MATO GROSSO

Primeira-dama de MT prestigia o 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático e destaca ação decisiva contra facções criminosas em MT

Publicado em

Nesta sexta-feira (21.06), a primeira-dama de Mato Grosso, Virginia Mendes, e o governador Mauro Mendes participaram do 3º Simpósio Nacional de Patrulhamento Tático, promovido pelo Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam) da Polícia Militar, com a finalidade de discutir e planejar estratégias eficazes no combate às facções criminosas que afetam Mato Grosso.

Idealizadora do SER Família Mulher, a primeira-dama Virginia Mendes acompanha as ações ostensivas da Segurança Pública no combate às organizações criminosas e tem total apoio das forças de segurança no projeto com o combate aos crimes de feminicídio, violência doméstica e vulneráveis. “As discussões são extremamente importantes. O Governo do Estado tem feito investimentos em tecnologia e estrutura na segurança, mas também precisamos que o Congresso Nacional e o Conselho Nacional de Justiça assumam a missão nesta luta com leis mais duras”, ressaltou Virginia Mendes.
Foto: Jana Pessôa/Unaf
O simpósio reuniu mais de 500 participantes, incluindo palestrantes de destaque como o comandante da Rota de São Paulo, Cel. Takahashi, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, o secretário de Segurança Pública de Minas Gerais, Rogério Greco, e o Cel. PM Paulo Fernando Moura Queiroz (Maranhão). As apresentações e debates focaram na necessidade de aprimorar as táticas policiais e legislativas para enfrentar o crescente desafio das facções criminosas em todo o país.

Mauro Mendes levantou uma reflexão contundente sobre os desafios enfrentados pela segurança pública no Brasil, criticando a falta de prioridade dada ao tema e reafirmando o compromisso de MT em liderar iniciativas que promovam um ambiente seguro para todos os cidadãos. “A grande mensagem que vem de Brasília é colocar farda com câmera, isso é um completo absurdo, mais uma hipocrisia e uma inversão completa de valores. Não queremos vigiar os nossos policiais como se eles fossem os grandes criminosos deste país. Se vamos colocar câmera em nossos policiais, então vamos colocar câmeras nos políticos, governadores, membros do Supremo Tribunal Federal e nos parlamentares”.
Foto: Jana Pessôa/Unaf

Durante o evento, o comandante da Rota de São Paulo, Cel. Takahashi, comentou sobre o encontro da primeira-dama Virginia Mendes com os policiais militares da Rota em SP para uma foto, e falou da união dos governos paulista e mato-grossense. “Dias atrás alguns oficiais da minha equipe se encontraram com a primeira-dama Virginia Mendes, e na minha vinda aqui fiquei lisonjeado por conhecê-la. Quero ainda lembrar que a Polícia Militar de MT e SP estão integradas no combate ao crime organizado para termos uma sociedade um pouco mais tranquila e com a sensação de segurança”.
Foto: Jana Pessôa/Unaf

O secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, parabenizou a atuação do Governo do Estado, e na sua palestra, além do tema em discussão, falou sobre as medidas tomadas em São Paulo no combate aos crimes de violência doméstica e feminicídio.

“Quero parabenizar o governador Mauro Mendes pelos esforços e investimentos na Segurança Pública. Em São Paulo, a mulher sob medida protetiva tem o endereço dela em nosso mapa linkado com a tornozeleira do agressor, hoje são 217 tornozelados, essa ação teve início no ano passado, e, desse total 23 foram presos porque descumpriram a medida protetiva. Lá usamos o georreferenciamento e a inteligência social”, pontuou.

Para o comandante da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel PM Alexandre Mendes é preciso debater os avanços das facções em nível nacional. “Infelizmente, muitas vezes nos desencorajamos a enfrentar esses avanços. Estamos sendo desencorajados por pessoas que não deveriam estar no Congresso Nacional, que, infelizmente, impedem avanços e proposições. Não podemos deixar que criminosos ditem as regras”, ressaltou.

O secretário de Estado de Segurança Pública, Cel. Roveri, enfatizou a importância da tecnologia e do investimento contínuo do Governo do Estado. “Todos os esforços e investimentos irão garantir resultados efetivos contra o crime organizado e facções, porque temos um Governo que atua fortemente”, falou.
Participaram do evento os deputados estaduais Elizeu Nascimento e Gilberto Cattani; o comandante do Batalhão de Rondas Ostensivas Tático Móvel, Tiago Costa Gomes; Cel. PM Paulo Fernando Moura Queiroz; o Comandante Geral do CCBM MT, Gledson Vieira Bezerra; o subchefe do Estado Maior Geral da PMMT, Cel. José Nildo Silva de Oliveira; o coordenador Militar do Gaeco, Cel. PM André Willian Dorileo; o Comandante do 2º Comando Regional de Várzea Grande, Cel. PM Januário Antônio E. Batista; o diretor da Agência Central de Inteligência – Daci; Cel. Ronaldo Roque da Silva; o Comandante do Comando de Policiamento Especializado, Cel. PM André Avelino; o Comandante do 1º Comando Regional, Cel. PM Wankley Correa Rodrigues; o corregedor-geral da PM MT, Cel. PM Fernando Augustinho Oliveira Galindo; o desembargador Gilberto Giraldeli; o comandante do 6º Comando Regional Cáceres, Cel. PM Óttoni Cezar Castro Soares; o comandante do 12º Comando Regional de Pontes e Lacerda, Cel. PM Marco Antônio Guimarães; o comandante do 3º Comando Regional de Sinop, Wesney de Castro Sodré; o comandante da CESP, Cel. PM André Freitas A. Figueiredo Neto; a secretária da Setasc, Cel. PM Grasi Bugalho; o comandante do 4º Comando Regional de Rondonópolis, Benedito Sérgio S. P. Ferreira; e o chefe do GSI do Ministério Público, Cel. PM Paulo Cesar da Silva.

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Nota de Pesar

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Governador inaugura Parque Tecnológico: “Espaço para tansformar conhecimento em oportunidades e investimentos para MT”

Published

on

O governador Otaviano Pivetta inaugurou, nesta quinta-feira (25.6), o Centro de Inovação do Parque Tecnológico, em Várzea Grande, marcando mais uma entrega do Governo de Mato Grosso, que desde 2019, vem concluindo obras até então paralisadas. A construção do parque foi aguardada por mais de uma década.

Na solenidade, Otaviano Pivetta destacou que o Estado ganha um ambiente estruturado para integrar governo, universidades, centros de pesquisa, startups e setor produtivo em um ecossistema voltado à geração de conhecimento, desenvolvimento de soluções tecnológicas e atração de investimentos. Cerca de 50 empresas já manifestaram interesse em se instalar no espaço.

“O Parque Tecnológico é uma semente que estamos plantando para aproximar universidades, empresas e o setor produtivo, gerar inovação e preparar Mato Grosso para um novo ciclo de prosperidade”, afirmou.

Ele lembrou que o Estado saiu de uma realidade marcada pelo pioneirismo e pela ocupação produtiva para se tornar referência nacional na produção de alimentos. Para ele, o próximo passo é agregar tecnologia e inovação a esse desenvolvimento.

Leia Também:  Polícia Militar fecha festa de facção criminosa e prende três em flagrante

“Estamos criando um ambiente para desenvolver tecnologia, formar profissionais e transformar conhecimento em oportunidades e investimentos para Mato Grosso”, relatou.

O Centro de Inovação recebeu investimento aproximado de R$ 25 milhões e conta com 3.920 metros quadrados de área construída, distribuídos em três pavimentos, com laboratórios especializados, ambientes inteligentes e equipamentos de alta performance voltados à pesquisa, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento de novas tecnologias.

Também participaram da inauguração a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti; o deputado estadual Fábio Tardin; o secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho; a secretária de Estado de Comunicação, Laice Souza; o secretário-chefe de Gabinete do Governador, Eduardo Manciolli; o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dimorvan Brescancin; o diretor do Parque Tecnológico de Mato Grosso, Rafael Bastos; o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, Carlos Aragão; a reitora da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Analy Polizel; o reitor em exercício do IFMT, Gilcélio Perez; o vice-reitor da Unemat, Alexandre Porto; o vice-reitor da Univag, Flávio Fogel; o coordenador de Pesquisa e do Programa de Capacitação Institucional (PCI) do Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal (INPP), Jackson Resende; o presidente da Fapemat, Marcos de Sá; a diretora-presidente do Parque Tecnológico de Mato Grosso do Sul, Adriana Tozetti; o diretor-superintendente do Sebrae-MT, Lélio Brun; o presidente da Fiemt, Silvio Rangel; o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Emerson Máximo (Maninho); além de prefeitos, vereadores, secretários municipais e demais autoridades.

Leia Também:  2º Fórum de Prefeitos pela Educação reúne 137 gestores municipais em Cuiabá

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA