MATO GROSSO

Parque das Águas recebe 200 novas mudas no Dia Internacional do Meio Ambiente

Publicado em

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb) realizaram na manhã desta quinta-feira, 05 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente, o plantio de 200 mudas de árvores nativas no Parque das Águas, em Cuiabá.

A iniciativa integra a programação da Virada Sustentável Mato Grosso, que trouxe para o Parque das Águas ações culturais e uma capivara de quatro metros de altura e um filhote, criação do artista paulistano Eduardo Baum. O objetivo da intervenção urbana de grande escala é realçar o protagonismo silencioso desses seres na manutenção do equilíbrio ambiental.

O diretor-geral da Limpurb, Felipe Wellaton, participou do plantio e destacou que a ação faz parte de um projeto de revitalização do espaço. “A grande capivara e as nossas capivarinhas, aqui no Parque das Águas, representam o que a gente tem de mais belo na nossa cidade, que é essa união de cidade e meio ambiente. A Virada Sustentável traz também um movimento de integração da cidade com as pessoas e aqui estarão mais de 200 novas árvores”, afirmou.

A intenção, segundo ele, é de que daqui alguns anos, com a arborização do local e revitalização do espaço, o uso do parque também se estenda para o restante do dia, e não fique restrito apenas aos períodos matutino e noturno. “Teremos mais áreas de sombreamento para convivência entre as pessoas”, observou.

Leia Também:  Leilão da Sefaz recebe mais de mil lances em três dias; mais de 600 lotes disponíveis

A secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema), Mauren Lazzaretti esteve no Parque das Águas prestigiando a programação da Virada Sustentável. No Dia Internacional do Meio Ambiente, ela propôs uma nova reflexão: “Nós costumamos destacar na Semana do Meio Ambiente o quanto o homem interfere nas condições naturais. A minha mensagem hoje é para fazermos uma outra reflexão, pois também somos a única solução, precisamos entender como cada um de nós pode colaborar para que possamos de fato ter um futuro melhor com qualidade de vida, convivendo com o nosso meio ambiente”.

Programação

Outro destaque da Virada Sustentável, nesta quinta-feira, é a abertura da exposição do precursor da fotografia de natureza no Brasil, Araquém Alcântara, que ficará em cartaz entre os dias 5 e 8 de junho, atrás do coreto do Parque Mãe Bonifácia, das 6h às 18h. A mostra busca sensibilizar o público para a preservação da biodiversidade ao revelar em sua plena exuberância os três principais biomas presentes no território mato-grossense: Amazônia, Cerrado e Pantanal.

Também nesta quinta-feira, foram realizadas atividades no Parque Massairo Okamura, com trilhas de observação de vida silvestre e de aves e a performance “Ritual é Ancestral”, seguida de roda de conversa com a artista indígena Kaya Agari, no Centro de Educação Ambiental do parque.

Leia Também:  Em Mato Grosso, programa SER Família Idoso, idealizado pela primeira-dama do Estado, trabalha com ações continuadas

No período da tarde, outras atividades serão realizadas no Museu de História Natural e ainda, na Universidade Federal de Mato Grosso, às 16h, a curadora da exposição “Memória Biocultural”, Ruth Albernaz, realiza visita guiada. A mostra reúne 88 obras de 50 artistas e tem projeto expográfico que dialoga com as paisagens e cores do Cerrado, da Amazônia e do Pantanal, convidando o público a repensar suas relações com o ambiente, a arte e a memória.

A programação completa da Virada Sustentável está disponível no site oficial https://viradasustentavel.org.br/cuiaba/

Parceria

A Virada Sustentável Mato Grosso 2025 é uma realização da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Instituto Virada Sustentável, com apoio do Governo Federal via Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da Rumo Logística, através do Instituto Rumo.

Recebe ainda apoio da Prefeitura de Cuiabá, Prefeitura de Rondonópolis, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Secretaria de Estado de Educação (Seduc), TV Centro América, Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Museu de Arte e Cultura Popular, Cineclube Coxiponés, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Sesc e Ministério do Meio Ambiente.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Inscrições para garantir participação no Pré-Enem Digit@l MT 2026 encerram nesta terça-feira (31)

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Sine Estadual oferta mais de 2,6 mil vagas de trabalho nesta semana

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA