MATO GROSSO

Padrão de escolas estaduais muda com reformas feitas pelo Governo de MT; Veja antes e depois

Publicado em

Com investimentos contínuos na educação, o Governo de Mato Grosso tem melhorado as condições oferecidas aos estudantes e aos profissionais de educação, a partir da reforma das escolas estaduais, visando o avanço no aprendizado. De estruturas antigas, inadequadas e deficientes, passam a contar com ambientes revitalizados e equipados.

Nos últimos cinco anos e quatro meses, 57 escolas estaduais foram entregues reformadas pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e 114 estão com obras em andamento. Também foram construídas do zero 29 novas unidades de ensino, sendo cinco escolas com ensino técnico.

Para garantir o lazer e incentivar o esporte nas escolas, foram implantadas 35 quadras poliesportivas e outras 24 estão sendo executadas. As estruturas também possuem arquitetura que permite a circulação de ar, iluminação natural, área de convivência com jardim e acessibilidade em todos os ambientes.

Veja abaixo as mudanças notáveis em imagens que mostram o antes e depois da reforma de 10 das escolas entregues revitalizadas, durante o atual Governo:

Antes e depois da biblioteca da escola – Foto: Arquivo e Michel Alvim-Secom/MT

Escola Estadual Salim Felício, Cuiabá

Antes, a estrutura antiga contava apenas com ventiladores, banheiros precários e falta de espaço adequado. Após um investimento de R$ 8,2 milhões, a nova Escola Estadual Salim Felício, no bairro Real Parque, foi entregue em fevereiro de 2024. Agora, possui 16 salas de aula, quadra poliesportiva coberta, biblioteca, laboratório de ciências moderno e equipado e sala de professores, oferecendo um ambiente propício para o aprendizado de até 1,5 mil estudantes.
Foto: Arquivo e Marcos Vergueiro/Secom-MT

Escola Estadual Dione Augusta da Silva Souza, Cuiabá

Com 25 anos de existência, a escola enfrentava problemas estruturais graves. Na reforma geral no valor de R$ 4,7 milhões, inaugurada em março de 2024, o prédio passou por intervenções em diversas áreas, garantindo agora um ambiente moderno e tecnologicamente equipado para os 1.290 estudantes de 16 bairros da região do CPA IV. Foram feitas obras na cobertura, instalações elétricas e hidrossanitárias, prevenção e combate a incêndio, esquadrias de todas as dependências, forro, piso, revestimentos, pintura interna e externa, tubulação para uso de gás de cozinha, urbanização, paisagismo e acessibilidade.


Foto: Arquivo e Michel Alvim/Secom-MT

Leia Também:  Politec compra equipamentos para perícias em dispositivos eletrônicos nas unidades do interior de MT

Escola Estadual Cleinia Rosalina de Souza, Cuiabá

Com estrutura comprometida, a escola fundada no Bairro Jardim Itamarati nos anos 80 recebeu sua primeira grande reforma na atual gestão, com investimento de R$ 2,3 milhões. Agora, conta com 22 salas de aula, laboratórios, sala multifuncional, biblioteca, cozinha, refeitório e acessibilidade, oferecendo um ambiente adequado para o ensino. A obra foi entregue em 2021.

Escola Estadual Bento Muniz, Tangará da Serra

Com um novo prédio inaugurado em 2021, a escola recebeu investimentos de R$ 3,8 milhões, proporcionando um ambiente moderno e seguro para os 720 estudantes. Agora, além das salas de aula, conta com refeitório, parte administrativa, quadra poliesportiva coberta e acessibilidade.
Foto: Arquivo e Mayke Toscano/Secom-MT

Escola Estadual Sebastião Patrício, Primavera do Leste

Após quase 10 anos fechada e abandonada, a escola foi revitalizada com investimento de R$ 2,9 milhões e entregue em 2023, proporcionando um ambiente adequado para mais de 700 estudantes. Agora, além das salas de aula, conta com quadra poliesportiva, sala de multimídia, laboratório de informática e equipamentos modernos. Antes, a unidade funcionava em um prédio alugado.
Foto: Arquivo e Mayke Toscano/Secom-MT

Escola Estadual Ledy Anita Brescancin, Campo Verde

Com investimento de R$ 3,1 milhões, a escola foi entregue reformada, em julho de 2023, passando a oferecer um ambiente amplo e moderno para os estudantes, incluindo quadra poliesportiva, biblioteca, cozinha, refeitório e sanitários, e demais instalações. A unidade tem capacidade para atender 900 estudantes do ensino fundamental e da Educação de Jovens e Adultos.
Foto: Arquivo e Secom-MT

Leia Também:  Governo de Mato Grosso lança 3ª edição de programa que estimula criação de empreendimentos inovadores

Escola Estadual Escola Estadual Coronel Antônio Paes de Barros, Barão de Melgaço

O novo prédio da unidade, que teve investimento de R$ 5,6 milhões, atende cerca de 1.300 estudantes, oferecendo um ambiente moderno e adequado para o ensino, além de área de lazer, com quadra e parquinho, e refeitório. A unidade foi construída com dinheiro recuperado de ações de corrupção e entregue pelo Governo à comunidade em 2020.
Foto: Arquivo e Michel Alvim/Secom-MT

Escola Estadual Hermelinda Figueiredo, Cuiabá

A estrutura moderna e climatizada recebeu investimentos de R$ 2,7 milhões, proporcionando um ambiente de qualidade para professores e alunos. A unidade foi totalmente transformada e ganhou salas de aulas climatizadas, refeitório e quadra poliesportiva. Além da reforma geral, um novo bloco foi construído.
Foto: Arquivo/Seduc e David Borges/Seduc-MT

Escola Estadual Marechal Dutra, Rondonópolis

Após uma reforma geral de R$ 4,4 milhões, concluída em 2021, a escola foi transformada em uma unidade modelo, oferecendo um ambiente de qualidade para o ensino, com salas climatizadas e estrutura adequada. Antes dessa obra, as salas tinham infiltrações, a iluminação era fraca e o calor era intenso. As portas eram de madeira, o teto ameaçava cair e havia ventiladores pendurados nos corredores.
Foto: Arquivo e Assessoria/Seduc-MT

Escola Estadual José Alves Bezerra, Porto dos Gaúchos

Com investimentos de R$ 3,7 milhões, a escola passou por uma revitalização completa, oferecendo um ambiente moderno e adequado para os mais de 600 alunos, incluindo salas de aula, laboratórios, refeitório e acessibilidade. Inaugurada em 1974, a escola oferece ensino fundamental e médio, além da Educação para Jovens e Adultos (EJA). A última revitalização na escola tinha sido feita em 2003, quando a estrutura recebeu uma pintura. A obra foi entregue em 2023.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Defesa Civil de MT inicia elaboração do Plano de Contingência com Prefeitura de Várzea Grande

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Governo de Mato Grosso lança 3ª edição de programa que estimula criação de empreendimentos inovadores

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA