MATO GROSSO

Parcerias promovem investimento de mais R$ 271 milhões nos municípios: “Eficiência deste governo”, afirma prefeito

Publicado em

O Governo de Mato Grosso e diversas prefeituras firmaram, nesta quinta-feira (25.04), parcerias que vão promover mais R$ 271 milhões em investimentos na infraestrutura e na educação dos municípios.

Foram assinados 48 convênios com 37 prefeituras para obras de infraestrutura, que totalizaram R$ 231,9 milhões. Também foram entregues equipamentos tecnológicos, como chromebooks, smart tvs e chips de internet para 580 escolas de 121 municípios, com investimento de R$ 39,9 milhões.

O vice-presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e prefeito de Colíder, Hemerson Maninho, afirmou que os municípios têm realizado importantes melhorias para a população, em diversas áreas, graças à parceria com o Governo de Mato Grosso.

“Estamos fazendo grandes entregas, graças ao trabalho e empenho que o governador Mauro Mendes tem feito ao longo desses cinco anos, possibilitando que o nosso Estado possa ser essa grande potência hoje, transferindo recursos para os municípios e investindo em parceria. Quem ganha com tudo isso é a população”, afirmou.

O governador Mauro Mendes lembrou dos desafios encontrados no início da gestão e das medidas fiscais adotadas para que o Estado chegasse neste momento de realizar importantes investimentos em todas as regiões, garantindo o crescimento dos municípios e o desenvolvimento socioeconômico.

“Hoje Mato Grosso é um exemplo para o nosso país, exemplo de um Brasil que está dando certo. O que estamos fazendo nesse canto do país poucos fazem. As melhorias estão chegando em todos os cantos, não apenas em rodovias, mas nos bairros, gerando melhorias na qualidade de vida das pessoas. Isso é o resultado de quem toma as decisões corretas”, acrescentou.

O vice-governador Otaviano Pivetta destacou que a parceria com os municípios havia sido pactuada desde o início da gestão, e que o volume de investimentos é resultado da boa aplicação das gestões municipais.

“Essas assinaturas hoje são um ato simbólico do Estado devolvendo os recursos para a sociedade através dos municípios. São eles que estão na ponta, mais próximos do cidadão, e que podem nos auxiliar na melhoria do serviço público”, apontou.

Leia Também:  Indea vistoria mais de 16 milhões de aves em trabalho de monitoramento contra gripe aviária

O secretário de Infraestrutura e Logística (Sinfra), Marcelo de Oliveira, observou que as obras de infraestrutura abrangem desde drenagem e sinalização de vias nos municípios ao asfaltamento de importantes rodovias, garantindo a melhoria da mobilidade e logística da população.

“O Governo de Mato Grosso tem o maior programa de pontes de concreto, tem 3,5 mil quilômetros de asfalto pronto e 2 mil quilômetros em execução, fora os R$ 5 bilhões que o Governo do Estado autorizou a Sinfra a investir com todas as prefeituras. Este é um governo que trabalha para o povo e pelo povo”, destacou.

Dentre os convênios de infraestrutura assinados estão previstos a compra de materiais e a implantação de asfalto em diversas ruas e avenidas dos municípios, iluminação pública, implantação de calçadas, pontes de concreto sobre córregos e rios, e serviços na pista de dois aeródromos municipais.

Já as entregas da Secretaria de Educação envolveram 17.250 chromebooks, 1.384 smart tvs e 25.988 chips de internet para 580 escolas de 121 municípios.
O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que o Governo tem investimento em tecnologia nas escolas, tanto para os estudantes quanto para os profissionais da educação, para melhorar os níveis de aprendizagem. Conforme o gestor, os professores estão sendo capacitados e os estudantes recebem um ambiente adequado.

“Somente nessa entrega o Governo do Estado está investindo R$ 40 milhões diretamente para melhorias na aprendizagem também das escolas municipais. Estamos promovendo uma virada tech na vida dessas crianças. São estudantes do século XXI e que precisam se ambientar com esse movimento tecnológico. Não tem nenhum outro lugar investindo da forma que Mato Grosso investe. Os resultados já estão aparecendo e vão aparecer cada vez mais”.

O deputado estadual Beto Dois a Um ressaltou a parceria da Assembleia Legislativa com o Governo e lembrou que, antes da atual gestão, os municípios tinham dificuldades de obter investimentos do Estado.

Leia Também:  Polícia Militar apreende armas de fogo e munições e evita feminicídio em Cuiabá

“Nós não podemos normalizar esses eventos de investimentos, porque eles são históricos. Os municípios mal recebiam convênios de R$ 300 mil e hoje a realidade mudou. Por isso temos que trabalhar duro, em parceria, entregando o melhor para a nossa população”, afirmou.

A nova fase de investimentos vivenciada no Estado também foi destacada pelo senador Jayme Campos, que citou entregas recentes do Governo no interior do Estado, em áreas como assistência social, desenvolvimento econômico e agricultura familiar.

“Tem sido quase rotineiro os eventos do Governo levando benefícios para a sociedade mato-grossense. Isso, para mim, é muito prazeroso. Eu tive a oportunidade de ser prefeito por três mandatos e era muito difícil. Hoje você percebe que as coisas mudaram, mas mudaram aqui em Mato Grosso. Hoje praticamente todas as semanas temos investimentos do Estado, não só na Capital, mas também no interior, e eu me sinto muito orgulhoso”, disse.

O mesmo foi compartilhado pela deputada federal Gisela Simona, que também citou que as gestões municipais vivem uma nova realidade com o Governo de Mato Grosso.

 “É muito recompensador para nós que estamos no mandato poder sair em qualquer município desse Estado, andar pelos estados do Brasil e até fora daqui, bater no peito e dizer ‘Eu sou de Mato Grosso e o meu governador é Mauro Mendes’. Isso é muito forte, é fruto do trabalho e da dedicação de todos os parceiros”, manifestou.

Solenidade

Acompanharam a solenidade os secretários de Estado Fábio Garcia (Casa Civil), Laice Souza (Comunicação), tenente-coronel Jordan Espíndola (Governadoria), César Miranda (Desenvolvimento Econômico), coronel César Roveri (Segurança Pública), o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges, e os deputados estaduais Nininho, Valmir Moretto, Claudio Ferreira, Dr. Eugênio, Paulo Araújo e Dr. João.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Corpo de Bombeiros divulga resultado da análise de títulos de seletivo para brigadistas temporários

Published

on

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) divulgou, na noite desta terça-feira (23.6), o resultado das inscrições e da análise de títulos do processo seletivo simplificado para contratação de brigadistas temporários. Ao todo, são ofertadas 150 vagas distribuídas em 29 municípios mato-grossenses. Os profissionais irão reforçar as ações de prevenção e combate aos incêndios florestais durante o período de estiagem. O resultado está disponível no site da corporação. Veja aqui.

A publicação divulga a lista de inscrições deferidas e a pontuação obtida por cada candidato na fase de avaliação curricular. Nessa etapa, foram considerados critérios como experiência profissional na área, cursos de formação de brigadista e posse de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias D ou E.

Após essa fase, será publicada a convocação para o Teste de Aptidão Física (TAF), que consistirá em uma caminhada de 2,4 quilômetros com o transporte de uma bomba costal de combate a incêndios, com peso de até 24 quilos quando abastecida. A classificação final será definida pela soma das notas obtidas na avaliação curricular e no TAF, sendo esta última etapa de caráter eliminatório e com peso dois.

Leia Também:  Detran-MT doa 372 bens inservíveis para associação de reciclagem

Uma vez aprovados e convocados, os contratados participarão de um curso de capacitação de brigadistas antes de iniciarem as atividades nos municípios para os quais forem designados pela corporação. As 150 vagas estão distribuídas entre os municípios de Cuiabá, Poconé, Gaúcha do Norte, Alto Paraguai, Feliz Natal, Nova Maringá, Nova Ubiratã, União do Sul, Cláudia, Barra do Garças, Confresa, Nova Xavantina, Água Boa, Canarana, Querência, Cáceres, Mirassol d’Oeste, Pontes e Lacerda, Vila Bela da Santíssima Trindade, Comodoro, Aripuanã, Colniza, Juara, Castanheira, Tangará da Serra, Brasnorte, Alta Floresta, Colíder e Guarantã do Norte.

Entre as atribuições dos brigadistas estão o apoio às operações de combate a incêndios florestais, a abertura e manutenção de aceiros, estradas e caminhos utilizados pelas equipes, a realização de rondas em áreas rurais e a conservação de equipamentos e ferramentas empregados nas ações. A jornada de trabalho será em regime de escala de 12 horas de serviço por 36 horas de descanso. Os contratos terão duração de quatro meses, e a remuneração será de R$ 2,6 mil, acrescida dos valores proporcionais referentes ao terço constitucional de férias e ao 13º salário.

Leia Também:  Polícia Militar apreende armas de fogo e munições e evita feminicídio em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA