MATO GROSSO

Seduc agendou mais de 223 mil exames certificadores para jovens e adultos que não concluíram a educação básica

Publicado em

Mais de 223 mil pessoas de Mato Grosso realizaram, de 2022 a 2025, o Exame Certificador da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Do total de agendamentos, 84,19% referem-se à certificação do Ensino Médio e 15,81% ao Ensino Fundamental.

As áreas de conhecimento mais procuradas pelos candidatos foram Matemática e Linguagens. Entre os municípios com maior número de certificações solicitadas estão Cuiabá (19.226), Várzea Grande (15.901), Sorriso (15.754) e Nova Mutum (11.604), evidenciando a abrangência da política em diferentes regiões do estado.

O programa é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) no decorrer do ano e oportuniza a conclusão da educação básica àqueles que não finalizaram os estudos na idade apropriada.

Por meio do exame, qualquer pessoa com idade acima de 15 anos tem a chance de completar sua formação educacional no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, adquirindo conhecimentos essenciais para o mercado de trabalho e para o desenvolvimento pessoal.

Além disso, a certificação abre portas para novas oportunidades, como ingressar em cursos técnicos, faculdades e concursos públicos. Até o momento, 36 escolas aplicam o exame por meio de agendamento em todas as regiões do Estado, o que garante que a oportunidade de conclusão dos estudos esteja acessível em diversas localidades.

Leia Também:  Polícia Militar prende dois homens e recupera caminhão furtado em Tangará da Serra

Para se inscrever, basta acessar o site da Seduc e seguir o passo a passo preenchendo os formulários, além conhecer o manual do participante e consultar o conteúdo que é aplicado. Já a relação de escolas que aplicam o exame pode ser conferida aqui.

Faça sua inscrição AQUI.

Em Cuiabá, o Exame Certificador pode ser agendado nas Escolas Estaduais Mário de Castro (Pedra 90), Leovegildo de Melo (CPA III) e na Rodolfo Augusto Curvo (Residencial Paiaguás). Nesta última, as provas são aplicadas em sala anexa instalada na Assembleia Legislativa.

Em Várzea Grande, o Exame Certificador é feito pelas escolas estaduais Jayme Veríssimo de Campos Junior (Jardim dos Estados), José Leite de Moraes (Cristo Rei) e na Professora Elizabeth Maria Bastos Mineiro (Jardim Eldorado).

Confira AQUI a lista completa das escolas.

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, explica que a pessoa não precisa frequentar aulas se ela já possui o conhecimento necessário para realizar o exame. “Basta se inscrever pelo site, escolher a escola na qual fará as provas de forma presencial, definir o horário mais apropriado e comparecer pontualmente”.

Leia Também:  Inscrições para processo seletivo de bombeiros temporários terminam nesta sexta-feira (26)

Ele reforça que o Exame Certificador é um dos pilares da política de educação de jovens e adultos do Plano EducAção 10 Anos, cujo objetivo é colocar a educação pública de Mato Grosso entre as mais bem avaliadas do Brasil até 2032.

“Essa visão ambiciosa se alinha com as metas do governo em melhorar a qualidade da educação, particularmente para aqueles que foram historicamente marginalizados. Assim, o plano abriga iniciativas que promovem a capacitação contínua da população”, completa.

O secretário destaca que, com o Exame Certificador, o Estado está investindo na capacitação e formação de sua população, fortalecendo a educação inclusiva e garantindo que todos tenham a chance de uma segunda oportunidade. Na avaliação dele, essa iniciativa é uma prova de que o governo está comprometido em proporcionar um futuro melhor para seus cidadãos.

“Com o comprometimento da Secretaria de Educação e a participação ativa da sociedade, o Exame Certificador tem se consolidado como uma importante iniciativa para a educação, proporcionando uma segunda chance para aqueles que desejam concluir seus estudos e conquistar um futuro melhor”, finaliza o secretário.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Polícia Civil prende suspeitos e esclarece furto de canetas emagrecedoras em farmácia de Várzea Grande

Published

on

Um furto qualificado de canetas emagrecedoras, dinheiro e outros itens, em uma farmácia, no bairro Cristo Rei, Várzea Grande, foi rapidamente esclarecido pela Polícia Civil, com a prisão em flagrante de dois envolvidos no crime. A ação foi realizada pelos policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos do município (Derf-VG).

Os suspeitos foram autuados em flagrante pelo crime de furto qualificado pelo rompimento de obstáculo e majorado pelo concurso de pessoas e repouso noturno. A ação resultou ainda na recuperação de diversos objetos e mais de R$ 24 mil em dinheiro subtraído no crime.

O furto ocorreu durante a madrugada de segunda-feira (22.6), quando os criminosos arrombaram o portão lateral e retiraram a janela do vestiário para acessar o interior do estabelecimento. Além de danificarem o cofre da farmácia, os suspeitos subtraíram equipamentos de informática, canetas emagrecedoras e outros medicamentos armazenados em refrigeradores, produtos dermocosméticos, fraldas, leite, aparelhos celulares e alto valor em dinheiro.

As diligências iniciaram assim que os policiais da Derf-VG tomaram conhecimento dos fatos, para identificar os autores. A partir da análise de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos vizinhos, os investigadores identificaram um veículo Hyundai HB20 cinza que circulava nas proximidades da farmácia no horário do crime.

Leia Também:  Operação remove 34 veículos e prende uma pessoa por embriaguez ao volante em Várzea Grande

As investigações levaram os policiais até um imóvel localizado na região do bairro Porto, em Cuiabá, onde foram encontrados diversos produtos e objetos relacionados ao furto, além de dinheiro em espécie, ferramentas utilizadas na ação criminosa e outros materiais de procedência ilícita.

Entre os itens apreendidos estavam medicamentos tipo canetas emagrecedoras, produtos dermocosméticos, notebooks, aparelhos eletrônicos, equipamentos, além de R$ 23 mil em espécie e outros valores em dinheiro.

Os objetos recuperados foram reconhecidos pelos donos da farmácia e devidamente restituídos. Diante dos fatos, os dois suspeitos foram conduzidos à Derf-VG, onde foram autuados em flagrante pelo delegado Sérgio Luís Henrique de Almeida, sendo posteriormente colocados à disposição da Justiça.

As investigações prosseguem para identificar outros possíveis envolvidos e promover a restituição dos bens recuperados à vítima.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA