MATO GROSSO

Secretaria Estadual de Saúde apoia 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) apoia o 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso, evento promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (Cosems-MT) e realizado entre os dias 19 e 21 de março em Cuiabá. A solenidade de abertura do congresso ocorreu na noite desta terça-feira (19.03), no Centro de Eventos do Pantanal, e reuniu gestores da Saúde Pública do Estado.

No evento, a Superintendência de Atenção à Saúde da SES-MT mantém um estande fixo que apresenta e simula consultas do projeto de Saúde Digital. Além disso, gestores da pasta participarão de diversos debates previstos na programação oficial. 
 

O tema central do congresso é o “fortalecimento das gestões municipais de saúde para efetivar a universalidade, a equidade e a integralidade do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Durante participação na solenidade de abertura, o secretário estadual de Saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, parabenizou a iniciativa do Cosems e enfatizou o papel de destaque que as gestões municipais exercem no SUS.
 

“De forma convergente, nós trabalhamos muito ao longo desses cinco anos para melhorar a assistência em saúde em Mato Grosso. Estamos completando 62 meses consecutivos de rigorosa adimplência com os repasses municipais. Pagamos a dívida que tínhamos com os municípios e ainda repassamos, em recursos complementares, mais de R$ 1 bilhão às gestões municipais para ajudá-las na assistência em saúde desse Estado. São dezenas de unidades de saúde sendo construídas com o apoio deste Governo, entre hospitais, policlínicas e pronto atendimento”, disse Gilberto durante a solenidade de abertura do congresso.

Já o secretário municipal de Saúde de Itiquira e presidente do Cosems-MT, Flávio Alexandre dos Santos, destacou a parceria da SES-MT frente à realização do evento e às demais ações dos municípios.
 

“Não apenas para a realização deste, que é o 1º Congresso a reunir todos os municípios em função da gestão da saúde e de serviços, mas também nas ações cotidianas de saúde, nas pactuações, esse diálogo entre Estado e municípios precisa acontecer. Nós temos vivenciado nos últimos anos essa proximidade que, em outros governos, ficou fragilizada. Agora nós conseguimos caminhar, tanto que é nítido o avanço que se tem obtido na saúde municipal e estadual”, avaliou o presidente.

Para o gestor, a conduta do atual Governo reflete em grandes melhorias para a população. “O Estado entra como um parceiro que está de mãos dadas com os municípios, para fomentar ações, buscar soluções, discutir estratégias e não tomar decisões unilaterais. Isso tem levado a um resultado de sucesso, que a gente percebe pela melhoria da qualidade da saúde ofertada à população mato-grossense”, ponderou.
 

O secretário municipal de Saúde de Pirenópolis (GO) e presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Hisham Hamida, ressaltou a importância do evento.

“Congresso sempre é um momento de troca de experiências, de acolhimento entre os gestores, para que a gente possa dividir as nossas angústias, porque não é fácil fazer saúde. Esse evento mostra a representatividade do Cosems. Você tem a Secretaria Estadual, a Associação dos Prefeitos, o Ministério Público e são essas parcerias que nos fortalecem. Não dá para fazer saúde sozinho”, declarou.
 

Durante a solenidade de abertura do congresso, também houve a entrega oficial de certificações do Ministério da Saúde a sete salas de apoio à amamentação em Mato Grosso.

Leia Também:  "Doar medula óssea é a chance de recomeçar para o outro", afirma doadora mato-grossense

Serviço

O 1º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso é realizado entre os dias 19 e 21 de março no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O evento é voltado para estudantes, gestores, profissionais de saúde e também para o público que tem interesse pelo assunto.

Nos três dias de evento, serão realizadas atividades como oficinas, mesas-redondas, exposição de 182 banners, apresentação oral de 32 trabalhos, estandes, lançamentos e entrega de premiações. Os assuntos vão desde a Nova Lei de Licitação, até o Imuniza SUS, as Políticas de Saúde, o Financiamento do SUS e a Saúde Mental.

A programação completa está disponível no site www.cosemsmt.org.br

*Com informações da assessoria de comunicação do Cosems-MT

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Politec conclui que incêndio em prédio da prefeitura não teve origem criminosa

Published

on

A Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) concluiu os levantamentos periciais e descartou a hipótese de incêndio criminoso no prédio da gerência de patrimônio e da Superintendência Operacional do Sistema Escolar da Prefeitura de Várzea Grande, ocorrido no dia 17/6.

Análises de vestígios coletados no local associada a evidências de registros de gravação de câmeras de segurança das redondezas e depoimento de testemunhas apontaram para causa acidental provocada por fenômeno termoelétrico na fiação localizada na parte superior da câmara fria de alimentos congelados pertencente ao anexo I da Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande, que seriam destinadas à alimentação dos alunos da rede municipal de educação. Os peritos realizaram vistoria externa e superior com a utilização de drones em todo o perímetro colapsado pelo incêndio.

No prédio, funcionava a parte logística da Secretaria onde eram armazenados de alimentos, materiais e equipamentos que seriam destinados às escolas do município.


Conforme o perito oficial criminal Augusto César de Figueiredo, os exames não permitiram identificar o que pode ter provocado o fenômeno termoelétrico, que segundo a literatura pericial pode estar relacionado à sobrecarga elétrica, curto-circuito, ou descarga elétrica contínua.

Leia Também:  Exposição fotográfica e cursos gratuitos serão lançados em fevereiro

“Tudo iniciou-se com o fenômeno termoelétrico que ocorreu na parte superior da câmara fria de congelados, e se propagou para o prédio todo, para os dois sentidos do pavilhão. Na parte de trás da edificação, as chamas rapidamente tiveram contato com dois veículos, que estavam muito próximos a essa câmara, e que possuem uma carga térmica muito alta, causando facilmente a propagação para o fundo dessa estrutura metálica, e também por conta grande quantidade de material combustível que existia dentro prédio, o que ajudou a propagação e a grande monta dos danos e prejuízos causados pelo incêndio”, apontou o perito.

Mediante o término das análises no local do incêndio, o prédio foi liberado pela perícia para a Polícia Civil. O laudo pericial com o detalhamento das análises será concluído em até 30 dias.

No laudo, constará toda a descrição do local e dos vestígios coletados e analisados em laboratório, o relato de depoimentos de testemunhas, as imagens registradas pelo sistema de monitoramento de câmeras que ajudaram a delimitar a dinâmica do incêndio, que explica onde o fogo teve início e como ele se propagou, além dos danos que ocorreram em todos os ambientes.

Leia Também:  Segundo dia do Festival de Robótica intensifica disputas por vaga na etapa nacional

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA