MATO GROSSO

SES realiza oficina sobre cuidados com populações expostas a agrotóxicos

Publicado em

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), em parceria com o Ministério da Saúde, promove até esta quinta-feira (12.6), oficina de implantação da Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA), no auditório da Superintendência de Vigilância em Saúde, em Cuiabá. O evento teve inicio na segunda-feira (10).

Participam da oficina, gestores da rede estadual e representantes dos 11 municípios tidos como prioritários para essas ações, conforme indicador do Plano Nacional de Saúde 2024-2027. São eles, Campo Novo do Parecis, Campo Verde, Diamantino, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Nova Ubiratã, Pedra Preta, Primavera do Leste, Sapezal, Sorriso e Tabaporã.

Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Alessandra Moraes, a iniciativa visa fomentar o diálogo para subsidiar a construção de planos de ação adaptados às realidades das regiões para proteger populações vulneráveis aos riscos associados ao uso de agrotóxicos.

“É um momento ímpar de articulação entre gestores da rede estadual e profissionais de saúde das prefeituras. Além disso, a oficina reafirma o compromisso do Estado com a promoção da saúde, a equidade no acesso a serviços e a construção de ambientes saudáveis, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde”, destacou.

Leia Também:  Força Tática prende homem por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas

A oficina também estimula o protagonismo dos territórios na implementação de políticas públicas de saúde ambiental, respeitando as especificidades culturais, socioeconômicas e ecológicas de cada região.

Os consultores do Ministério da Saúde Denise Veiga, Gabriela Marques, Ágata Cristina Dias e Felipe da Silva estão ministrando a oficina com uma dinâmica baseada nos princípios de metodologia participativa, que favorece o diálogo horizontal e a escuta ativa. A programação combina dinâmica de grupo e momentos expositivos, articulando teoria e prática.

A VSPEA busca promover ações concretas de prevenção, monitoramento e mitigação dos efeitos nocivos causados pela exposição aos agrotóxicos.

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Advertisement

MATO GROSSO

STF homologa Plano Estadual de Regularização Ambiental de MT e destaca evolução do planejamento

Published

on

O Supremo Tribunal Federal (STF) homologou, nesta sexta-feira (26.6), o Plano Estadual de Regularização Ambiental apresentado pelo Governo de Mato Grosso, reconhecendo a evolução do planejamento e a transição de um modelo artesanal para um sistema de gestão territorial mais automatizado.

A decisão foi proferida pelo ministro Flávio Dino, na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 743, que acompanha medidas estruturais voltadas à prevenção e ao combate de incêndios na Amazônia e no Pantanal.

“Merece registro positivo a estratégia adotada pelo Estado para o redesenho da lógica de funcionamento do Cadastro Ambiental Rural, com sua transformação em um instrumento ativo de governança ambiental e territorial”, afirmou o ministro, em um trecho da decisão.

O magistrado ressaltou, ainda, que Mato Grosso teve o maior ganho de escala entre todos os estados com a implantação do CAR Digital 2.0. O sistema possibilita a análise automatizada dos cadastros ambientais rurais com o cruzamento das informações declaradas pelos proprietários com as bases de referências homologadas pelo próprio Estado quanto à hidrografia, vegetação e área de preservação permanente.

Leia Também:  Polícia Civil prende autor de roubo a hospital em Várzea Grande

Também foram destacados a transversalidade da política pública ambiental adotada em Mato Grosso com a integração entre o Plano de Combate ao Desmatamento e Incêndios (Cedif) e o Cadastro Ambiental Rural, e o desenvolvimento de módulos específicos para regularização ambiental dos assentamentos e de compensação ambiental.

Para a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, a homologação do Plano Estadual de Regularização Ambiental pelo STF demonstra que Mato Grosso não apenas cumpre as determinações judiciais, mas se posiciona como referência nacional na implementação do Código Florestal.

“O Plano reafirma o compromisso do Estado com uma agenda ambiental moderna, baseada em dados, tecnologia e governança, na qual produção e conservação não são objetivos antagônicos, mas dimensões complementares de um mesmo projeto de desenvolvimento”, afirmou a secretária.

Plano Estadual

Até 2028, o Governo de Mato Grosso pretende concluir oito ações estruturantes, que incluem o processamento de 100% dos cadastros via automação por meio do Sistema CAR Digital 2.0, a conclusão das bases cartográficas e o tratamento manual de casos complexos.

O plano estabelece cronogramas de execução para todos os eixos, com definição de prioridades, metas trimestrais e mecanismos para avaliação contínua dos resultados alcançados, revisão periódica das estratégias adotadas e a correção de eventuais desvios de execução.

Leia Também:  Ação integrada da PM prende suspeito e recupera caminhonete de luxo em Sinop

Fonte: Governo MT – MT

COMENTE ABAIXO:
Continuar lendo

GRANDE CUIABÁ

MATO GROSSO

POLÍCIA

ENTRETENIMENTO

ESPORTES

MAIS LIDAS DA SEMANA