MATO GROSSO

Seduc apresenta políticas públicas e avanços da educação de MT em encontro nacional

Publicado em

O secretário de Estado de Educação, Alan Porto, apresentou os avanços e inovações da Política Pública de Educação de Mato Grosso na abertura da 46ª edição da Reunião Plenária do Colegiado Nacional de Diretores e Secretários de Conselhos de Educação (Codise), realizada nesta quinta-feira (23.05), em Cuiabá.

O encontro é realizado todos os anos em diferentes estados pelo Codise e, neste ano, Mato Grosso foi o escolhido para sediar o evento e apresentar o desenvolvimento do seu trabalho na Rede Estadual de Ensino.

Alan Porto apresentou as 30 políticas educacionais que compõem o Plano EducAção 10 anos, que objetiva colocar a Rede Estadual de Ensino entre as mais bem avaliadas no país até 2032. Para ele, foi uma honra receber presidentes de conselhos e representantes de todo o país para conhecer o que a Seduc tem feito desde 2019.

“A educação é o que garante o desenvolvimento em todos os sentidos, sobretudo para que crianças e adolescentes concretizem os seus sonhos de vida, e essa é uma história construída com apoio dos servidores da educação, poderes constituídos, a parceria com os municípios e iniciativa privada, entre outros importantes atores”, disse o secretário.

Leia Também:  Secel prorroga publicação de resultado do edital Viver Cultura - Identidades

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Gelson Menegatti Filho, também enalteceu sistema de educação pública em Mato Grosso, mostrando a sua importância e evolução.

“Tudo que passamos no período pós-pandemia, o que está se investindo, o que Mato Grosso está trabalhando na sua educação básica, está dando resultados importantes”, analisou.

A presidente do Codise, Otília Tatiana de Cácia, destacou que a reunião, que faz parte do regimento interno do Conselho há 24 anos, é uma oportunidade para os representantes dos estados discutirem as políticas públicas de educação e compartilharem suas experiências.

O presidente do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro e do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação, Ricardo Tonassi, contou que participa do encontro todos os anos e sempre leva na bagagem as boas práticas de diferentes estados. “Acho fundamental a gente conversar sobre educação e Mato Grosso tem muito a contribuir. Viemos para debater e também para ouvir e levar tudo de bom que foi apresentado aqui”, afirmou.

Leia Também:  Sema reúne órgão fundiário, MPE e município para acelerar regularização ambiental em Várzea Grande

“Esse debate de como está acontecendo a implementação do Novo Ensino Médio, o Plano Nacional de Educação, entre outros temas, e a troca de experiência é muito importante”, acrescentou o presidente do Conselho de Educação de Educação do Distrito Federal, Álvaro Moreira Domingues Júnior.

O evento segue nesta sexta-feira (24), com a participação de presidentes de conselhos estaduais de educação de todos os estados.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

Sema e PM aplicam cerca de R$ 1,5 milhão em multas durante operação contra ilícitos ambientais

Published

on

A Secretaria de Estado e Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar (PMMT), concluiu nesta sexta-feira (26.6) uma operação de fiscalização contra crimes ambientais na região da Baixada Cuiabana. A ação conjunta, iniciada na segunda-feira (22), resultou na apreensão de uma pá-carregadeira, utilizada para o desmate ilegal, embargos de cerca de 250 hectares e aplicação de sanções administrativas estimadas em torno de R$ 1,5 milhão.

A atuação terrestre ocorreu nos municípios de Barão de Melgaço, São Pedro de Joselândia, Santo Antônio de Leverger, Chapada dos Guimaraes, Nova Brasilândia e Rosário Oeste. As esquipes de fiscalização se deslocaram até os endereços para atender aos alertas detectados pela base de dados da Sema, além dos emitidos pelas imagens via satélite Planet, de monitoramento em tempo real.

Após cinco dias de ofensiva, as principais infrações constadas foram o desmatamento em corte raso, atuação em desacordo com o licenciamento e uso do fogo em período proibitivo ou sem autorização. Essas irregularidades geraram 7 relatórios técnicos, 6 notificações, 3 embargos, 3 autos de infração, 3 autos de inspeção, 2 despachos, 1 termo de apreensão e 1 termo de depósito.

Leia Também:  "Mato Grosso avançou na Educação e não tenho dúvida que vai melhorar significativamente este ano", afirma ministro

Uma pá-carregadeira apreendida em flagrante durante a operação foi removida e depositada no pátio credenciado da Sema em Cuiabá.

Atividades de queima

Devido às condições climáticas favoráveis à propagação de incêndios, a operação também atuou firmemente na prevenção de incêndios florestais, resultando no cancelamento imediato de licenças e autorizações de queima na região.

Este ano, o período proibitivo de uso do fogo para limpeza e manejo de áreas localizas nos três biomas do estado (Amazônia, Cerrado e Pantana) será de 1º de julho a 30 de novembro.

Denúncia

Crimes ambientais devem ser denunciados à Ouvidoria Setorial da Secretaria de Estado de Meio Ambiente pelo número 3613-7398 e 98153-0255 (por telefone ou WhatsApp), pelo email [email protected], pelo aplicativo MT Cidadão, pelo Fale Cidadão da CGE ou em uma das regionais da Sema.

Quem se deparar com um crime ambiental também pode denunciar à Polícia Militar, pelo 190.

*Com supervisão da jornalista Clênia Goreth

Fonte: Governo MT – MT

Leia Também:  Secel prorroga publicação de resultado do edital Viver Cultura - Identidades

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA