A Secretaria de Estado de Justiça entregou, nesta quinta-feira (31.7), a unidades operacionais e administrativas do Sistema Penitenciário e Fundação Nova Chance os 12 novos veículos recebidos via convênio federal com o Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Os veículos, no valor total de R$ 1.606 milhão, foram distribuídos a unidades penitenciárias da Capital e do interior e também a setores da Superintendência de Políticas Penitenciárias e para a Fundação Nova Chance.
São 7 Toyota Yaris, quatro Fiat Pulse e uma camionete Ford Ranger repassados pela Secretaria Nacional de Políticas Penais para fortalecimento do Sistema Penitenciário, dentro dos eixos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), que estabelece atuação na política de trabalho com privados de liberdade e egressos.
Durante a entrega dos veículos, o secretário de Justiça, Vitor Hugo Bruzulato, pontuou sobre os desafios neste primeiro semestre, que foi a fase de construção da secretaria, criada em janeiro de 2025.
“A gente superou esses desafios porque nós estamos unidos. E esse momento retrata muito bem a secretaria de Justiça, com união e esforço mútuo, dedicação e comprometimento de cada pessoa que está aqui. Quero aproveitar para agradecer toda nossa equipe, porque o nosso trabalho aqui reflete diretamente na vida do cidadão mato-grossense, principalmente na segurança do nosso Estado. Não tenho dúvida que a criação da secretaria foi um grande acerto por parte do nosso governador e a secretaria é muito importante para nossa sociedade, para a redução dos índices de criminalidade no nosso estado”, ressaltou o secretário.
Entre as unidades que receberam os veículos novos estão a Penitenciária Major Eldo de Sá Corrêa, em Rondonópolis; a Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May, em Cuiabá, a cadeia feminina de Nortelândia; Coordenadoria de Monitoramento Eletrônico de Pessoas, Coordenadoria de Educação, Trabalho e Alternativas Penais, Coordenadoria de Saúde Penitenciária, Gerência de Alternativas Penais e Escritórios Sociais da Funac.
MA Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) realizou, nesta quinta-feira (25.6), a entrega de 14 veículos, sendo 10 caminhões caçambas e quatro compactadores de lixo que vão auxiliar o gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em municípios de Mato Grosso. A ação foi executada pela Coordenadoria de Resíduos Sólidos do órgão ambiental.
Ao todo serão 50 caminhões. Outros três caminhões compactadores já haviam sido retirados pelos municípios na semana passada, e mais 33 ainda serão entregues ao restante dos municípios beneficiados.
Conforme a Coordenadoria de Resíduos Sólidos, os municípios beneficiários deverão comprovar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos, observando as disposições da Política Nacional de Resíduos Sólidos, da legislação estadual vigente e dos respectivos instrumentos de licenciamento ambiental. Para Osmar Froner, prefeito de Chapada dos Guimarães, um dos municípios beneficiados, essa parceria entre estado e município é de grande importância para o fortalecimento dos serviços públicos.
“É muito importante nós estarmos recebendo esses equipamentos para começar a destinação dos resíduos sólidos dos nossos municípios. O lixo é uma questão séria em todos os municípios do Brasil e, em Mato Grosso, o governo começa a atender os municípios com esse olhar de contribuição, de parceria para termos uma coleta de menor custo que seja viável para nós”, ressaltou o prefeito.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.
Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.