 milhões de habitantes matogrossenses, alcançando uma cobertura de 73,5% da população do Estado.
Além do governador, assinaram os termos de cooperação os prefeitos Claudio Scariote (Sapezal), Nei da Farmácia (Juara), Gilmar Wentz (Querência), Héctor Álvarez Bezerra (Mirassol D’Oeste), Chico Mendes (Diamantino), Álvaro Galvan (Tapurah) e a prefeita Seluir Peixer (Aripuanã), além do representante da prefeitura de Canarana.
De acordo com o governador Mauro Mendes, a criação das novas unidades do Corpo de Bombeiros se baseou em um estudo técnico e criterioso, que considerou diversos fatores estratégicos fundamentais para garantir uma distribuição eficiente dos recursos público para ampliar a capilaridade dos serviços realizados pelos bombeiros militares.
“A implantação dessas novas unidades tem como um dos critérios mais relevantes, além da demanda específica de cada cidade, a redução das distâncias para atendimentos emergenciais. O objetivo é garantir uma resposta mais ágil em qualquer ponto do Estado de Mato Grosso. Com isso, otimizamos, aprimoramos e ampliamos o serviço, estendendo o raio de atuação do nosso importante e glorioso Corpo de Bombeiros do Estado”, destacou o governador.
A parceria firmada prevê que os municípios serão responsáveis por ceder os terrenos e executar a construção das unidades enquanto o CBMMT ficará encarregado de fornecer o efetivo, as viaturas e os equipamentos necessários à operação. O investimento total previsto é de R$ 29,5 milhões, e o prazo máximo para a execução das obras é de dois anos, conforme informou o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra.
“Preciso expressar a felicidade da nossa instituição em poder oferecer o serviço de emergência a todo o Mato Grosso, e agora de forma mais próxima, mais acessível, com maior capilaridade. Estamos reduzindo o tempo de resposta e aumentando as chances de sobrevida daqueles que precisam do atendimento do nosso Corpo de Bombeiros Militar. Sem o Governo do Estado e a parceria dos prefeitos isso não seria possível”, afirmou o comandante.
O secretário-chefe da Casa Civil, deputado federal Fábio Garcia, ressaltou a importância da união entre Estado e municípios para gerar resultados concretos à população. Com as novas unidades, haverá o aumento no atendimento direto a aproximadamente 220 mil habitantes residentes nas cidades beneficiadas.
“A lista de municípios que pleiteavam a instalação de um batalhão do Corpo de Bombeiros era enorme. Temos um Estado muito grande, com distâncias significativas entre os municípios, e é natural que todos queiram ter um batalhão em sua cidade. Infelizmente, não conseguimos atender a todos de imediato. Mas destaco aqui a nossa capacidade de manter o diálogo sempre aberto, buscando soluções conjuntas e equilibradas”, afirmou.
Representando os prefeitos envolvidos, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolini, relembrou os desafios enfrentados por muitas cidades no passado no que se refere a segurança pública e comemorou os avanços conquistados.
“Teve uma ocasião em que nós não tínhamos nem viatura do Corpo de Bombeiros funcionando, porque o Estado não tinha condições de fazer a manutenção. E a situação da Polícia Militar era ainda pior. Hoje vivemos um novo momento para a segurança pública de Mato Grosso. Passamos a investir em pessoas e em infraestrutura, fortalecendo ainda mais o sistema de proteção e resposta à população”, disse.
O secretário de Estado de Segurança Pública, coronel PM César Augusto de Camargo Roveri, também destacou a importância do trabalho conjunto das forças de segurança na concretização do projeto, que fortalece a atuação do Corpo de Bombeiros Militar no Estado.
“Agradeço à nossa equipe pelo trabalho árduo. O Corpo de Bombeiros, representado pelo comandante, participou ativamente conosco. Já temos um cronograma de chamamento definido, que será iniciado ainda neste mês, para que, em breve, possamos contar com os bombeiros necessários para integrar as oito novas unidades vinculadas às Prefeituras do interior do Estado”, explicou.
Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Walmir Moretto reforçou a relevância da iniciativa, especialmente para a região sudoeste do Estado, e destacou o papel do Legislativo na viabilização do projeto.
“O governador está tomando uma iniciativa muito forte e importante para o nosso Estado e, especialmente, para a nossa região. Trata-se de uma demanda reprimida há mais de 20 anos. Agora, com o apoio do seu governo, com a nossa colaboração e o envolvimento dos prefeitos, do Corpo de Bombeiros, estamos finalmente contemplando a nossa região. Defendemos o Estado inteiro, mas, desta vez, a nossa região foi especialmente bem atendida”, afirmou.
Também participaram da solenidade de assinatura a secretária de Comunicação, Laice Souza, os deputados estaduais Ondanir Bortolini, Dr. Eugênio e Adenilson Rocha, além do comandante-geral adjunto do CBMMT e chefe do Estado-Maior, coronel BM Rony Robson Cruz Barros, e o secretário-adjunto de Proteção e Defesa Civil, coronel BM Cesar Claudiomiro Viana de Brum.
Fonte: Governo MT – MT
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso
Published
18 horas agoon
21 de junho de 2026By
Da Redação
Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT) apresentou ao Sebrae-MT uma proposta de parceria para ampliar a regularização de empresas de baixo risco. A iniciativa foi discutida em reunião realizada no Quartel do Comando-Geral, em Cuiabá, na tarde desta sexta-feira (19.6).
A iniciativa faz parte do Programa Empresa Segura MT, desenvolvido pelo CBMMT para ampliar o alcance das orientações sobre segurança contra incêndio e pânico e facilitar o acesso dos empreendedores ao processo de regularização junto à corporação.
Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, a proposta busca unir esforços para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização e fortalecer a segurança das empresas em Mato Grosso.
“O nosso objetivo é aproximar ainda mais o Corpo de Bombeiros dos empreendedores mato-grossenses. Muitas vezes, a falta de informação acaba sendo um obstáculo para a regularização, mesmo quando o processo é simples, digital e de baixo custo. Com essa iniciativa, queremos ampliar o acesso às orientações, facilitar a regularização das empresas e, consequentemente, aumentar a segurança das edificações e da população. Quando promovemos a prevenção, ganham os empresários, ganham os municípios e ganha toda a sociedade”, destacou.
Durante o encontro, representantes das duas instituições discutiram formas de cooperação para levar informações sobre regularização empresarial a um número maior de municípios. Entre as ações previstas estão a capacitação de agentes do Sebrae para orientar empreendedores, a produção de materiais educativos e a realização de campanhas informativas.
A proposta também prevê a utilização da rede de atendimento do Sebrae como apoio na disseminação de informações sobre o licenciamento simplificado, modelo voltado às atividades classificadas como de baixo risco. A medida busca facilitar o acesso dos empresários às orientações necessárias para a regularização de seus estabelecimentos.
Para o gerente de Desenvolvimento Territorial do Sebrae-MT, Sandro Rossi, a proposta apresentada pelo CBMMT está alinhada ao trabalho desenvolvido pela instituição junto aos pequenos negócios e pode contribuir para ampliar o acesso dos empreendedores às informações sobre regularização.
“A orientação aos empreendedores faz parte da missão do Sebrae. Temos uma rede de atendimento presente em praticamente todo o Estado e entendemos que a informação é fundamental para que o empresário consiga tomar decisões e cumprir suas obrigações com mais segurança”, afirmou.
Além de contribuir para a segurança das edificações, a iniciativa pretende incentivar a conformidade das atividades empresariais e fortalecer o ambiente de negócios no Estado.
Fonte: Governo MT – MT
Dupla vitória em quadra: Lucas do Rio Verde é campeão no vôlei masculino e feminino na Copa Sicredi Viva Lucas de Vôlei
Copa Sicredi de Futebol 7 2026 inicia com rodada de jogos em Lucas do Rio Verde
Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
Secretarias da Mulher e de Assistência Social levam acolhimento à comunidade rural
Atletas revelados pelo VG Mais Esporte conquistam período de avaliação nas categorias de base do Cruzeiro
GRANDE CUIABÁ
Operação em clubes da capital avança e reforça exigências de segurança e acessibilidade
A Prefeitura de Cuiabá realizou mais um desdobramento da Operação Alvará Regular: Férias Seguras, com a vistoria de dois clubes...
Secretarias da Mulher e de Assistência Social levam acolhimento à comunidade rural
A Prefeitura de Cuiabá, por meio das secretarias municipais da Mulher e de Assistência Social, Direitos Humanos e Inclusão, realizou...
Atletas revelados pelo VG Mais Esporte conquistam período de avaliação nas categorias de base do Cruzeiro
O esporte de Várzea Grande alcançou mais uma importante conquista. Os jovens atletas Gabriel Sales Duarte, de 15 anos, e...
MATO GROSSO
Corpo de Bombeiros apresenta proposta de programa para ampliar regularização de empresas em Mato Grosso
Com foco na desburocratização e no fortalecimento do ambiente de negócios em Mato Grosso, o Corpo de Bombeiros Militar (CBMMT)...
Polícia Militar prende homem com 14 caixas de produtos contrabandeados em Alto Araguaia
Policiais militares do 15º Batalhão prenderam um homem pelo crime de contrabando, durante fiscalização na BR-364, na madrugada deste domingo...
Governo de MT promove solenidade de criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas nesta segunda (22)
O Governo de Mato Grosso promove nesta segunda-feira (22.6), às 9h, solenidade de criação do Fórum Estadual de Indicações Geográficas...
POLÍCIA
Polícia Militar prende homem com 14 caixas de produtos contrabandeados em Alto Araguaia
Policiais militares do 15º Batalhão prenderam um homem pelo crime de contrabando, durante fiscalização na BR-364, na madrugada deste domingo...
Polícia Militar apreende arma de fogo e conduz três suspeitos em Cáceres
Policiais militares do 6º Comando Regional e do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) prenderam dois homens e apreenderam...
Polícia Civil prende 5 pessoas por tráfico de drogas em Pontes e Lacerda
A Polícia Civil prendeu em flagrante três homens e duas mulheres, na sexta-feira (19.6), no município de Pontes e Lacerda,...
ENTRETENIMENTO
Lore Improta exibe ensaio de Levi em clima de Copa do Mundo: ‘Mini craque chegou’
Lore Improta compartilhou com os seguidores, na noite desta sexta-feira (19), um ensaio fotográfico especial do filho caçula, Levi, fruto...
Clássico do cinema brasileiro, Xica da Silva será relançado em versão restaurada
Um dos maiores clássicos do cinema nacional, Xica da Silva voltará às telonas em versão restaurada. O longa dirigido por...
Suzanna Freitas celebra primeiro imóvel presenteado pelos pais: ‘Nem acredito’
A influenciadora Suzanna Freitas, de 25 anos, está vivendo uma nova fase em sua vida. A criadora de conteúdo ganhou...
ESPORTES
Colômbia vence Uzbequistão e assume a ponta do Grupo K na Copa do Mundo
A seleção da Colômbia iniciou sua caminhada no Mundial com uma vitória segura. Em partida realizada nesta quarta-feira, no Estádio...
Gana vence Panamá na estreia e assume vice-liderança do Grupo L
Gana começou bem sua campanha na Copa do Mundo de 2026 ao superar o Panamá por 1 a 0 nesta...
Inglaterra vence Croácia em estreia movimentada na Copa do Mundo
A seleção da Inglaterra começou sua trajetória no Mundial de 2026 com o pé direito. Em um confronto repleto de...
MAIS LIDAS DA SEMANA
-
MATO GROSSO6 dias agoMato Grosso registra maior crescimento do país no abate de bovinos no 1º trimestre de 2026
-
MATO GROSSO6 dias agoGoverno de MT, AL, Poder Judiciário e Prefeitura de Cuiabá se reúnem para regularizar bairros Paraisópolis e Silvanópolis
-
MATO GROSSO6 dias agoPolícia Civil cumpre mandado de busca e apreensão em Comodoro e apreende armas de fogo e munições
-
MATO GROSSO6 dias agoPolícia Civil prende casal que aplicou golpe de R$ 38 mil em empresa de produtos de harmonização orofacial
