MATO GROSSO

Grêmios estudantis da rede estadual contam com 1% do Recurso Único para ações escolares

Publicado em

Desde 2025, os 510 grêmios estudantis devidamente instalados nas escolas da rede estadual de ensino de Mato Grosso passaram a ter direito a receber o Caixa da Juventude (Caju), equivalente a 1% do valor total do repasse anual do Recurso Único destinado às unidades escolares.

A medida, autorizada pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) e em concordância com as gestões escolares, assegura respaldo legal para que as agremiações desenvolvam ações, projetos e atividades voltadas ao fortalecimento do protagonismo estudantil.

O valor destinado aos grêmios é calculado com base no repasse anual feito pela Seduc às escolas, que varia entre R$ 200 mil, R$ 300 mil, R$ 400 mil e R$ 450 mil, conforme o porte de cada unidade, pequena, média, grande e porte especial (com mais de 4 mil metros quadrados).

A Seduc observa que, na prática, o recurso permite que os dirigentes estudantis contem com apoio financeiro para promover iniciativas dentro do ambiente escolar, ampliando a participação juvenil na construção de uma escola mais democrática e participativa.

Para o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o grêmio estudantil é uma importante organização de representação dos alunos, sustentada por princípios democráticos e voltada ao diálogo sobre interesses coletivos, propostas e estratégias que contribuam para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem.

Leia Também:  MT Prev Itinerante vai à Lucas do Rio Verde no dia 28 de novembro

Segundo ele, a atuação gremista também favorece o desenvolvimento do senso crítico, político, laico e participativo dos estudantes, além de estimular o reconhecimento e o respeito à diversidade cultural. “E por que não aprender a lidar com recurso financeiro público?”, pontua o secretário.

Alan Porto destaca ainda que os estudantes organizados em grêmios têm papel protagonista na formulação e execução de ações capazes de melhorar as interações no ambiente escolar. “Eles podem transformar a comunidade escolar para melhor, contribuindo com a gestão escolar. Com um pouco de recurso financeiro para essas ações, a fluidez será muito mais eficiente”, afirma.

Outro ponto ressaltado pelo secretário é a atuação do professor interlocutor, profissional que acompanha e apoia os estudantes na realização das atividades gremistas. De acordo com ele, a escolha desse interlocutor é feita pelos próprios alunos, por meio de votação. “O candidato pode ser professor, gestor da escola, coordenador pedagógico, profissional readaptado, entre outros”, explica.

Atualmente, Mato Grosso conta com 510 grêmios implantados na rede estadual. A meta da Seduc é alcançar, até o fim deste ano letivo, a implantação de grêmios em todas as 628 escolas da rede, ampliando o alcance da política de fortalecimento da participação estudantil.

Leia Também:  Fim da piracema abre temporada de pesca esportiva em Mato Grosso a partir de fevereiro

Recurso Único

O Recurso Único, do qual é retirado o percentual destinado às agremiações, é uma verba descentralizada utilizada pela gestão escolar principalmente para intervenções preventivas e corretivas na infraestrutura das unidades.

Entre os serviços que podem ser custeados estão manutenção de cozinhas e banheiros, adequações ou substituições pontuais de forro e pendurais, reparos em revestimentos cerâmicos, parte elétrica e hidráulica, além de serviços em muros, cercas, alambrados e revitalização da pintura.

Para ter acesso ao recurso, a escola deve encaminhar requerimento com justificativa da necessidade, apresentar três orçamentos de materiais e ou serviços, além de inserir fotos que comprovem a demanda, entre outras exigências estabelecidas pela Secretaria.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Trânsito em frente a Todimo será interditado entre quarta-feira (24) e domingo (28) para obras do Complexo Leblon

Published

on

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que a partir da próxima quarta-feira (24.6) haverá uma interdição total em um trecho da Avenida Miguel Sutil, em frente a Todimo Lar Center, para execução de obras do Complexo Leblon.

A interdição está prevista para durar até o domingo (28). Haverá uma rota de desvio utilizando os novos elevados construídos no local e outra por dentro do bairro Araés, semelhante aos desvios utilizados recentemente, nos dias 13 e 14 de junho.

A interdição é necessária porque será realizada a concretagem das lajes dos viadutos que estão sendo construídos no local. Para a execução dessa etapa do serviço, não pode haver nenhum tipo de vibração na pista, sob o risco de prejudicar a qualidade da obra. Por isso, haverá a interdição durante o tempo necessário para realizar o trabalho.

Os detalhes sobre a interdição foram acertados durante reunião na manhã desta segunda-feira (22) com a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) da capital.

Leia Também:  Aula inaugural marca início da formação gratuita em patrimônio cultural

Rotas de desvio

A partir da manhã da quarta-feira (24), os motoristas que seguem pela Avenida Miguel Sutil em direção à Rodoviária e ao Centro de Cuiabá deverão utilizar o novo elevado construído no local. O desvio será feito pela pista à esquerda, passando sobre a estrutura e retornando à Miguel Sutil nas proximidades do Comper.


Já para quem trafega no sentido Coxipó, o desvio será realizado pela Rua Estrela do Norte, paralela à Miguel Sutil. Em seguida, os veículos deverão acessar à direita a Rua Desembargador Trigo de Loureiro, chegando à Avenida do CPA pelo retorno em frente à Decorliz Lar Center, de onde será possível retomar o trajeto pela Miguel Sutil.


A Sinfra-MT lamenta os transtornos provocados pela obra, realizada em um dos principais corredores de transporte da capital. A orientação é para que os motoristas programem seus deslocamentos. Por meio de uma parceria com o aplicativo Waze, todos os trechos bloqueados serão sinalizados, o que facilita a busca por rotas alternativas.

Leia Também:  Suspeito por agredir esposa a pauladas é preso em flagrante pela PM

Complexo Leblon

O Complexo Viário do Jardim Leblon compreende uma série de obras realizadas no entorno da Trincheira Jurumirim, com o objetivo de resolver os problemas no trânsito do local.

As intervenções incluem o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA, uma nova trincheira em frente a Rua Boa Vista, a passagem de nível em frente a Todimo e outras melhorias para reorganizar o fluxo de veículos na região. O investimento é de R$ 105 milhões.

No caso dos viadutos em frente a Todimo, as estruturas foram supostamente construídas antes de 2014 dentro do projeto do VLT. No entanto, após o início das obras do Complexo Leblon, o Consórcio VLT enviou um ofício para a Sinfra-MT falando que não era possível garantir a segurança das estruturas construídas, o que levou à modificação dos projetos e alteração no cronograma.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA