MATO GROSSO

Prazo de rematrícula de estudantes da Rede Estadual de Ensino acaba nesta quarta-feira (06)

Publicado em

A Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT) encerra, nesta quarta-feira (06), o período de rematrícula de estudantes da Rede Estadual de Ensino, referente ao ano letivo 2025. A secretaria prorrogou duas vezes o período de rematrícula para atender aos pais que, por algum motivo, não conseguiram realizar a rematrícula dos filhos.

Além da rematrícula online pelo aplicativo MT Cidadão e o Portal MT GOV, a Seduc também disponibiliza terminais de computadores nas escolas para que pais ou responsáveis façam o procedimento de forma presencial.

Segundo o secretário Alan Porto, o período de rematrícula escolar é um dos mais importantes para a gestão de uma instituição de ensino. “Afinal, a quantidade de alunos, de turmas e de investimentos disponíveis e necessários para o próximo ano escolar é definida nesse momento”, explica.

Alan destaca que a matrícula online proporciona uma visão mais clara na organização das turmas para o próximo ano letivo, por parte das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs), e que a rematrícula é um procedimento obrigatório e vital para garantir que todos os alunos tenham acesso a vagas nas escolas desejadas.

Leia Também:  Policiais militares concluem curso do Proerd e recebem credenciamento internacional

O secretário também pontua que a rematrícula também contribui para a retenção dos atuais alunos e ajuda a evitar a evasão escolar.

“Além do mais, pelo sistema online, os pais podem acompanhar o processo de rematrícula e receber notificações sobre prazos importantes do calendário escolar. Após fazerem a rematrícula, eles devem ficar atentos para as próximas datas do calendário escolar”, finaliza.

Cronograma da Matrícula Web

• Alunos PAEDE: de 13/11/2024 a 22/11/2024
• Cuiabá: de 18/11/2024 a 22/11/2024
• Demais municípios: de 19/11/2024 a 22/11/2024

Clique no link e acesse o Portal MT GOV

Confira no anexo o passo a passo da rematrícula.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

STF homologa Plano Estadual de Regularização Ambiental de MT e destaca evolução do planejamento

Published

on

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, nesta sexta-feira (26.6), o Plano Estadual de Regularização Ambiental apresentado pelo Governo de Mato Grosso, reconhecendo a evolução do planejamento e a transição de um modelo artesanal para um sistema de gestão territorial mais automatizado.

A decisão foi proferida pelo ministro Flávio Dino, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, que acompanha medidas estruturais voltadas à prevenção e ao combate de incêndios na Amazônia e no Pantanal.

“Merece registro positivo a estratégia adotada pelo Estado para o redesenho da lógica de funcionamento do Cadastro Ambiental Rural, com sua transformação em um instrumento ativo de governança ambiental e territorial”, afirmou o ministro, em um trecho da decisão.

O magistrado ressaltou, ainda, que Mato Grosso teve o maior ganho de escala entre todos os estados com a implantação do CAR Digital 2.0. O sistema possibilita a análise automatizada dos cadastros ambientais rurais com o cruzamento das informações declaradas pelos proprietários com as bases de referências homologadas pelo próprio Estado quanto à hidrografia, vegetação e área de preservação permanente.

Leia Também:  "MT é exemplo no enfrentamento dos incêndios florestais e desmatamento ilegal", afirma promotor do MP

Também foram destacados a transversalidade da política pública ambiental adotada em Mato Grosso com a integração entre o Plano de Combate ao Desmatamento e Incêndios (Cedif) e o Cadastro Ambiental Rural, e o desenvolvimento de módulos específicos para regularização ambiental dos assentamentos e de compensação ambiental.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a homologação do Plano Estadual de Regularização Ambiental pelo STF demonstra que Mato Grosso não apenas cumpre as determinações judiciais, mas se posiciona como referência nacional na implementação do Código Florestal.

“O Plano reafirma o compromisso do Estado com uma agenda ambiental moderna, baseada em dados, tecnologia e governança, na qual produção e conservação não são objetivos antagônicos, mas dimensões complementares de um mesmo projeto de desenvolvimento”, afirmou a secretária.

Plano Estadual

Até 2028, o Governo de Mato Grosso pretende concluir oito ações estruturantes, que incluem o processamento de 100% dos cadastros via automação por meio do Sistema CAR Digital 2.0, a conclusão das bases cartográficas e o tratamento manual de casos complexos.

O plano estabelece cronogramas de execução para todos os eixos, com definição de prioridades, metas trimestrais e mecanismos para avaliação contínua dos resultados alcançados, revisão periódica das estratégias adotadas e a correção de eventuais desvios de execução.

Leia Também:  SES apoia oficina de atualização em reação hansênica em Sinop

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA