MATO GROSSO

Pesca nos rios de divisa é liberada a partir desta quarta-feira (1º)

Publicado em

A partir desta quarta-feira (1º.03), está liberada a atividade de pesca nos 17 rios quem fazem divisa de Mato Grosso com outros estados, encerrando o período de defeso da piracema. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) alerta que é necessário atenção às regras para retirada de espécies, já que a fiscalização ambiental segue durante o ano todo.

“Continuamos com a fiscalização por via terrestre e fluvial para conscientizar a população de que, respeitando as regras, não promovendo a pesca predatória, estamos fazendo a nossa parte para que tenhamos peixes no futuro”, afirma o coordenador de Fiscalização de Fauna da Sema.

Dentro das Unidades de Conservação estaduais, municipais e federais, a pesca é proibida durante todo o ano. O Dourado (Salminus brasiliensis) e Piraíba (Brachyplatystoma filamentosum) são espécies cuja captura, venda e transporte são proibidos pela Lei 9.794/2012.

Para pescar é necessário ter a carteirinha, seja na modalidade amadora, ou profissional. Também deve ser respeitada a cota de transporte, que para amador é de 5 quilos e 1 exemplar, e para profissional é de 125 kg por semana. É possível emitir a carteira para pesca amadora pela internet pelo site www.sema.mt.gov.br

Leia Também:  Governo de MT nomeia 32 fiscais de tributos aprovados no concurso da Sefaz

As medidas mínimas dos exemplares que podem ser retirados dos rios possibilita que os peixes mais jovens, menores, que possivelmente irão crescer e se reproduzir na próxima piracema, permaneçam no ecossistema. As principais medidas são: Piraputanga, até 30 cm; Curimbatá e Piavuçu, 38 cm; Pacu, 45 cm; Barbado, 60 cm; Cachara, 80 cm; Pintado, 85 cm; e Jaú, 95 cm. Essas informações estão impressas na carteira de pesca. 

Quem praticar a pesca ilegal pode receber multas que variam entre R$ 1 mil a R$ 100 mil, com acréscimo de R$ 20 por quilo de peixe encontrado. Também poderá ter o pescado, equipamentos e embarcação apreendidos, além de responder na esfera criminal e civil pela ilegalidade. 

Rios de divisa
Ao todo, 17 rios se enquadram na categoria de divisa em Mato Grosso. Entre os mais conhecidos estão o rio Araguaia, que faz divisa com Goiás, o rio Piquiri, em que uma margem está em Mato Grosso e outra em Mato Grosso do Sul, e o trecho do rio Teles Pires que faz divisa com o Pará, na bacia Amazônica. 

Leia Também:  Com entrada gratuita, Salgadeira abre nas festividades de Carnaval

Denuncie a pesca ilegal
Quem se deparar com um crimes ambiental deve denunciar por meio dos contatos: da Polícia Militar (190), ouvidoria da Sema (0800 065 3838) ou WhatsApp  (65)99321-9997), por e-mail ([email protected]) ou pelo Aplicativo MT Cidadão.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Congresso Nacional reúne especialistas e promove simulações de acidentes e resgates

Published

on

Considerado um dos principais eventos do país voltados à segurança viária e ao atendimento de emergências, o 2º Congresso Nacional de Emergência e Segurança Viária (Conesv) teve início nesta quarta-feira (24.6), no Parque Novo Mato Grosso, em Cuiabá. O evento reúne especialistas, profissionais de resgate e representantes de 23 estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros quatro países: Portugal, Argentina, Peru e Costa Rica para debater estratégias de prevenção de acidentes e aprimorar técnicas de resposta a emergências no trânsito.

A solenidade de abertura contou com a presença do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), coronel BM Flávio Glêdson Vieira Bezerra, além de comandantes de corporações de bombeiros e forças de segurança de diversos estados, autoridades e representantes de instituições ligadas ao setor.

Segundo o comandante-geral do CBMMT, coronel Glêdson, o congresso promove discussões sobre soluções e inovações voltadas à segurança viária, com foco na redução de acidentes de trânsito, na melhoria da infraestrutura e no fortalecimento da integração entre os órgãos responsáveis pelo atendimento às ocorrências.

“Não estaríamos hoje aqui discutindo formas seguras de atendimento e de abordagem para a retirada de vítimas presas em ferragens se não fosse o compromisso de todos com a preservação da vida. Nosso objetivo é realizar esses procedimentos da maneira mais segura possível e com a maior qualidade, para que a vítima tenha uma chance real de recuperação”, afirmou.

O comandante destacou ainda a relevância do evento diante dos índices de acidentes registrados no Estado. Atualmente, o CBMMT figura entre os principais órgãos responsáveis pelo atendimento às emergências viárias em Mato Grosso, desempenhando papel estratégico no salvamento de vítimas, na resposta rápida às ocorrências e na articulação com as demais instituições que atuam na segurança pública e na preservação da vida.

Leia Também:  Lei do Governo de MT para combate à pesca predatória segue relatório contratado pela Assembleia

“O Brasil tem noção do tamanho da nossa responsabilidade e da importância deste evento. Em Mato Grosso, centenas de pessoas perdem a vida todos os anos em decorrência de acidentes de trânsito. Somente neste ano, já foram registrados mais de 7,5 mil acidentes em todo o Estado. São números expressivos que reforçam a importância de estarmos reunidos para discutir soluções. Mato Grosso foi escolhido para sediar este evento nacional, que hoje já possui alcance internacional”, disse.

Participante do evento, o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, destacou que o congresso fortalece as ações de prevenção, consideradas necessárias. Segundo ele, o município registra, em média, quatro acidentes por dia, cenário que gera preocupação pelos impactos causados às vítimas e às suas famílias.

“Esta iniciativa reúne representantes da maioria dos estados brasileiros, todos comprometidos com a prevenção, o atendimento de emergência e, principalmente, a redução dos acidentes. Infelizmente, os acidentes continuam ceifando vidas e deixando marcas profundas. A informação é fundamental tanto para o cidadão quanto para os profissionais que atuam no salvamento e resgate”, ressaltou.

O gerente de Fiscalização de Infraestrutura e Operação Rodoviária da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Matheus Herrero Rodero, enfatizou a importância da participação das concessionárias rodoviárias na disseminação de conhecimento e boas práticas relacionadas ao salvamento e à segurança viária.

“A ANTT administra 35 concessões rodoviárias federais, que representam quase um terço de toda a malha rodoviária federal do país. Isso demonstra a relevância deste evento e da participação das concessionárias, que contribuem para a construção e a disseminação do conhecimento em salvamento. Uma equipe bem treinada faz toda a diferença no momento do atendimento, reduzindo riscos e evitando agravamentos às vítimas”, afirmou.

Leia Também:  Corpo de Bombeiros firma parceria com Município para reforçar ações de combate a incêndios na Capital

Já o representante da Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES), Hilton de Souza Zeferino, destacou o papel do congresso na troca de experiências e no aprimoramento das ações operacionais voltadas ao atendimento de ocorrências de trânsito. “Anualmente, o Brasil registra a perda de milhares de vidas em sua malha viária, gerando impactos humanos e prejuízos econômicos significativos. No entanto, mais grave do que qualquer prejuízo financeiro é a perda irreparável de vidas humanas que continuam sendo ceifadas diariamente”, concluiu.

Programação

Ao longo de três dias, o 2º Conesv promove palestras, painéis e debates sobre prevenção de acidentes, redução da mortalidade no trânsito e os impactos dos sinistros viários sobre a rede de saúde e os serviços de emergência. Também serão discutidas estratégias para qualificação do atendimento às vítimas e fortalecimento da integração entre os órgãos de resposta.

A programação inclui atividades práticas, como o Desafio Nacional de Salvamento Veicular e Trauma e o Holmatro Experience, que simulam ocorrências reais de resgate. O evento também oferece os cursos Stop The Bleed e Rescue Training, voltados à capacitação em controle de hemorragias e atendimento pré-hospitalar.

O 2º Conesv segue até sexta-feira (26.6). Mais informações podem ser obtidas em https://conesv.ligabom.com.br/.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA