MATO GROSSO

Inep divulga gabarito oficial do segundo dia do Enem 2025; resultado final será publicado em janeiro de 2026

Publicado em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta quarta-feira (19), o gabarito oficial do segundo dia do Enem 2025, correspondente às provas de Matemática e Ciências da Natureza. As respostas já podem ser consultadas na Página do Participante, no portal do Inep.

O órgão reforça que o gabarito tem finalidade exclusivamente pedagógica. Isso porque o Enem utiliza a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia que impede que o estudante calcule sua nota apenas com base nas respostas corretas. Assim, o desempenho final só poderá ser conhecido após a análise estatística completa dos itens.

Com o gabarito disponível e a divulgação oficial das notas prevista para janeiro de 2026, os estudantes agora aguardam o próximo passo, enquanto Mato Grosso segue fortalecendo políticas de preparação e acesso ao ensino superior.

Antes da realização das provas, a Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) desenvolveu uma série de ações de estudo por meio do Pré-Enem Digit@l MT — plataforma que integra o Plano EducAção 10 Anos e que foi utilizada por mais de 27 mil estudantes neste ano de 2025.

Leia Também:  Audiência Pública da Ager chega a Guarantã do Norte para ouvir a população sobre serviços públicos

O ambiente virtual ofereceu simulados, videoaulas, resumos e trilhas de aprendizagem voltados especificamente ao Enem, atuando como suporte contínuo durante todo o processo de preparação.

Na semana que antecedeu o exame, a Seduc realizou dois aulões presenciais de véspera, reunindo mais de 600 estudantes em Cuiabá e Várzea Grande.

O encontro trouxe revisões de Linguagens e Ciências Humanas, além de palestras motivacionais e apresentações culturais, todas transmitidas ao vivo no YouTube da pasta. Desde de março, foram mais de 800 horas de aulas gravadas, além dos encontros presenciais aos sábados.

Mais de 37 mil estudantes da rede estavam aptos ao Enem e grande parte participou ativamente do Pré-Enem Digit@l, com simulados, avaliações e materiais elaborados especialmente para o exame.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governo de MT firma convênios com municípios do Alto Rio Paraguai: “parceria faz diferença na ponta”, afirma prefeito de Tangará da Serra

Published

on

O Governo de Mato Grosso firmou, nesta quinta-feira (25.6), convênios e autorizações de investimentos que somam cerca de R$ 90 milhões com 10 municípios da região do Alto Rio Paraguai. As assinaturas ocorreram durante reunião com prefeitos no Palácio Paiaguás, em Cuiabá.

Os recursos contemplam obras de asfalto urbano, asfalto novo em estradas, recuperação viária, construção e reforma de unidades escolares, habitação e equipamentos públicos.

O governador Otaviano Pivetta destacou o modelo de gestão e a ampliação dos repasses aos municípios.

“De 2019 para cá, nós mudamos o jeito de governar e implantamos um novo modelo de gestão. Os recursos passaram a ser aplicados a partir das demandas apresentadas pelos prefeitos e parlamentares, atendendo às necessidades de cada município. Vamos ampliar esse trabalho porque entendemos que o melhor que o Estado pode fazer é levar os recursos diretamente aos municípios para que as obras e os serviços cheguem com mais rapidez à população”, afirmou.

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou a parceria com o Governo do Estado.

“Somos muito gratos pela parceria que o Governo do Estado tem tido com os municípios de Mato Grosso ao longo desses sete anos. Os convênios vêm trazendo melhorias importantes de infraestrutura urbana, atendendo bairros que ainda não têm asfalto e regiões produtoras. São obras de microrrevestimento e recuperação da malha viária que dão mais vida útil às estradas e ruas. Então, é uma parceria que, além de Tangará, alcança vários outros municípios e tem feito diferença na ponta”, disse.

Leia Também:  Trecho do Portão do Inferno na MT-251 é interditado nesta quarta-feira (03)

Convênios firmados

Em Alto Paraguai, o convênio prevê microrrevestimento asfáltico e sinalização viária em diversas vias da sede e do distrito de Capão Verde, com investimento de R$ 1,6 milhão.

Em Arenápolis, o investimento é de R$ 2,4 milhões para reforma da Escola Municipal 25 de Outubro.

Em Campo Novo do Parecis, os recursos somam R$ 25,4 milhões, sendo R$ 10,2 milhões para construção de escola de educação infantil e R$ 15,2 milhões para subsídio habitacional do programa SER Família Habitação.

Em Diamantino, os investimentos somam R$ 17,3 milhões, sendo R$ 15,8 milhões para construção de escola com 12 salas e R$ 1,4 milhão para reforma da Escola Municipal Décio Furigo.

Em Nortelândia, os convênios somam R$ 7,6 milhões para asfalto urbano e canalização de cursos d’água.

Em Nova Marilândia, o investimento é de R$ 1,4 milhão para construção da Praça Primavera.

Em Nova Maringá, serão aplicados R$ 3,3 milhões para asfalto novo na Estrada Boa Sorte.

Em Nova Olímpia, o valor é de R$ 3 milhões para microrrevestimento e sinalização viária em vias urbanas.

Leia Também:  ‘MT Ciências’ mantém presença na IV Expedição Araguaia Xingu que começa nesta sexta-feira (04)

Em Porto Estrela, os investimentos somam R$ 4,5 milhões para construção de complexo poliesportivo e asfalto urbano.

Em Tangará da Serra, os investimentos ultrapassam R$ 23 milhões em asfalto urbano, recuperação viária e drenagem urbana.

Participaram da agenda os deputados federais Juarez Costa e Fábio Garcia; os deputados estaduais Chico Guarnieri e Paulo Araújo; o presidente da AMM, Emerson Máximo (Maninho); o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Educação, Flávia Emanuelle de Souza Soares; o presidente da MTPar, Wenner Santos; além de prefeitos da região do Alto Rio Paraguai.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA